Se o desejo dos noivos é inovar, mesmo no momento de convidar amigos e familiares para o Grande Dia, o convite de casamento com renda pode agradar, seja no estilo rústico ou clássico. Cores, tipo de papel e aplicação de brilho e pérola podem mudar o design da peça, de acordo com o gosto pessoal do casal.

convite de casamento com renda
Foto: Pinterest / Reprodução

Como combinar convite de casamento com renda e papel

Detalhe bastante presente no vestido de noiva simples ou sofisticado, a renda também é opção quando o assunto é convite de casamento. Seja para compor o envelope da peça ou na parte interior, o detalhe pode ser feito em papel, tecido ou nylon.

Além disso, é possível aplicá-lo nas mesmas cores da identidade visual do evento  – seja um casamento rústico à noite ou de dia.

O convite de casamento com renda, brilho ou com qualquer outra aplicação vai ser o primeiro contato que o convidado terá com o evento. Ana Carolina Macieira da empresa de design para convites Duoodot conta que não acredita em regras. “Mas orientamos os casais a deixarem na peça a sua própria identidade.”

A profissional acrescenta que a renda também pode estar presente no convite em detalhes menores, como no fecho da peça, um laço ou como cinta, no lugar das tradicionais fitas em cetim.

Há alguns anos, o uso da renda era associado a convites de casamentos clássicos. Entretanto, tem estado presente em estilos rústicos ou no boho chic (mistura de peças clássicas com modernas, ambas refinadas).

convite de casamento com renda
Foto: Pinterest / Reprodução

Convite de casamento rústico ou clássico

O convite de casamento com renda é uma opção comum entre as noivas românticas, seja em festas rústicas ou clássicas. Larissa Batista Rocha da Andorinha Papelaria Criativa comenta que o detalhe feito em nylon acaba sendo mais utilizado por se acomodar melhor no papel. “Essa renda é mais rígida e os modelos de desenho dependem da disponibilidade do fornecedor”, informa. Mas também há a opção de papel rendado.

Larissa acrescenta que, na maioria dos pedidos, o detalhe no convite é feito em cores claras, como branco, bege, fendi e champagne. A diversidade em tons é minoria e em projetos muito específicos. Nesse contexto, Ana Carolina ainda recomenda que a peça conte com desenhos delicados, de toque suave.

convite de casamento com renda
Foto: Andorinha Papelaria Criativa

O modelo ideal para casamentos ao ar livre

Casamentos ao ar livre, em fazendas ou no litoral, têm sido a preferência de casais que optam pelo contato com a natureza. Presença do verde e decoração natural são alguns dos detalhes de eventos em um contexto como esse. E o convite de casamento com renda também pode ser adaptado ao cenário.

A combinação de papel e renda em eventos rústicos geralmente é feita com o uso de kraft (em tons de marrom ou bege) e renda em cor clara. Larissa conta que, nesse mix, a renda em tecido tem boa saída. Ana Carolina concorda e acrescenta que a mistura das duas cores dá contraste à peça e combina com a ocasião.

 Para os detalhes do fecho, Ana Carolina indica também fitilho de sisal com ramos de folhas secas, pauzinhos de canela e até pingentes em madeira.

convite de casamento com renda
Crédito: Reprodução/Pinterest

Para quem quer seguir o estilo boho chic

Se o casamento estiver dentro do estilo boho chic, misturar peças clássicas à renda e o kraft cai bem. As fitas de cetim podem cumprir esse papel, servindo como fecho e laço do convite. Outros elementos podem compor a peça e dar um toque ainda mais delicado e refinado.

A pérola, por exemplo, é um detalhe que costuma agradar as noivas românticas. Ana Carolina acredita que aliar o detalhe à renda no convite combina, assim como certa aplicação de brilho. “Indicamos a aplicação de brilho para os casamentos que sejam mais direcionados para o clássico. Já as pérolas combinam com os dois estilos.”

convite de casamento com renda
Foto: Pinterest / Reprodução

Tipos de papéis

Seja em convites clássicos ou rústicos, a profissional da Duoodot acredita que qualquer tipo de papel pode receber detalhes em renda.

“O que orientamos é que nos convites sejam usados papéis de alta qualidade e que tenham uma textura fina. Isso dá leveza e o mesmo tempo personalidade ao convite, mostrando que foi elaborado com cuidado e carinho”, diz Ana Carolina.

Quanto aos casamentos clássicos ou sofisticados, Larissa não aposta nos acabamentos foscos. “Papéis no modelo color plus metalizados são mais indicados.”

convite de casamento com renda
Foto: iStock

Renda de papel para convite

Substituir o tecido por papel poder ser um serviço mais refinado e trabalhoso. É um tipo de trabalho premium em que o corte é feito a laser. Entretanto, para os noivos que buscam por personalização, esse pode ser o caminho. É possível escolher o tipo de traçado da renda, cor e espessura.

Aqui, vale uma dica: as cores claras podem não se dar muito bem com esse tipo de trabalho. Isso porque o corte do laser é quente e pode marcar a borda do papel. Além disso, é algo que vai encarecer o convite de casamento – diferentemente da renda, que já vem pronta para uso.

convite de casamento com renda
Foto: Andorinha Papelaria Criativa

Convite de casamento com renda: passo a passo

O Do It Yourself (DIY – Faça Você Mesmo) é uma opção para os noivos que desejam diminuir o custo dos preparativos ou aproveitar melhor a fase, deixando o toque pessoal em todas as etapas. 

Seja para fazer convite de casamento com papel rendado ou em tecido, você vai precisar de envelope, tesoura, cola e rolo de renda para convite. Caso queira um toque a mais, pérolas e fita de cetim são bons aliados.

Veja mais inspirações de convite de casamento com renda no nosso perfil no Pinterest 
</>

Tags da matéria

Comentários