Casamentos em ambientes abertos são as opções favoritas das noivas que sonham em dizer “sim” pertinho da natureza. É importante destacar que eventos no campo ou na praia são especiais e lindíssimos, mas exigem alguns cuidados especiais. A decoração para casamento ao ar livre, por exemplo, deve ser feita com muito cuidado para garantir que o Grande Dia seja perfeito.

Exemplo de decoração para casamento ao ar livre
Foto: Divulgação/Madame Fiori

Decoração para casamento ao ar livre: primeiros passos

O primeiro passo para planejar uma decoração para casamento ao ar livre inesquecível é contratar bons profissionais.

“É muito importante escolher uma empresa responsável e experiente neste tipo de decoração externa. Muitos decoradores são experientes em salões urbanos fechados e se perdem quando são contratados para fazer decoração ao ar livre”, afirma Viviani Dias, consultora de relacionamento do Espaço Vista Verde.

O segundo passo é providenciar uma cobertura para casos de chuva. “O Brasil não tem meses completamente secos, por isso, fica difícil ter 100% de certeza de que não choverá no dia do casamento”, conta Taís Puntel, decoradora e paisagista.

Para Janaina Barreto e Vanessa Figueiredo, da Madame Fiori, os decoradores devem sempre pensar que para tudo existe um plano A e um plano B. O profissional deve apresentar isso aos noivos, pois é uma forma de deixá-los mais tranquilos em relação a imprevistos no Grande Dia.

Arranjos e elementos para decoração para casamento ao ar livre
Decoração casamento sitio simples | Foto: Divulgação/Madame Fiori

Dicas de decoração para casamento ao ar livre

Assim como em qualquer outro tipo de casamento, a decoração pode variar muito conforme o estilo da cerimônia. A personalidade dos noivos também é um dos fatores essenciais para criar um visual inesquecível. Uma boa pedida para encontrar inspirações é procurar por fotos de casamento ao ar livre no Pinterest.

Para Viviani, ainda é necessário ficar atenta ao espaço escolhido. “Caso a paisagem ao redor seja linda e naturalmente cenográfica, pode-se investir numa decoração mais simples e delicada. Em outros casos, pode ser que o local escolhido precise de algo mais robusto para tampar algumas imperfeições”, destaca.

As especialistas da Madame Fiori contam que as folhagens e elementos da natureza são tendências para decoração de casamento ao ar livre. Em um casamento a céu aberto, você já tem o cenário natural nos arredores. O papel da decoração é apenas complementar a paisagem.

Decoração de mesas para casamento ao ar livre
Foto: Divulgação/Madame Fiori

Para uma decoração rústica 

A decoração de casamento ao ar livre rústica pode ser uma boa opção para quem quer ressaltar a parte natural dos casamentos ao ar livre. Elementos em madeira, troncos, mobílias vintage, cruzetas e elementos com ferro envelhecido são boas opções para complementar o visual.

“Muitas noivas apostam em palha, cortiça, papel kraft, vidros recicláveis, carroças, caixotes de madeira e barris, folhagens, velas e galhos”, diz Viviane. Ela ressalta que máquinas de escrever, livros antigos, porta-retratos ou alguma peça antiga de família também caem muito bem.

Janaina afirma que as luzinhas de filamento dão um tom rústico e chique à decoração de casamento ao ar livre a noite simples. Para os casamentos diurnos, a profissional recomenda treliças de madeira com flores penduradas.

Decoração para casamento ao ar livre rústico
Foto: Divulgação/Madame Fiori

Frutas na decoração 

As frutas estão cada vez mais presentes na decoração para casamento ao ar livre. Elas podem ser posicionadas em arranjos ou pontos estratégicos, dando ainda mais charme ao visual do Grande Dia.

“Normalmente, usamos uva, maçã, laranja, limão e até lima-da-pérsia. Uma vez, fizemos um bar muito lindo com um limoeiro no meio”, afirma Janaina.

Viviani concorda e afirma que muitas noivas têm apostado no naked cake com frutas. Ele pode substituir o bolo cenográfico e ainda ser combinado com docinhos finos feitos com frutas vermelhas.

Taís defende que o uso de frutas depende muito do estilo dos noivos e ressalta que é preciso tomar alguns cuidados especiais.Em locais abertos, elas podem atrair insetos, soltar cheiros e até comprometer o estado das flores. Além disso, caso esteja muito calor, a fruta pode ficar danificada e acabar passando um ar de degradação à decoração”, diz.

Decoração de casamento ao ar livre bolo com fruta
Instagram/ Reprodução

Flores e ervas 

As flores e folhagens são ótimas aliadas dos noivos que buscam um casamento ao ar livre simples e bonito. Viviani indica flores campestres, hortênsias, lírios, astromélias, lavandas, goivo, narciso, lisianthus, boca-de-leão, copos de leite, gipsofilas (mosquitinhos), gérberas, cravos, palmas, mini margaridas, bouganvilles e orquídeas.

A especialista ressalta que, se quiserem uma decoração de casamento ao ar livre simples e barata, os noivos devem se adequar à estação do ano. Flores fora de época podem ser lindas, mas encarecem muito o valor final do projeto.

Ervas também são opções válidas. Janaina e Vanessa já trabalharam com alecrim, pimenta e manjericão. “Algumas noivas optam por criar um cantinho cheio de mudinhas, que vão decorar a festa e, no final, serão levadas de lembrancinha pelos convidados”, completam. Veja mais dicas para usar lembrancinhas de casamento na decoração da festa.

Mudas de ervas podem ser lembrancinhas e decoração para casamento ao ar livre
Foto: Divulgação/Madame Fiori

Cuidados especiais com flores

Para Viviani, a aparência das flores é um fator decisivo. “A equipe de decoração contratada precisa ter a sensibilidade e o cuidado de manter as flores frescas”, conta.

A especialista explica que, em um dia de muito sol, as flores ficam expostas e podem murchar. As profissionais da Madame Fiori concordam e recomendam um florista no local para cuidar e retocar as flores.

Os casamentos na praia, que normalmente apresentam muito vento, também exigem cuidados. “É muito importante que a equipe de decoração já tenha experiência nesse tipo de decoração para que as flores não despenquem ou voem antes do casamento começar. São detalhes simples que fazem toda a diferença”, finaliza Viviani.

Decoração de casamento ao ar livre mesa com frutas
Pinterest/ Reprodução
Tags da matéria

Comentários