Romantismo e delicadeza são algumas das principais características de um casamento de dia. A luz natural cria uma atmosfera linda, que deixa o clima da cerimônia e da festa ainda mais especial. Descubra como organizar um evento diurno da melhor forma possível.

Casamento de dia
Foto: Click Away Photography

 

Como planejar um casamento de dia

Todo planejamento de casamento começa com a escolha do local. Selecionar uma boa opção é uma das chaves para realizar eventos incríveis.

Algumas pessoas optam por fazer o casamento de dia na igreja e depois ir até o lugar da festa. Outras preferem fazer tudo em um único espaço.

Juliana Prétola, wedding planner na L’Altare Assessoria, explica que, normalmente, os casais buscam lugares iluminados. “Quem casa de dia quer luz natural. Depois, vem custo-beneficio e facilidade de acesso para os convidados”, afirma.

Os noivos também devem verificar se o espaço conta com estrutura suficiente para acomodar todos os convidados, além dos detalhes do casamento. Caso o ambiente seja aberto, vale a pena checar se existem áreas cobertas e fechadas para casos de chuva.

Casamento de dia
Foto: Justine Milton Photography

 

Decoração

Depois de escolher o local que será palco de um dos dias mais importantes da vida do casal, é hora de pensar na decoração. O ideal é visitar o espaço algumas vezes para ter ideias, além de consultar a opinião de especialistas. Com experiência na área, eles conseguem organizar e indicar as melhores opções para deixar o casamento de dia com um visual lindo.

A decoração de um casamento ao ar livre de dia pode ter flores, folhagens e até frutas. Caso o evento seja realizado na praia, é preciso ficar atento ao vento e ao calor, que podem prejudicar o visual desses elementos. No campo, a dica é apostar em uma decoração de casamento simples. Ela pode ter detalhes mais rústicos, como madeiras de demolição e móveis antigos.

Casamento de dia
Foto: Anouk Fotografeert

 

Casamento de dia: o que servir?

O cardápio de um casamento de dia sempre vai variar conforme o horário e as preferências dos noivos e convidados. Também é preciso analisar o clima. Se estiver muito quente, por exemplo, vale a pena evitar comidas pesadas.

Brunch e finger foods com ilha de antepastos são os mais pedidos”, conta Juliana. Ela explica que as opções são a cara dos casamentos de dia, já que tendem a ser mais despojados e não exigem grandes banquetes.

Apostar em mesas de doces também é uma boa opção. Elas ficam lindas e acabam complementando a decoração do casamento de dia. Entretanto, vale destacar que é preciso tomar alguns cuidados especiais.

Juliana explica que praticamente todos os espaços que realizam esse tipo de casamento contam com áreas cobertas. O ideal é posicionar a mesa de doces nelas. Além disso, é preciso ficar de olho para garantir que as sobremesas não derretam e para evitar possíveis bichinhos, caso a festa seja no campo ou na praia.

“Montamos a mesa de doces sempre aos 48 minutos do segundo tempo. Em alguns casos, deixamos parte deles em bandejas na geladeira. A outra metade é colocada na mesa para as fotos. Depois, fazemos um revezamento para não deixá-los amolecer”, destaca.

Casamento de dia
Foto: Tenth & Grace

 

Casamento de dia: o que usar?

Normalmente, os casamentos realizados durante o dia são celebrados ao ar livre. Por isso, noivos, padrinhos e convidados precisam seguir alguns critérios diferenciados na hora de escolher os trajes.

O ideal é sempre lembrar que um ambiente aberto não pode ser controlado. Por isso, vale a pena apostar em tecidos leves, naturais e ventilados para fugir do calor. Além disso, é preciso encontrar algo realmente confortável, que te deixe curtir o evento até o final sem preocupações.

Casamento de dia: look para o noivo e a noiva

Os casamentos de dia pedem roupas mais leves, claras e harmoniosas. “A roupa do noivo deve ter tons mais claros, como cáqui, off white e azul. Isso dá leveza ao visual e transmite a harmonia do look com a cerimônia. Também pode-se adotar o uso da gravata borboleta no lugar da tradicional”, explica Juliana Fish, consultora de imagem e comportamento da Persona Imagem.

“Normalmente, o vestido da noiva reflete a leveza do casamento de dia. Dificilmente ele terá muito volume, como uma saia princesa ou uma manga grande. A dica é diminuir a quantidade de tecido e aumentar a fluidez”, conta a consultora de imagem Talitha Tartari. Ela também explica que o estilo minimalista é uma grande tendência. Ele conta com visual mais sequinho e traz poucas informações, sem brilhos e muitos detalhes.

Casamento de dia
Foto: Sarah Carpenter Photography

 

Casamento de dia: madrinha e padrinho

Padrinhos e madrinhas podem aproveitar o casamento de dia para ousar de formas diferentes. Entretanto, eles sempre devem ter a aprovação dos noivos.

“As madrinhas ficam lindas com vestidos floridos. Eles combinam com o clima tropical do Brasil e criam um visual incrível em casamentos no campo e na praia”, diz Camila Machado, do atelier Lascivité.

Mariana Bueno, consultora de imagem e comportamento da Persona Imagem, dá dicas para os padrinhos de casamentos mais despojados. “Nesses ambientes, eles podem investir em bermudas ao estilo esporte fino”, diz.

Caso o evento seja mais para o final de tarde, é permitido deixar o terno em casa e optar pela camisa social e um blazer. “Se a cerimônia for no período vespertino, veja com os demais padrinhos a possibilidade de optarem por uma cor clara. Nesse caso, a gravata é opcional”, conta a especialista.

Casamento de dia
Foto: Carlie Statsky

 

Casamento de dia: convidados e convidadas

Segundo Camila, os convidados também devem escolher modelos mais despojados e leves. “Aquela história de que menos é mais acaba sendo clichê, mas se encaixa perfeitamente no conceito dos casamentos diurnos. O ideal é sempre buscar a elegância máxima, mas dentro da simplicidade”, diz.

A estilista da Lascivité recomenda que as mulheres apostem em tons clarinhos e modelos com corte midi, que combina muito com esses eventos. Quem quiser algo diferente pode partir para o mullet ou algo longo, mas desconstruído.

“Para os homens, o ideal é seguir a proposta de cores sóbrias e discretas, como o marinho e o cinza escuro”, destaca Mariana. “Se a vontade é inovar, uma calça de linho cáqui, cinza clara ou azul claro, com camisa branca ou em tons pastéis sempre dá certo”, completa.

A profissional recomenda que as pessoas evitem ternos, camisas e gravatas pretas, já que eles trazem um ar sério e destoam do estilo da festa. Ela também ressalta que, caso o dress code do casamento seja esporte, é possível apostar em calças de sarja, linho ou social clara.

Casamento de dia
Foto: IRIS Photography

 

Sapatos para casamento de dia

Noivas, convidadas e madrinhas que vão participar de um casamento de dia no campo ou na praia precisam ficar atentas aos sapatos. Além de escolher um modelo que combine com o vestido, vale a pena verificar se ele vai ser confortável para a situação.

“Indico sapatos baixos e confortáveis. Peço sempre para o casal avisar no site de casamento e colocar até no convite de uma forma elegante, se for possível”, afirma a wedding planner da L’Altare Assessoria. Ela destaca que, mesmo com os protetores de salto, a experiência de pisar na grama e na areia com um calçado que não é adequado pode incomodar muitas mulheres.

Casamento de dia
Foto: Sandra Aberg Photography

 

Completando o visual

Acessórios, maquiagem e penteados também devem seguir padrões compatíveis com um casamento de dia. As mulheres podem tentar combinar tudo com o estilo do vestido escolhido.

“A maquiagem para casamento de dia pode seguir uma tendência mais natural, com tons claros e olhos mais leves”, destaca Camila. “Também vale a pena optar por um penteado elaborado, mas com um visual desconstruído, que combina perfeitamente com esses casamentos”, completa.

A especialista ressalta que chapéus podem ser uma boa pedida, tanto para convidadas como para noiva e madrinhas. Além de criarem um visual cheio de estilo, eles são bastante úteis em dias de sol.

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários