Revista

Pensando em como organizar um casamento? Confira os 5 erros mais comuns e fuja deles

Não investir em foto e filmagem, esquecer comida da equipe, fechar buffet sem ter a lista de convidados… Confira as dicas para evitar essas dores de cabeça.

Um dos maiores desafios de um casamento é, com certeza, fazer o seu planejamento com calma, cheio de detalhes e com o número mínimo (quase zero) de imprevistos. Porém, alguns casais costumam cometer erros que, mesmo parecendo pequenos, podem afetar bastante na hora de pensar em como organizar um casamento.

A base para um planejamento de qualidade e eficácia é um bom e completo Check List casamento, com todos os detalhes possíveis em um evento. Além dos detalhes imprescindíveis, como local, decoração, sonorização/iluminação, gastronomia, bebidas, vestidos, convites, outros itens merecem a devida atenção. Isso faz com que os noivos tenham uma idéia geral e inicial de tudo o que podem ter na festa”, conta Andréa Pedrazani, da Officina de Eventos, localizada em Porto Alegre e Santa Rosa, no Rio Grande do Sul.

como organizar um casamento

Foto: Shutterstock

 

Como planejar um casamento – 5 erros comuns

Porém, mesmo com o check list dos sonhos, muitos noivos tendem a cometer alguns erros quase que ‘fatais’ para o casamento e, quando se dão conta disso, praticamente é impossível de arrumar. Para que isso não aconteça, listamos abaixo os 5 mais comuns e como não cometê-los no momento de como planejar um casamento.

como planejar um casamento

Foto: Shutterstock

 

1 – Não se planejar de forma adequada e calma o seu orçamento financeiro.

A data do casamento foi marcada e começam as perguntas sobre o investimento no sonho de duas pessoas. Geralmente, o valor estipulado pelo casal vai além da ideia inicial de investimento e não é legal que os noivos comecem a vida a dois já endividados. “Isso pode não ser bom para o bolso e até para a saúde emocional do casal”, alerta Andréa.

O ideal é começar por dividi-lo em pequenas seções e determinar o quanto o casal pretende gastar com cada item: vestido, flores, buffet, local, etc. Depois de decidido esses detalhes, chega a hora de buscar as melhores ofertas.

Outro momento inicial que costuma gerar erros é a escolha dos serviços, em especial, o local, pelo preço. Procure ter muita paciência para procurar bastante e, seguramente, você encontrará algo que goste e esteja dentro do budget.

2 – Não contratar um bom profissional da área de organização e cerimonial

como planejar um casamento

Foto: Shutterstock

 

São nos primeiros momentos  de como organizar um casamento, que também se decide e escolhe o profissional que vai ajudar a conduzir todos os detalhes do casamento ao seu lado. É ele quem indica bons fornecedores e acompanha todo o processo, garantindo tranqüilidade ao casal, nas escolhas e também para que possam aproveitar o grande dia.

“A tarefa de um bom cerimonialista é ajudar o casal a fazer as escolhas certas dos profissionais, sem cometer erros, e negociar com todos os fornecedores para que o casal tenha valores bem trabalhados. Quando esse tipo de profissional tem realmente o conhecimento do que mercado oferece, tudo costuma a fluir melhor. Em concordância com isso, ter o tempo ideal para trabalhar, de preferência com pelo menos um ano de antecedência, só agrega ao casamento”, explica o cerimonialista e assessor de eventos Júnior Donatto, que possui mais de 15 anos de experiência no mercado.

3 – Não contratar uma boa equipe de filmagem

Chamar um amigo ou conhecido para fazer as fotos e filmagens do seu casamento é um erro quase clássico de muitos noivos pelo Brasil no momento de pensar em como organizar um casamento.

“Geralmente, as pessoas que estão prestes a casar focam nas fotos, que são maravilhosas, e deixam de lado a filmagem, que capta exatamente todos os momentos de emoção e ação da festa. Tanto as fotos e a filmagem são muito importantes para eternizar este momento tão especial”, avalia Andréa.

É preciso se atentar também ao tipo de profissional que vocês estão contratando, pra ver se ele tem sintonia com os gostos de cada um. Alguns fotógrafos são incríveis para casamentos fechados, na igreja ou salão, enquanto outros são perfeitos para casamentos ao ar livre.

Estilos diferentes = Fotos diferentes! Não quer dizer que eles não atendam outros tipos de casamento, mas o resultado fica muito melhor quando é a especialidade deles.

Veja mais: Como escolher o espaço para casamento: especialistas dão dicas para não errar

4 – Não investir em uma boa equipe de gastronomia/bebidas

como organizar um casamento

Foto: Shutterstock

 

A festa não funciona sem um bom cardápio de comidas e bebidas. Então, claro, a escolha certa desses itens é parte crucial no momento que os noivos pensam em como organizar um casamento. É um dos aspectos que sempre fica na memória dos convidados.

“Fechar o local da cerimônia e festa antes de fazer a lista de convidados é um erro super comum e que costuma não dar muito certo. O ideal é que os locais da cerimônia e recepção sejam reservados com o máximo de tempo possível, pois alguns locais são bem concorridos e, dependendo da cidade, podem demorar até três anos para conseguir”, explica a representante do  Officina de Eventos.

É legal também pensar em servir opções de comida e bebida alternativa para os convidados e no menu da equipe que vai trabalhar no seu casamento. Eles são pessoas bem importantes e que merecem tanta atenção, quanto a sua lista de pessoas queridas.

5 – Não contratar um bom DJ ou Banda

Além dos comes e bebes, uma festa inesquecível se faz com uma banda que agrade a maioria dos seus convidados. Quem nunca foi num casamento e ficou na pista dançando até de madrugada com os amigos?

“Por isso, é comum ver casais que deixam de contratar uma banda que agrade a todos os gostos. A animação é importantíssima, é o que vai dar o toque especial para suas fotos, filmagens e, claro, memórias”, enfatiza a cerimonialista gaúcha.

Reservar a data com profissionais importantes para o desenvolvimento do casamento com antecedência ajuda muito, especialmente com fotógrafos, filmagem, gastronomia, decoração, sonorização/iluminação e, claro, a atração musical da sua recepção.

como organizar um casamento

Foto: Shutterstock

 

Veja mais: Dia das Mães | Fotos inspiradoras de noivas com suas mães no Grande Dia

10 erros extras de como organizar um casamento para ficarem atentos:

1) Não contar com gastos extras

2) Não inserir o noivo em todos os passos

3) Convidar pessoas esperando que não vão

4) Escolher daminhas e pajens muito novos

5) Não enviar o convite impresso

6) Comprar um vestido pequeno

7) Não contar com a chuva

8) Escolher flores difíceis de conseguir

9) Não pesquisar os fornecedores antes de contratar

10) Ficar obcecada com todos os detalhes

 

Veja mais no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Tai Goulart

Jornalista, colunista, cantora, compositora, feminista e com vontade de evoluir sempre mais. Trabalha no jornalismo de celebridades e perfis há mais de sete anos e já passou por redações como Estilo e Capricho, como repórter de moda, beleza, comportamento e lifestyle. Co-criadora do projeto #Apenaspare, se sente c...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019