Revista

Macramê | 5 ideias para usar a tendência em seu casamento

Macramê é uma técnica de tecelagem feita com nós e que tem o poder de trazer um toque rústico e romântico para a sua festa

A técnica de tecer fios é milenar. “Surgiu ainda na pré-história quando o homem aprendeu a amarrar fibras para se agasalhar”, explica Tici Giovannetti, sócia-proprietária do Bohemian Village Decor. Entre as mais conhecidas, está o macramê.

A diferença dele para os outros estilos é que apenas os dedos são usados para a fabricação, dispensando agulhas ou qualquer ferramenta.

No universo dos casamentos, o macramê leva um ar rústico e romântico para a decoração. E isso tem tudo para combinar com festas na praia e no campo.

cerimônia-com-backdrop-de-macramê

Foto: Elizabeth Wells Photography

O que você precisa saber sobre macramê

Apesar de ser um tipo de arte pré-histórica, o macramê se tornou mais popular nas décadas de 1960 e 1970. “Foi uma verdadeira febre nesse período porque tinha muito a ver com a naturalidade do movimento hippie”, comenta Tici.

Por falar em naturalidade, essa é a maior característica do estilo de tecelagem. Ele é feito à base de nós e com as mãos. “O resultado forma cruzamentos geométricos, franjas e padrões”, diz a especialista.

Na hora de criar, é possível usar cordões, fios, cordas e tem até como fazer macramê com barbante. O importante é que a linha seja grossa. “Quando o assunto é macramê, o material escolhido influenciará diretamente na estética da obra final”, ressalta Tici.

trabalho-de-macramê-em-buquê

Foto: Haley Rynn Ringo Photography

Macramê no casamento

De acordo com Tici, o macramê combina perfeitamente com a decoração para casamento ao ar livre. Também tem tudo a ver com os estilos boho, vintage, folk e rústico.

“Porém, assim como vemos a combinação de dois ou mais estilos na decoração, o macramê também é uma peça versátil. Ele não necessariamente se prende a um determinado estilo, mas, sim, à essência do casal, do casamento e das combinações estéticas que surgirem dentro do processo criativo”, afirma a profissional do Bohemian Village Decor.

Uma prova disso é que dá para usá-lo em um casamento noturno. “Fizemos uma cerimônia em que a avó da noiva fez o chupá com macramê. Por mais que tenha destoado do resto da decoração, ficou bem bonito. Sem contar o valor sentimental que a peça tinha”, lembra Gustavo Dudzeviciene, head designer da M.Fiori.

backdrop-de-macramê

Foto: Priscila Valentina

5 ideias para incluir o macramê no casamento

Os nós de macramê podem ser usados de diferentes formas no casamento. Aqui, separamos cinco ideias para lá de legais se você quer adotar o material. Confira!

1. Backdrop da cerimônia

Que tal personalizar o plano de fundo da cerimônia? Uma das inspirações de backdrop para arrasar na decoração do casamento é usar o macramê. O material romântico tem tudo para deixar o altar ainda mais bonito.

cerimônia-com-backdrop-de-macramê

Foto: Studio Castillero

2. Mesa e cadeiras dos convidados

Aqui, é possível usar o macramê de duas formas: para decorar os encostos das cadeiras ou disposto no centro da mesa, como uma espécie de toalha. Independentemente da escolha, o material dará um toque rústico e descontraído à decoração da festa.

trabalho-de-macramê-em-cadeiras

Foto: Carol Oliva Phography

3. Pendentes na decoração do salão

Você pode usar o macramê em vasos como decoração aérea para casamentos. Outra ideia é decorar a lona que cobrirá o espaço da festa. “Além de ficar bonito, protege os convidados do sol, caso o evento seja diurno”, ressalta Vanessa Figueiredo, também head designer da M.Fiori.

decoração-aérea-com-macramê

Foto: Lara Hotz

4. Mesa do bolo

Os diversos pontos de macramê podem ser utilizados para dar charme à mesa de bolo. Dá para usar o material na decoração do cenário ou até mesmo no doce. Sim, é tendência colocar o bordado na delícia!

bolo-de-casamento-com-macramê

Foto: Lets Frolic Together

5. Look das madrinhas

Muito além da decoração, você pode trazer o macramê para os vestidos das madrinhas. “Fica especialmente bonito em casamentos na praia”, garante Vanessa. Caso você ache que pode ficar um pouco exagerado ou tem medo de não agradar todas as amigas, vale trazer o material em detalhes, como o buquê.

buquê-feito-com-macramê

Foto: Dawn Honsky Photography

Macramê colorido?

É bem mais comum encontrar o macramê em sua cor natural, que é uma espécie de bege ou cru. Porém, é possível colorir o material para adequá-lo à decoração do seu casamento.

“Ao usar tons mais claros ou mesmo o cru, o resultado é rústico e bem artesanal. Já as cores dão um toque de irreverência e arrojo aos ambientes, por vezes deixando a decoração com uma linguagem mais hippie”, revela Tici.

A dica de ouro é escolher a tonalidade de acordo com o clima que você deseja passar para a festa.

macramê-colorido

Foto: Aly Carroll Photography

Cuidados!

Como tudo em um casamento, é necessário tomar cuidado para não ficar com uma decoração exagerada. “O macramê é uma peça que tem identidade visual muito forte. Então, é interessante observar para não ficar caricato. Use apenas como um toque em pontos da festa”, alerta Gustavo.

Também é importante cuidar do transporte e armazenamento da peça, para preservar os nós e a estrutura. “Tão importante quanto são os cuidados com a limpeza. Você não deve usar máquinas de lavar e tampouco produtos que possam danificar o material”, conclui Tici.

backdrop-de-macramê

Foto: M2 Photography

Veja mais inspirações de decorações no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019