Pinterest como usar as imagens
Pinterest/ Reprodução

 

Diga se não é verdade: basta a gente começar a sonhar com o casamento para adquirir a gostosa mania de colecionar referências ligadas a esse tema, não é mesmo? Mas recortar imagens de revista e colar num caderninho de ideias para casamento é coisa do passado. Hoje, as noivas podem contar com a ajuda da tecnologia. Descubra como usar o Pinterest para organizar o casamento e tornar essa tarefa ainda mais gostosa, rica e divertida.

Ideias para casamento: entenda porque o Pinterest é uma ferramenta super útil!

O Pinterest é uma plataforma de compartilhamento de imagens riquíssima em referências. Só de ideias ligadas ao casamento a rede conta com mais de 3 bilhões (isso mesmo!) de inspirações para todos os gostos. Por isso, a ferramenta se tornou tão popular no mundo entre as noivas.

Segundo Bruna Toni, community manager do Pinterest Brasil, a plataforma é útil para os casais que desejam organizar um casamento. Ela oferece não só ideias  populares no Brasil, mas revela também o que é tendência em outros países. Há desde lojas de vestidos até confeitarias e locais para a festas. O que há de mais específico nessa área está ali, a um clique.

A rede funciona como o velho quadro de cortiça ou de metal, onde a gente costumava fixar as imagens que mais gostava. “Os noivos podem mostrar os Pins que salvaram em seus murais para a equipe que os ajudará a trazer suas ideias favoritas para a vida real”, revela a executiva. “Eles também podem manter os murais secretos para surpreender os convidados”, dá a dica.

Ideias para absolutamente tudo!

Keila Mayara de Oliveira, que se casou em junho do ano passado, conta que as referências que viu na internet foram muito importantes para ela se atualizar e saber como tudo pode ser organizado. “Eu fiz muitas pesquisas e me orientei sobre os mais diversos itens. Encontrei ali desde as ideias para o vestido de noiva, que mandei fazer sob medida, até as inspirações para o penteado, maquiagem e até do porta-guardanapo”, comenta.

Já Tais Juliana Bergoce da Costa, que está de casamento programado para 2019, lembra que a plataforma é muito inspiradora, mas é preciso saber extrair ideias dentro do que o orçamento do casal permite. “É gostoso pesquisar, ver e sonhar, mas é preciso fica ligada na realidade e ver o que realmente cabe no planejamento financeiro”, diz.

Pinterest como salvar imagem de vestido
Pinterest/ Reprodução

 

Veja mais: Planejamento financeiro, 8 dicas incríveis para o casamento

Como aproveitar melhor o Pinterest para organizar o casamento?

Para quem ainda não experimentou, vale saber que a rede social funciona da seguinte forma: você cria painéis (os chamados de boards), escolhe suas imagens preferidas e “pina” essas fotos, ou seja, fixa cada uma delas com o botão “Pint It”, que funciona como se fosse a tachinha ou imã dos quadros reais. Desse modo, é possível guardar essas referências ou compartilhá-las com as pessoas que seguem o seu perfil. Seguindo outros usuários da rede, você tem acesso aos boards deles e a outras inspirações.

Segundo Bruna, não há um jeito correto de planejar um casamento e as pessoas costumam acessar o Pinterest para descobrir ideias e personalizar o Grande Dia, seja uma cerimônia pequena ou grande. Mas há um mecanismo que pode facilitar muito a vida dos noivos. Recentemente, a plataforma lançou um recurso novo que permite a criação de múltiplas subpastas dentro de uma mesma pasta.

“Esse sistema facilita as buscas pelas ideias salvas quando os usuários quiserem experimentá-las. Por exemplo, se você tem vários murais de ideias de casamento, agora você pode criar apenas um mural com subpastas para decoração, bolo, flores e mais”, explica a executiva.

Gostou da ideia e quer aproveitar para organizar seu casamento usando o Pinterest? Então confira o passo-a-passo!

1. Crie a sua conta

O primeiro passo é acessar o endereço na internet www.pinterest.com e criar o seu perfil. Na página inicial você pode escolher entre criar uma conta do zero ou logar usando o perfil que você já tem no Facebook. Para usar o perfil do Facebook, basta clicar no ícone da rede e colocar seu login e senha de acesso.

Se desejar começar do zero, preencha os dados solicitados para criação do seu perfil – nome de usuário, e-mail, senha, nome, sobrenome e sexo. A seguir, uma mensagem de confirmação será enviada para o endereço de e-mail informado no cadastro. Abra a mensagem e siga as orientações para entrar no Pinterest e começar a ‘pinar’.

Pinterest como criar o album
Pinteresr/ Reprodução

2. Abra os painéis

No canto superior direito que aparece na sua tela, clique no seu nome e, automaticamente, você será redirecionado para os painéis. Eles podem ser públicos, vistos por todo mundo, ou privados. Para manter tudo guardado, lembre-se de clicar no botão “secreta”, que aparece logo abaixo do campo aonde você digitará o nome da pasta. É interessante manter uma para cada tema da sua preferência, se modo que seja fácil acessar as inspirações.

Não se preocupe porque a partir desses primeiros temas que você selecionar, o próprio Pinterest vai se encarregar de apresentar um feed com diversas imagens relacionadas àquilo que você demonstrou ter interesse. E é aí que a interação começa a ficar cada vez mais interessante!

Pinterest como abrir os painéis
Pinterest/ Reprodução

3. Organize as pastas

Aqui é que mora o segredo da organização de um casamento no Pinterest: nos painéis. Sabendo como montar uma pasta de inspirações para o seu casamento no Pinterest, você terá como comparar e decidir com mais segurança o que deseja para o seu casamento.

Os painéis funcionam como gavetas. Você pode separar cada uma delas para um dos principais itens do check list do casamento, tais como vestido, decoração, convites, lembrancinhas e lua de mel, por exemplo. Em cada um deles é possível criar subdivisões como, por exemplo, em decoração ter uma área específica para os arranjos de flores, outra para o bolo, e por aí vai.

Pinterest como criar as pastas
Pinterest/ Reprodução

4. Como pinar

Pinar é bem simples. Para adicionar referências aos seus painéis basta clicar em uma imagem para maximizá-la e clicar no botão “Salvar”, que fica no canto superior direito de cada imagem. É possível re-pinar posts de outras pessoas ou pinar itens novos.

Pinterest como pinar uma imagem
Pinterest/ Reprodução

5. Ampliando as buscas e interagindo

Caso deseje pesquisar referências mais específicas, você pode fazer uma busca por palavra-chave direto na caixa que fica no canto superior esquerdo da tela. Já quando estiver navegando na internet e se deparar uma imagem que queira guardar, passe o mouse sobre o conteúdo para ver se há opções para re-pinar.

Pinterest como fazer busca de imagem
Pinterest/ Reprodução

6. Mantenha o foco e não se perca

É fácil a gente se perder entre as milhares de imagens lindas de casamentos, por isso é fundamental manter o foco. Se decidiu fazer um casamento tradicional, por que guardar imagens super produzidas de casamento na praia? Resista à tentação de pinar só porque achou bonito. Antes, reflita se aquilo tem a ver com o tipo de casamento que você deseja realizar.

Pinterest como manter o foco do que procurar
Pinterest/ Reprodução

7. Compartilhe as ideias com os seus fornecedores

Nem sempre a gente consegue explicar uma ideia que está na nossa cabeça, ainda mais se tratando de algo que ainda será feito. Nesse sentido, o Pinterest é uma ajuda de ouro! Ele pode te ajudar a encontrar o tom que deseja para as flores do buquê, ou o formato dos arranjos de mesa. E até o detalhe do decote do vestido. Separe as ideias mais próximas do que você almeja e compartilhe o conteúdo com os seus fornecedores. Assim será mais fácil deles interpretarem o seu desejo.

Pinterest como usar pasta para mostra para fornecedor
Pinterest/ Reprodução

8. Sonhe, mas mantenha os pés no chão para realizar

Ah, se o mundo real fosse lindo com o Pinterest… realmente são muito encantadoras as imagens que colhemos ali. Mas é preciso manter os pés no chão e saber o que, de fato, é possível realizar e o que é apenas um sonho. Os casais que transformam uma referência em um objetivo a ser perseguido podem acabar se frustrando. Já aqueles que usam as imagens apenas como ponto de partida e inspiração tendem a colher resultados surpreendentes.

Pinterest como inspirar e manter os pés no chão
Pinterest/ iCasei
Tags da matéria

Comentários