Na contramão das festas luxuosas, os noivos que adotam a linha rústica procuram por uma celebração descontraída e aconchegante – sem perder o requinte, claro. E quando o assunto é mesa de casamento rústico, a dica é compor a decoração com materiais mais naturais e evitar elementos como cristal e prataria.

decoração-de-mesa-de-casamento-rústico
Foto: SmartPic Fotografia/Somos Dê.Coração

 

Características do rústico

O casamento de estilo rústico tende a ter uma decoração desconstruída e rica em detalhes charmosos. De acordo com Emily Sousa, wedding designer e sócia-proprietária da Somos Dê.Coração, a festa típica nesse estilo usa elementos orgânicos, como madeira, palha e corda, além de cerâmicas rústicas, flores plantadas ou arranjos soltos, e bastante folhagem.

“Para trazer harmonia entre todos esses elementos, trabalhamos com tecidos, macramês e crochês”, ressalta a especialista.

Em relação à paleta de cores, não há restrições. “Vamos do branco e verde aos pastéis ou supercoloridos. O importante é sempre ponderar o uso de tons que se combinem e tenham um efeito bonito”, garante Emily.

decoração-de-mesa-de-casamento-rústico
Foto: Helson Gomes Fotografia/Bothanica Paulista

 

Vale ressaltar que, dentro desse contexto, existem alguns materiais que devem ser evitados. “A decoração de casamento rústico é inversa à clássica. Peças prateadas ou douradas, com brilho, castiçais e lustres em cristal, espelhos, arranjos redondos e mesa de bolo simétrica sempre remetem ao tradicional”, comenta a profissional.

Quem fizer questão de usar elementos como esses na decoração deve contar com a expertise do profissional contratado para trazer harmonia. “É preciso atenção para não acabar descaracterizando ambos os estilos”, alerta Emily.

decoração-de-mesa-de-casamento-rústico
Foto: Lauren Fair Photography

 

Dia x Noite

Os elementos que serão usados na festa de casamento rústica podem mudar de acordo com o horário.

Uma das dicas incríveis para decoração para casamento rústico à noite é apostar em velas. “Com certeza, são um ponto importante”, revela Luiza Ceridono, sócia da Bothanica Paulista. “Elas dão um supercharme e têm tudo a ver com a pegada do rústico. Durante o dia, infelizmente, não faz sentido usá-las”, completa.

Para as cerimônias diurnas ou que começam à tarde e continuam noite adentro, recomenda-se usar bem a luz natural. “É necessário se preparar para essa transição, usando detalhes ricos vistos à luz do dia e apostando em uma iluminação decorativa para realçar o ambiente ao cair da noite”, diz Vanessa Akinaga, também wedding designer e sócia-proprietária da Somos Dê.Coração.

Em relação a acessórios e mobiliário, eles podem facilmente transitar entre os horários. “Palha e barro são mais relacionados com o casamento diurno, mas ficam superbacanas se bem colocados à noite. Já os metálicos, que são mais noturnos, podem dar um toque glamoroso e descolado em uma festa diurna”, aponta Luiza.

decoração-de-mesa-de-casamento-rústico
Foto: Ashley Cox Photography

 

Dicas para a decoração de mesa de casamento rústico

Dois detalhes chamam mais atenção na decoração de casamento: a mesa do bolo e os arranjos rústicos para mesa de convidados. Aqui, você encontra dicas e inspirações para ambos os ambientes. Confira!

• Mesa do bolo e doces

Para a decoração da mesa de casamento rústico, você pode aproveitar a beleza da madeira ou utilizar uma toalha leve. “Fica lindo usar um pano de renda não muito trabalhado para dar um contraponto ao rústico das peças”, conta a cenógrafa de festas Renata Chapchap.

Por falar nos acessórios, a especialista recomenda apostar em modelos em ferro, como castiçais, e peças com base de porcelana para os arranjos florais. “Verde e vinho, por exemplo, são boas cores para usar nos detalhes”, afirma.

Já Vanessa lembra que essa parte da decoração deve ressaltar a personalidade dos noivos. “É importante que os elementos tornem a mesa do bolo pessoal. Os detalhes devem ser ponderados com o casal. Por exemplo, se gostam de livros antigos, caixotes, bolachas de madeira… Também é interessante trazer as flores que eles mais gostam”, diz.

decoração-de-mesa-de-casamento-rústico
Foto: SmartPic Fotografia/Somos Dê.Coração

 

• Mesa dos convidados

Geralmente, a mesa de casamento rústico dos convidados dispensa toalhas. “A madeira tem força e imponência. Adoramos combiná-la com sousplat de rattan ou sousplat de crochê. Fica muito charmoso”, destaca Vanessa.

Para os arranjos, Luiza alerta que é obrigatório dispensar as opções altas. “Elas atrapalham a visão e a conversa dos convidados”, revela a profissional da Bothanica Paulista.

Em relação às cores das flores, o ideal é seguir a paleta escolhida para toda a decoração de casamento. As espécies vão depender da estação do ano e do gosto dos noivos. Luiza, entretanto, dá uma dica para os casais mais ousados: folhagens e sementes exóticas. “Acho que fica elegante e sai do óbvio.”

decoração-de-mesa-de-casamento-rústico
Foto: SmartPic Fotografia/Somos Dê.Coração

 

Decoração rústica de casamento: faça-você-mesmo

Se você busca um casamento rústico econômico, uma  boa saída pode ser fazer o seu próprio arranjo de centro para a mesa de convidados.

Emily explica que uma boa ideia é usar vidros de palmito, perfeitos para uma decoração de casamento rústica, simples e barata. Isso porque você só precisa de potes, fitas decorativas e cola quente.

“Limpe e deixe os vidros secarem. Depois, meça a circunferência do pote, corte a fita e fixe ao redor com a cola quente. Retire a rebarba da cola e, tchanam! Está pronto seu arranjo decorado. Agora, é só colocar água, folhas e flores de sua preferência”, ensina a wedding designer da Somos Dê.Coração.

A dica também pode ser aproveitada por quem gosta de trabalhos manuais e quer deixar sua marca em cada detalhe da festa, incluindo a mesa de casamento rústico. E mais: é uma boa para quem conhece a família e sabe que tem parente que adora levar o centro de mesa para casa como lembrancinha!

mesa de casamento rústico
Terrário Cilíndrico Transparente – Disponível no iCasei Shop por R$ 174,85 (Foto: Divulgação)

 

Veja mais mesas inspiradoras no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários