Revista

Lista de convidados | Como se organizar na escolha

A lista de convidados ideal deve ser feita com calma para escolher as pessoas que fizeram ou fazem parte da história do casal

Dor de cabeça é quase um sintoma comum na hora de organizar um casamento. E se engana quem acha que esse problema demora a aparecer. Partindo do ponto que tudo começa na lista de convidados, o jogo de cintura dois noivos é testado antes da mesmo da valsa.

Baixe  grátis nosso check list do casamento

casal-organizando-lista-de-convidados-no-computador

Foto: Laura Kelly Photography

Pontapé inicial

Antes de realizar qualquer evento é fundamental pensar em quantas pessoas vão ser chamadas. Tudo para se ter em mente qual local escolher para atender a todos e o quanto vai ser gasto na festa. Mas a missão não é fácil, já que deixar de convidar alguém é sempre uma saia justa. 

Sem a lista de convidados do casamento não adianta se antecipar para tentar falar com os fornecedores, já que dessa forma não dá pra ter ideia do budget.

“Assim que falar em casamento, faça uma lista. A partir deste número, vocês podem procurar um espaço que comporte a festa. Em alguns casos, a lista precisa ser revista se o local não for compatível para atender a todos”, conta Suzan Santiago, assessora de eventos na empresa que leva seu nome.

noiva-organiza-convites-de-casamento

Foto: Rebecca Yale Photography

Quem devo convidar?

O casamento é um dos momentos mais especiais na vida de muitas pessoas. Os noivos, seus familiares, e amigos mais próximos, normalmente, prendem a respiração e ficam com a garganta embaraçada para conter as lágrimas de emoção e felicidade que marcam o enlace entre duas pessoas.

Por esse motivo, os convidados devem fazer parte da história do casal, que não se inicia no Grande Dia, mas, sim, anos antes.

Para Fernanda Murici, diretora da empresa que assessora eventos e viagens e que leva o seu nome, é preciso pensar que as pessoas que vão estar presentes nesse dia devem ser especiais para os noivos. “O ideal é chamar aqueles de sua convivência. Não escolha por conveniência ou pressão, quando alguém descobre que vocês irão se casar e se autoconvida”.

Acervo iCasei

Como enxugar a lista de convidados

Acredite, é possível montar uma lista de convidados enxuta. E, o melhor, sem se sentir culpado. Três aspectos podem ser levados em consideração na hora de selecionar quem deve ou não estar presente no Grande Dia. São eles:

– Proximidade;
– Despesas;
– Importância.

No entanto, se já não é fácil para o casal excluir algumas pessoas, isso pode ficar um pouco mais difícil quando o tema é apresentado aos familiares. Normalmente, os pais querem a presença de tios e primos muitas vezes distantes na vida dos noivos, mas que são importantes para eles.

Suzan afirma que cada caso deve ser estudado separadamente e acordado previamente entre os noivos e os pais. “No geral, os pais sempre ajudam na lista dos familiares e os noivos já estabelecem quantos convidados cada um deve ter. É preciso muito diálogo. Para os pais, este é um momento muito especial que querem compartilhar com a família e os amigos”.

noiva-organizando-lista-de-convidados

Foto: Angie Silvy Photography

Crianças: pagam ou não?

Outra dor de cabeça é na hora de incluir as crianças na lista de convidados. Aqui, sempre surge a dúvida se vai ser cobrado o valor cheio, se vai ser pago somente a metade, ou se não é cobrado nada.

Fernanda aconselha que isso seja conversado com o buffet para saber qual tipo de serviço você está contratando. “Devem incluir as crianças em separado na lista para analisar quantas terão na festa”.

É sempre bom se atentar nesses casos. Como o valor é pago antes ao buffet, quanto maior a organização e a filtragem de quem chamar, melhor. Caso um casal de amigo tenha filhos, explique com delicadeza o motivo pelo qual vocês vão tomar determinada atitude.

casal-fazendo-a-lista-de-convidados-no-computador

Foto: Krista Fox

Organização e praticidade: como fazer uma lista

Muitos noivos optam por fazer a lista de convidados no Excel, o que acaba facilitando na hora de visualizar os nomes do convidados, e também para fazer a tag dos convites. Para deixar ainda mais visual, separe por categorias, exemplo:

-Família da noiva;
-Família do noivo;
– Amigos dos noivos;
– Amigos dos pais da noiva;
– Amigos dos pais do noivo.

Uma outra dica é tentar colocar os nomes de uma mesma família próximos um do outro, além disso, se tiver criança, coloque do lado a idade, para não se perder na organização.

Mesmo depois de definir o número de convidados, é difícil cravar exatamente a quantidade certa, já que em alguns casos as pessoas acabam levando algum agregado, o que pega de surpresa os noivos. Nesse caso, a solução não é se desesperar no dia do casamento.

Suzan ressalta que cada buffet tem sua regra. Porém, que a maioria trabalha com margem de segurança no contrato para esses eventuais imprevistos. “O espaço já vai estar montado contando com uma margem de 10%. No final do evento, os noivos pagam pelos excedentes. Lembre-se que se passar do limite máximo não terá lugares para todos. E mais: os buffets podem cobrar multa por não estarem preparados para atender essas pessoas”.

noiva-organizando-lista-de-convidados

Foto: Laura Foote

Confirmar presença antes

Uma maneira de facilitar a organização na lista de convidados, é pedir para que as pessoas confirmem a presença o quanto antes, o famoso RSVP. Assim, você consegue se planejar e pode optar por chamar outras pessoas que até então não tinham passado pelo filtro para serem convidadas.

O serviço de RSVP, inclusive, está entre os motivos para criar o seu site de casamento no iCasei. Com a nossa ferramenta, você pode acompanhar tudo em tempo real, recebendo notificações após cada confirmação realizada por amigos ou familiares, e conferir o panorama por meio do painel de controle ou aplicativo para Android e iOS.

A cerimonialista e owner da assessoria Oh Happy Day, Julia Pessoa, aponta outro aspecto fundamental para que as pessoas façam isso. “Infelizmente não temos essa cultura. Porém, é importante que os convidados confirmem a presença até 10 dias antes do casamento. Tudo para dar tempo hábil de fazer ajustes na estrutura do evento, se necessário”.

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Luchelle Furtado

Luchelle Furtado é jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo. Sonhadora, acredita no "Felizes para sempre" e tem A Bela e a Fera como seu conto de fadas preferido. Enquanto não planeja o próprio casamento, divide seu tempo livre entre livros e filmes que vão de comédia romântica até guer...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019