O que é RSVP e como solicitar confirmação de presença dos seus convidados?
Serviço de RSVP é usado em casamentos para controlar a lista de convidados e facilitar a organização da festa por parte dos assessores
A sigla RSVP é uma abreviação da expressão francesa “ Répondez S’il Vous Plaît”, que no bom e velho português do Brasil significa “Responda, por favor”.
Este termo é utilizado no mundo dos eventos para solicitar a confirmação de presença dos convidados.
Formas de fazer o RSVP com o iCasei!
A confirmação de presença é um dos recursos favoritos dos noivos entre as mais de 150 opções que estão disponíveis no iCasei. Aqui você encontra dois formatos: o RSVP online através do site do casal e o RSVP passivo telefônico.
O iCasei é a melhor opção no Brasil para confirmar presença em casamentos. Ele tem muitas ferramentas tecnológicas, é completo e tem várias funções, por isso é o favorito dos noivos.
Site de casamento (RSVP online)
Os convidados preenchem um formulário de confirmação direto no site dos noivos ou pelo aplicativo iCasei e os noivos acompanham tudo em tempo real. Esse recurso está disponível em todos os planos (Basic, Classic e Black). Aqui os convidados preenchem um formulário de presença, que fica disponível diretamente no site de casamento. O casal pode escolher duas maneiras de funcionamento: lista aberta ou fechada.
Na lista aberta, a confirmação ficará liberada para que os convidados digitem o nome e número de pessoas que quiserem. Mas o casal poderá limitar a quantidade de acompanhantes que cada convidado pode levar.
Já na lista fechada, o casal adiciona os nomes dos convidados na lista antes deles confirmarem a presença. Pode ser feito manualmente ou através do upload de uma planilha de excel.
Telefone (RSVP passivo telefônico)
Já o RSVP passivo telefônico está disponível apenas para os clientes dos planos Classic e Black. Aqui, o casal compartilha os números do iCasei e orientam seus convidados a ligarem para confirmar a presença no grande Dia. Do lado do iCasei, será solicitado a data do casamento e o nome dos noivos para identificar o casal. Ideal para os convidados que possam ter alguma dificuldade em fazer isso pelo site.
Por que fazer RSVP?
Usar o RSVP em casamentos serve para ter a confirmação de presença dos convidados, mas também para manter o controle da cerimônia como um todo. Desse modo, os noivos conseguem planejar e proporcionar uma melhor experiência na festa.
De acordo com Juliana Prétola, wedding planner na L’Altare Assessoria, o RSVP é essencial para um bom trabalho do assessor de casamento.
“Uma de suas funções é ajudar a organizar o salão de forma confortável, colocando os mais jovens próximos da pista e os mais velhos mais afastados para poderem conversar com mais tranquilidade”, conta. “Outra vantagem é o fato de descobrirmos se precisamos montar mais lugares ou podemos tirar mesas – até porque é super chato ver nas fotos uma mesa totalmente vazia.”
Para os noivos, o RSVP também pode ser uma boa forma de economizar.
“Em vez de fechar a festa para 300 convidados e acabar tomando prejuízo, você pode contratar o buffet para 270 pessoas e, após a confirmação de presença, adequar o orçamento para a quantidade correta”, exemplifica Adriana Sapag, assessora de casamento na Entrevento.
Além disso, o serviço ainda está entre as dicas certeiras para evitar o estresse no dia do seu casamento. Até porque, com tudo bem organizadinho, não há razões para entrar em pânico.
Diferentes tipos de RSVP
O RSVP pode ser realizado de dois jeitos. São eles: ativo e receptivo. A seguir, confira como funciona cada um e o tipo de etiqueta para convidados do casamento.
• RSVP receptivo
Neste modelo, os noivos colocam no convite e-mail, telefone e até site para que os próprios convidados façam a confirmação de presença.
O serviço, inclusive, está entre os motivos para criar o seu site de casamento no iCasei. Com a nossa ferramenta, você pode acompanhar tudo em tempo real, recebendo notificações após cada confirmação realizada por amigos ou familiares, e conferir o panorama por meio do painel de controle ou aplicativo para Android e iOS.
Aqui, porém, pode surgir uma dúvida sobre o RSVP: como colocar no convite? A dica é escrever a sigla em francês mesmo. “O termo é mundialmente famoso. Mesmo que nem todos os convidados saibam o que significa ao pé da letra, eles entendem seu propósito”, afirma Juliana. O uso de frases em português pode ficar muito informal – principalmente em casamentos mais tradicionais.
• RSVP ativo
Neste RSVP, o protocolo é que um profissional ligue para cada família e faça a confirmação. “Na prática, os noivos passam uma lista com os telefones – sendo celular primordial, pois é mais fácil o contato – e nós fazemos as ligações”, comenta Juliana.
Vale destacar também que o RSVP ativo é uma garantia de que nenhum convite foi extraviado ou se perdeu no caminho. “Já tivemos o caso de um marido que recebeu o convite de casamento, deixou no escritório e esqueceu de avisar a esposa. Ela só ficou sabendo quando ligamos”, lembra Fernanda Penido, assessora de casamento na Entrevento.
Qual tipo de RSVP usar?
Quando o assunto é RSVP para casamento, as especialistas sempre recomendam que os noivos usem os dois tipos de confirmação. Isso porque o receptivo ainda não funciona muito bem. “No Brasil, não temos o hábito de confirmar presença. Apenas 30% das pessoas fazem isso. No final, o receptivo acaba sendo apenas um aliado do ativo”, diz Adriana.
Quem controla o RSPV?
O controle da lista de convidados do casamento pode, sim, ser feito pelos noivos. Ainda mais se eles optarem pelo RSVP do iCasei, que permite o monitoramento em tempo real. Mas é essencial que o conteúdo seja partilhado com a assessoria de casamento. “Não consigo fazer um evento sem RSVP. Ele é imprescindível para nossa organização”, alerta Juliana.
Por esta razão, é mais comum que a assessoria controle as confirmações, sendo possível que ela própria faça o trabalho ou contrate uma empresa especializada. Juliana, por exemplo, conta com o RSVP dentro do escritório. “Apenas quando temos muitos casamentos acontecendo no mês, contratamos um freelancer que se dedica exclusivamente a essa tarefa”, explica.
Já as meninas da Entrevento preferem trabalhar com um serviço especializado. “Para o RSVP, a empresa que contratamos é pequena e tem apenas dois atendentes, sendo um contato bem personalizado – não gostamos de grandes call centers que não têm uma boa metodologia”, revela Adriana. “O preço por convite é R$ 3,50. Isso mesmo que a pessoa tenha que ligar várias vezes.”
Como estabelecer a data limite para a confirmação de presença?
O RSVP funciona em conjunto com a data limite que a assessoria de casamento tem com os fornecedores. Isso significa que a lista de convidados precisa estar fechada antes da última reunião com os profissionais.
“O RSVP ativo costuma ser realizado cerca de 20 dias antes do evento. É tempo suficiente para que possamos confirmar a presença de todos e ainda consigamos aumentar o número de buffet e docinhos, por exemplo, caso seja necessário”, aponta Adriana.
Além do prazo dos fornecedores, também não compensa fazer o RSVP com muita antecedência porque os convidados não têm certeza se vão poder comparecer ao casamento. “Ainda existe uma porcentagem grande de pessoas que confirmam a presença e não vão ao evento. Elas apenas fazem isso para não ficarmos ligando”, ressalta Juliana.
Veja mais no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis
Eu passei um verdadeiro perrengue com os convidados!
Pessoas incluindo filhos…pessoas que não fazem parte da família…
Só por Deus mesmo…