Revista

Como organizar um casamento? Os 5 primeiros passos

Ficou noiva e não sabe como organizar um casamento? Confira o passo a passo e dicas infalíveis de especialistas para te auxiliar!

O momento do noivado é um dos mais emocionantes da vida de uma noiva e, muitas vezes, é seguido das perguntas: “E agora? Como organizar um casamento?”.

A dúvida inicial, claro, faz parte desse processo de transformar os seus desejos em realidade e pensar com carinho em cada detalhe e cada fornecedor para o evento.

mãos segurando um planner de casamento

Foto: Shutterstock

Como organizar um casamento?

Se você acabou de ficar noiva e não faz ideia de como organizar um casamento, indicamos os 5 primeiros passos para te ajudar a ter o casamento dos sonhos!

  1. Defina a data e estilo do evento

    Para Fabíola Nese, assessora de casamento e sócia da empresa Bia Passaro Eventos, uma das primeiras coisas que a noiva precisa decidir, além da data, claro, é o estilo do casamento que ela sonha em fazer.

    “Hoje em dia, temos muitos estilos de casamento, então, uma das dicas que sempre dou é para o casal decidir em como organizar um casamento é escolher o estilo que melhor os representa.
    Casar na praia;
    Casamento no campo;
    Mini Wedding;
    Elopement Wedding;
    Destination Wedding;

    Ou uma super festa clássica e outros aspectos fazem parte dessa decisão conjunta. Por este motivo, os noivos devem ficar atentos e definir bem o que querem fazer”, explica a assessora.

    Outros aspectos que Fabíola alerta são quanto ao período da cerimônia, como de manhã ou à noite, e quais os tamanhos da celebração religiosa e da festa.

    casal olhando e segurando um planner de casamento

    Foto: Shutterstock


    Veja também: Guia completo: Os melhores meses para casar!

  2. Estabeleça um orçamento

    Quanto custa casar? Você, provavelmente, já ouviu muitas vezes que casar é caro. Mas a verdade é que com tantos estilos e propostas de evento é possível realizar um casamento lindo e que se encaixe perfeitamente no valor que você e seu noivo podem gastar.

    Ao definir um valor total, comece a estabelecer também quanto vocês estão dispostos a pagar a cada fornecedor. Crie planilhas e comece pesquisando muito!

    A assessora de casamentos Ana Julia Figueiredo também afirma que além do local e do estilo da cerimônia, a lista de convidados também precisa ser um item pensado com certa antecedência.

    “Ter a estimativa do número de pessoas que você quer que estejam na sua festa é primordial. Com essas informações em mão, começar a fazer, de fato, as planilhas de orçamento e a procurar os fornecedores fica muito mais fácil”, enfatiza Ana Julia, que atua no mercado há mais de 12 anos.

    A noiva Juliana conta precisou montar uma planilha bem feita no excel para ter noção e se organizar melhor quanto às despesas.

    “Toda noiva quer realizar a cerimônia que sempre sonhou, mas todo o cuidado e pesquisa são bem-vindos. Com certeza, se você planejar com antecedência, pedir indicações, procurar pelos sites e avaliações dos fornecedores, você vai encontrar aquele que cabe no bolso”, diz.

    Um casal de homem e mulher usando um notebook que está em cima de uma mesa aberto. O homem está segurando uma caneta e explicando algo para mulher que está sorrindo

    Foto: Shutterstock

  3. Escolha o local!

    Valores definidos, é hora de encontrar o local dos sonhos e que esteja de acordo com a proposta escolhida.

    É importante ter em mente, que existem  dias e meses mais concorridos, por isso a busca pelo local é um dos passos principais na hora de como organizar um casamento.

    Para definir tenha em mente alguns pontos, como por exemplo: tem a ver com com o meu estilo de casamento? Está disponível para a data que estou buscando? Cabe dentro do meu orçamento?

    Veja também: Como escolher o espaço para casamento?

    casal de homem e mulher conversando com outra mulher e olhando um planner de casamento

    Foto: Shutterstock

  4. Ckecklists e assessoria especializada

    Na maioria dos eventos, o auxílio de uma assessoria é um item indispensável. Estes profissionais além de conhecimento de mercado, vão auxiliar a encontrar os melhores fornecedores dentro do orçamento estipulado.

    “São muitos detalhes e o tempo passa rápido e nós já temos a expertise para facilitar a vida das noivas! A assessora será os olhos dela, quando ela estiver se arrumando no salão de cabeleireiro, e a sintonia precisa ser muito fina entre as duas”, diz a assessora.

    Fabíola também aponta que é o melhor caminho para escolher a assessoria do seu casamento é a conversa! Por isso ela aconselha que as noivas peçam indicações para as amigas e pesquisem muito na internet.

    Um recurso que auxilia a noiva em tudo e a deixa mais segura sobre a organização do casamento é o checklist. Tendo uma assessora ou não, estas listas indicam exatamente tudo o que a noiva precisa contratar e servem de ajuda para ver o que falta.

    Veja também: Assessoria de casamento | O que você precisa saber antes de contratar

    alianças de casamento douradas em cima de um calendário simbolizando a data do casamento

    Foto: Shutterstock

  5. Pesquisa de fornecedores

    O quinto passo para organizar um casamento é relacionado aos fornecedores! Sim, é muito importante ter referências, e é bastante natural ficar perdido no começo.

    Mas saiba que essa busca por fornecedores pode ficar muito mais fácil se você já seguiu os passos anteriores. Pois se você tem muito claro o seu orçamento e o estilo do seu casamento, essa procura naturalmente vai seguir para a linha que você está sonhado.

    Tendo isso em mente, fica muito mais fácil! E possa ser que aquele fotógrafo que você ama e segue no Instagram, e tira fotos incríveis de casamentos que acontecem durante o dia, não combine com o seu casamento mais clássico, que irá acontecer de noite, por exemplo.

    Por isso, antes de marcar um bate-papo com o fornecedor, busque referências dos seus trabalhos anteriores, veja se ele se encaixa na sua proposta e depois marque um papo pessoalmente.

    Não se esqueça que é muito importante fechar fornecedores grandes primeiro como: espaço, buffet, foto e vídeo! Assim você garante a data e já coloca na sua planilha de gastos.

    Veja também: Fornecedores de casamento | 5 dicas para acertar na escolha dos serviços

    casal conversando com uma assessora

    \Foto: Shutterstock

10 perguntas indispensáveis para não esquecer nenhum detalhe!

1 – Qual o estilo do meu casamento?

 2 – Quantas pessoas vou ter na lista de convidados?

3 – Como estou com meu orçamento?

4 – Já sei em que local fazer? Igreja, Salão?

5 – Vou procurar uma assessoria especializada?

 6 – O orçamento está em planilhas?

 7 – Como meu noivo pode ajudar?

8 – E os nossos familiares, como podem ajudar?

 9 – Já tenho um checklist para me ajudar?

10 – O que fazer poucos dias antes do casamento?

duas alianças douradas, em cima de um calendário com flores em volta

Foto: Shutterstock

 10 dicas essenciais para te ajudar nessa jornada linda que acabou de começar!

  1. Para preparar o orçamento, você deve levar em conta a renda do casal que pode ser disponibilizada para o casamento. Se houver ajuda de terceiros, como os pais, é legal também anotar!

  2. Nos primeiros três meses de organização do casamento, procure definir data, lista de convidados, orçamento, locais das cerimônia e festa, buffet e parte musical.

  3. Na lista de convidados, que é legal ser feita com seu noivo, procure incluir todos os nomes que estão na cabeça. Depois, começe a ordenar por importância e proximidade. Não esqueça de deixar espaço para novos nomes.

  4. Cerimônias ao ar livre: procure fugir do calor e da chuva evitando marcar datas entre os meses de dezembro à março.

  5. Procure conversar com os fornecedores dos locais para saber sobre os benefícios que eles oferecem pelo preço que cobram. Às vezes, compensa pagar um pouco mais e ter itens que talvez sejam mais caros em outros lugares.

    checklist casamento, com caixa de presentes, calendário

    Foto: Shutterstock

  6. Trajes: procure pesquisar com cerca de seis meses a um ano de antecedência para mudar o que achar melhor e quantas vezes achar necessário.

  7. Destination Wedding? Leve em consideração se os seus convidados podem fazer uma viagem e se você aceita os fornecedores locais.

  8. Site dos noivos pode ser uma ferramenta muito importante para lhe ajudar na hora de organizar o seu casamento. Além disso, os seus convidados podem conhecer mais a história e os gostos do casal, o que facilita na hora de comprar os presentes.

  9. Procure fazer o checklist antes do casamento com o seu noivo: duas cabeças funcionam melhor do que uma!Sempre planeje o seu casamento com a maior antecedência possível!

E-book “12 passos ao altar”

Pensado de uma maneira simples, objetiva e com lindas imagens inspiracionais, as noivas de plantão vão ter acesso a conteúdos que vão auxiliar durante todo o planejamento do Grande Dia.

E o melhor, tudo isso de forma gratuita! Para baixar, basta clicar no botão abaixo e confira dicas de como organizar um casamento!

Baixe grátis nosso E-book

Sobre:

#
Tai Goulart

Jornalista, colunista, cantora, compositora, feminista e com vontade de evoluir sempre mais. Trabalha no jornalismo de celebridades e perfis há mais de sete anos e já passou por redações como Estilo e Capricho, como repórter de moda, beleza, comportamento e lifestyle. Co-criadora do projeto #Apenaspare, se sente c...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2021