Revista

Casamento rústico simples | 50 decorações para se inspirar

Apostar em tons terrosos e enfeites mais naturais é uma ótima maneira de criar uma decoração para casamento rústico simples e acolhedora

O contato com a natureza e a intimidade com os convidados são fatores que tornam um casamento rústico simples especial. Uma maneira de deixá-lo ainda mais caloroso e receptivo é por meio da decoração. Nessas festas bucólicas, é necessário encontrar um equilíbrio entre os enfeites e o local da celebração, para não exagerar e fugir do tema.

casamento rústico simples

Foto: @kristinsweeting

Decoração de casamento rústico simples

• Local do casamento

Antes de pensar na decoração para um casamento rústico simples, os noivos precisam selecionar o local da festa. Isso é muito importante porque impactará na escolha dos enfeites e detalhes da décor. “As melhores opções para a cerimônia são, sem dúvidas, fazendas, chácaras, celeiros e ambientes ao ar livre”, comenta Tici Giovannetti, sócia-proprietária do Bohemian Village Decor. Dessa forma, o lugar irá complementar a proposta da decoração simples e delicada.

casamento rústico simples

Foto: @jesswitheyphoto

• Melhores cores para a celebração

Como o casamento rústico simples costuma se passar em meio à natureza, os tons quentes e neutros são os queridinhos para as festividades. “Aqui, é possível investir em bege, além de nuances de marrom e verde”, diz Tici. Entretanto, a melhor ideia é escolher a paleta de cores de acordo com a personalidade do casal.

Outra cor que casa muito bem com a decoração de casamento rústico chique é o laranja. Quando misturada com peças de barro, palha e enfeites de madeira, essa tonalidade traz personalidade e vivacidade para o ambiente. Além de combinar muito bem com festas em celeiro, fazenda ou chácara.

Os casais que preferem algo mais tradicional podem abusar do branco. Quando combinado ao verde da natureza, essa tonalidade traz uma leveza para o ambiente. Além disso, é possível misturar essa cor neutra com enfeites coloridos, para dar um charme. Vasos e detalhes em azul ou mostarda são uma ótima maneira de dar mais vida à decoração de casamento rústico simples.

casamento rústico simples

Foto: @peppermintpres

• Flores e plantas para casamento rústico

Após selecionar a paleta de cores do casamento rústico simples, os noivos devem escolher as flores e as folhagens que serão utilizadas na decoração. Como está muito ligada à natureza, a décor permite brincar com diversas espécies da flora. “Acredito que além do estilo da festa, o que mais guiará essa decisão é a soma da características do próprio casal com a da decoradora”, revela Tici.

Portanto, se os noivos optarem por uma pegada mais romântica, eles podem usar mais as folhas do campo. “Já se eles decidirem ousar mais, o casal pode optar por uma folhagem mais dura, como copo de leite ou uma costela-de-adão”, comenta Luiza Ceridono, sócia da Bothanica Paulista. Assim, é possível combinar o estilo dos donos da festa com a decoração, sem tirar a naturalidade e leveza do casamento rústico simples.

casamento rústico simples

Foto: @jesuscaballero_wdp

• Enfeites e mobília do casamento rústico

No casamento rústico simples, o ideal é usar mobílias mais naturais possíveis, que harmonizem com o ambiente. “Os móveis da decoração podem seguir uma linha mais caseira, como sofás e pufes que tragam uma sensação de conforto e aconchego”, afirma Luiza. “O casal também pode abusar de itens de madeira e fibra, que combinam com o ambiente campestre, e devem fugir dos objetos de acrílico que são muito ‘sintéticos’ para a ocasião.”

Além de buscar elementos mais naturais para compor a decoração, os noivos podem usar enfeites diferentes para trazer uma cara mais única para sua cerimônia. Para a decoração rústica de casamento, o faça você mesmo é uma maneira muito legal de inovar. “Os itens DIY agregam mais charme e originalidade à décor e conectam o casal com a construção da festa”, revela Tici.

Os noivos podem preparar tanto as lembrancinhas do casamento rústico simples, quanto itens que farão parte da decoração das mesas. Algumas sugestões de faça você mesmo para fugir do tradicional são vasinhos estilizados, varal de fotografias, árvore da família e centros de mesa de convidados.

casamento rústico simples

Foto: @magdalenastudios

• Casamento rústico: mesa de bolo

A mesa dos doces é um ponto com grande destaque na decoração. No casamento rústico simples, a sugestão é utilizar enfeites, como palhas, e detalhes em tons terrosos. Tudo para criar uma composição bem chique. Além disso, “os noivos não podem esquecer de casar a décor da mesa com os recipientes dos docinhos e com o próprio bolo”, comenta Luiza.

“Não adianta fazer uma mesa toda rústica e combiná-la com um bolo clássico cheio de flores românticas”, complementa Luiza. Por isso, o casal deve se preocupar com a harmonia dos itens. O essencial é seguir o estilo mais natural possível e usar as mesmas tonalidades tanto na decoração da mesa de bolo, quanto na própria cerimônia.

casamento rústico simples

Foto: @cheersbabephoto

• Decoração para casamento rústico: noite x dia

A maior diferença entre a decoração rústica casamento de dia e a noturna é a iluminação. Quando as festas são realizadas pela manhã e tarde, os noivos não precisam se preocupar tanto com isso. “Em cerimônias diurnas, é possível dar mais atenção aos detalhes e em tentar imprimir a essência do casal em cada pedaço da decoração”, aponta Tici.

Já na decoração para casamento rústico simples à noite, o casal precisa se atentar a deixar o ambiente bem iluminado. Como as festas costumam ser em fazendas e chácaras, às vezes, a luz no local não é o suficiente. Uma maneira de clarear o lugar e deixá-lo mais aconchegante é por meio de velas ou varais de lâmpadas. “O casal pode usar diferentes tipos de castiçais e candelabros ou até mesmo garrafas com velas derretidas dentro, que combinam bem com o tema da festa”, conta Luiza.

casamento rústico simples

Foto: @7f.lodge_

50 inspirações para casamento rústico simples

Charmoso e íntimo, o casamento rústico simples é uma ótima opção para casais que gostam de estar em contato com a natureza. Aqui, você confere 50 fotos de decorações diferentes em festas bucólicas para se inspirar.

 

Veja mais decorações inspiradoras no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Beatriz Ceschim

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo, Beatriz Ceschim é viciada em clássicos. Ela sonha em ter um casamento no exterior, que seja simples e elegante. Mas, para animar a festa, não pode faltar uma boa trilha sonora, regada a canções de musicais da Broadway e filmes antigos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020