Estar bonita no Grande Dia é algo que não só as noivas buscam. Madrinhas e convidadas também. Entretanto, em cerimônias diurnas, a maquiagem para casamento de dia precisa seguir algumas recomendações para que não fique pesada ou fora de contexto.

Maquiagem para casamento de dia para madrinhas e convidadas
Foto: Ashley Largesse

Maquiagem para casamento de dia: da pele aos olhos

Para a cabeleireira e maquiadora Bruna Valim, tons e cores para maquiagem para madrinhas, por exemplo, não mudam tanto de acordo com o período. O importante é pensar na intensidade. “O que muda é marcar um pouco os olhos dependendo do horário do evento”, diz.

“Precisa ser um verdadeiro equilíbrio”, afirma o cabeleireiro e maquiador Carlos Lira. O especialista aponta a pele como principal destaque para casamentos diurnos. Com a incidência de luz constante, detalhes  no rosto aparecem mais e camuflar as imperfeições com maquiagem é importante.

Para isso, alguns cuidados que antecedem o momento da maquiagem são necessários. “Uma pele bem hidratada é o mais importante. Caso contrário, com o passar das horas, a base vai começar a marcar mais em linhas de expressão que a mulher possa ter”, comenta Lira.

Maquiagem para casamento de dia para madrinhas e convidadas morena
Pinterest/ Reprodução

 

Também é preciso levar em consideração a escolha de produtos certos para cada tipo de pele. A iluminação traz para o rosto a naturalidade que a base pode ter tirado. Entretanto, quem tem a pele um pouco mais oleosa precisa ressaltar os pontos do rosto com moderação.

“Há mais ou menos dois anos, as peles iluminadas estavam muito em alta. O que mudou para agora foi a intensidade”, explica Bruna. Para a profissional, maçãs do rosto e arco do cupido (o pequeno “v” formado na parte superior dos lábios) são partes que vão continuar sendo destacadas, inclusive em maquiagem para casamento de tarde.

Maquiagem para casamento de dia para madrinhas e convidadas iluminador
Pinterest/ Reprodução

Guia de tons e cores para cada pele e ocasião

Cada rosto tem sua particularidade, assim como cada tom de pele combina mais com algumas opções de cores. Para maquiagem para casamento de dia em pele morena, por exemplo, Bruna destaca que iluminadores mais dourados ou bronze são ótima pedida.

Para as meninas de pele mais clara, Bruna indica os tons rosa ou pêssego de forma geral. “Eles vão refletir melhor a luz. Fica mais harmônico”, diz a especialista.

Por causa dos famosos contornos das irmãs Kardashians, as técnicas de luz e sombra têm sido um pedido constante das clientes. “Ter referências é sempre bom, mas é necessário fazer adaptações para cada tipo de rosto”, afirma Lira. “Se você usar iluminador no rosto todo, pode parecer que está suada”, diz.

Maquiagem para casamento de dia morena com iluminador dourado
Pinterest/ Reprodução

Melhores opções para maquiagem de casamento de dia

Tons e cores bem esfumadas é a dica principal para eventos diurnos na opinião de Bruna. Em maquiagem para casamento de dia, por exemplo, a recomendação é destacar os olhos. “A cartela de marrom e tons de rosé caem muito bem para o dia”, conta.

Para a profissional, um sombreado mais escuro que o tom da pele da mulher ao redor dos olhos também é uma boa pedida e destaca o olhar.

Quando a festa de casamento é diurna, quase sempre o brilho acaba sendo descartado. Para as mulheres que não curtem tons opacos, Lira lembra dos tons cintilantes como opção. “As sombras em formato de gloss refletem a luz e ficam mais delicadas, mesmo durante o dia. Entretanto, recomendo uma maquiagem monocromática nesse caso”.

Uma tendência para 2018, na opinião de Lira, são as maquiagens sob a mesma variação de um tom. “O coral, por exemplo, pode estar presente nos olhos, maçãs do rosto e boca, mudando a intensificação em cada área do rosto. Fica harmônico em fotos e dá naturalidade à mulher”, revela.

Além do marrom, as variações de nude, rosa, dourado e cobre são as melhores opções. O marsala também entra para as melhores opções de Lira em maquiagem para casamento de dia.

Veja também: Por que a maquiagem para casamento é sempre cara?

Foto: Reprodução/Pinterest

 

O que evitar?

Em maquiagem para casamento de dia, Bruna não recomenda nada muito marcado, seja nos olhos ou na pele. “Aquele lápis preto abaixo da linha d’água inferior, por exemplo, pesa o olhar e não fica legal em eventos diurnos”. Além disso, a profissional não recomenda o glitter em sombras.

Ambos os maquiadores descartam a hipótese de combinar a cor da sombra com a cor do vestido. “De jeito nenhum! Inclusive, nas paletas mais recentes, as opções coloridas tem vindo em menor quantidade”, afirma Bruna. Para ela, é possível brincar com tonalidades, mas é bom evitar ir ao casamento com a mesma cor no olhos e no vestido.

Lira concorda com essa possibilidade, mas chama a atenção em alguns casos específicos. “Tons quentes dá para combinar, mas os frios, em maquiagem para casamento de dia, podem dar um ar de cansaço”.

Veja mais: Tudo o que você precisa saber sobre o contrato de maquiagem

Foto: iStock

 

O profissional indica pensar no equilíbrio do look como um todo. Por exemplo, se o seu vestido for daqueles que chamam mais atenção – com um decote maior ou com aplicação em brilho – o melhor é optar por uma maquiagem mais clean, opaca. E vice-e-versa.

O maquiador comenta também que, em 2018, alguns traços vibrantes dos anos 1980 estão de volta à moda. Entretanto, Lira não os recomenda em maquiagem para casamento de dia. “Ser uma tendência de moda é uma coisa, ficar bonito já é outra”, alerta.

Maquiagem de casamento de dia

Seja madrinha ou convidada, nas busca por inspirações, é comum que as mulheres recorram ao YouTube e aos famosos tutoriais de maquiagem. Dentre os profissionais que tornaram-se influencers, a Alice Salazar é uma das mais requisitadas.

Desde 2010 na rede social, a maquiadora faz vídeos frequentes sobre dicas de maquiagem. Ela se casou no ano passado e fez um tutorial mostrando o que optou para o Grande Dia.

A maquiagem para casamento de dia da Alice Salazar pode ser adaptada para as convidadas e madrinhas. Aliás, ajustes para cada tipo de pele, formato de rosto e afins é uma dica de todo o profissional da área.

 

Para Alice, prestar atenção no estilo da festa é algo que precisa ser levado em consideração. Ela comenta também sobre um hábito comum entre as mulheres, que não necessariamente precisa ser feito. “Muita gente confunde e acha que precisa usar tudo da mesma cor. Por exemplo, se vou usar acessórios dourados, minha make será toda dourada. Você pode brincar com os tons, desde que eles fiquem bons entre si”, afirma.

Em sua opinião, a maquiagem para casamento de dia para pele negra ou morena fica elegante com tonalidades de batom mais fechadas. “Por exemplo, um rosa em tom fechado fica sofisticado e é fácil de adaptar”, diz Alice. Ela também dá dica sobre os iluminadores. “Amo iluminador na pele escura, aparece muito mais. Se puxar para o dourado vai ficar lindo”.

Maquiagem para casamento de dia batom rosa
Pinterest/ reprodução

 

Alice acredita não ter diferença entre maquiagem para madrinha ou convidada e defende que a mulher deve usar o que se sentir confortável. Entretanto, pensando na quantidade de fotos com flash que as madrinhas e noivas vão tirar, ela faz um alerta.“Cuidado com filtro solar nos produtos. O flash das fotos pode realçar, deixando o rosto esbranquiçado”, conclui.

Veja mais: Tira-dúvidas sobre maquiagem para casamento

Tags da matéria

Comentários