Velas, peças em vidro e detalhes em madeira são algumas das opções para compor a decoração de mesa de casamento. Além dos tradicionais vasos com flores, o centro pode também pode receber itens pessoais do casal para deixar a festa personalizada e ainda mais à cara deles.

Foto: Bothanica Paulista/Roberto Tamer

 

Como deve ser o centro de mesa na decoração?

Os detalhes presentes no centro da mesa dos convidados e dos bolos e doces devem conversar entre si. Porém, não precisam ser iguais. Essa é uma das recomendações da empresa de decoração Madame Fiori. Além das flores escolhidas para a mesa de doces e bolos, livros em miniatura e gaiolinhas com velas podem compor o centro de forma criativa.

A empresa especialista afirma que é importante as opções integrarem-se ao estilo da festa como um todo. E explica também que o modo com que o ambiente é preparado, incluindo a decoração de mesa de casamento, pode indicar o tom e ritmo da cerimônia.

“Uma das dicas é usar uma paleta de cores mais ampla. Nesse sentido, cada mesa pode ter detalhes em diferentes tons. Não necessariamente todas precisam ter as mesmas cores e tipos de centro”, afirma Luiza Ceridono da Bothanica Paulista.

Um exemplo nesse contexto é montar um arranjo com dois dos tipos de flores da decoração, aliado a peças em metal ou madeira. Além disso, o cardápio pode ter um papel duplo na ocasião. Ele pode não só informar o menu da noite, mas ser trabalhado como peça decorativa.

O papel possibilita gravar imagens que tenham uma relação com a festa ou mesmo com o casal. Essas peças também não precisam ser todas padronizadas. Para eventos menos tradicionais, é possível pensar em três ou quatro modelos, de acordo com o restante do itens presentes na mesa.

Foto: Bothanica Paulista/Duo Borgatto

 

Decoração de mesa de casamento clássico e tradicional

No cenário clássico, a Madame Fiori recomenda manter a alternância entre arranjos altos e baixos. As decoradoras da empresa explicam que uma festa com 200 convidados possibilita quatro tipos diferentes de arranjos. Dessa forma, dois deles serão mais presentes na altura e os outros menores.

“Recomendo também fazer uma alternância entre texturas. É possível usar sementes em arranjos de mesa ou velas, que surpreendem os convidados e são superclássicas”, conta Luiza. A mistura de flores, mantendo o tradicional formato redondo, também é uma opção para o contexto.

Aposte nos materiais espelhados

Materiais espelhados combinam com o glamour da noite, por exemplo. Dessa forma, pensar numa composição de mesa que conte com velas, vasos em metal e flores nobres sobre um centro de mesa em espelho podem trazer requinte à decoração de forma diferente e manter-se dentro do estilo tradicional.

Velas e castiçais

Ainda nesse contexto, a Madame Fiori reforça o uso das velas associadas aos castiçais. O acessório pode ser em prata ou dourado, unitário ou em trio. É um detalhe que pode remeter à tradição, mas também ser suavizado com peças em cristal para compor a decoração de mesa de casamento dos convidados.

Tons de verde

O verde também pode estar presente nos detalhes do clássico ou tradicional. Entre as folhagens para decoração de mesa de casamento simples ou sofisticada, a empresa especialista recomenda as folhas de eucalipto. “Flores plantadas também estão em alta. As orquídeas, por exemplo, ficam bem para a mesa de doces”, comenta Luiza.

Foto: Madame Fiori

 

Decoração de mesa de casamento rústico

Se o clássico e tradicional acaba restringindo os noivos quanto às escolhas para os detalhes de mesa dos convidados e do bolo, o estilo rústico conta com inúmeras possibilidades. “É o que costumo chamar de mistura entre os estilos. Nesse contexto, é possível trazer uma peça clássica junto com outra moderna”, explica Luiza.

Dentro do estilo rústico, é possível construir um centro de mesa para casamento simples e barato, ou até com elementos mais caros. “Flores plantadas são uma tendência. Dentre as opções naturais, as suculentas quase sempre estão na decoração de casamento rústico”, aponta a decoradora da Bothanica Paulista.

decoração de mesa de casamento
Foto: Kevin Le Vu Photography

Elementos orgânicos

Na mesma linha que Luiza, a Madame Fiori lembra dos arranjos orgânicos. De acordo com especialistas da empresa, a opção está super em em alta e traz a sensação de que as flores e folhas brotam da mesa.

Entre as duas possibilidades dadas pelas especialistas, as opções são inúmeras. É possível fazer um mix de flores nobres e folhagens simples.

Para fugir do vasos tradicionais, encaixar o arranjo em mini caixinhas de madeira dão um toque rústico e romântico à decoração. A composição pode receber também cestinhas em metal, em branco ou creme, com velas acesas dentro.

Troncos de madeira

Outra opção é usar troncos de madeira, aliados a vasinhos de vidro e velas como centro de mesa para casamento simples e barato. A composição cai bem no estilo rústico e está entre as recomendações tanto da Bothanica Paulista quanto da Madame Fiori.

decoração de mesa de casamento
Foto: Studio Something

Toque pessoal para quem quer sair do comum

Ambas as empresas de decoração concordam quando o tema é trazer a presença dos noivos para os detalhes do Grande Dia. A Madame Fiori acredita que colocar algo do cotidiano do casal é o caminho para deixar o evento a cara dos noivos.

Tons e cores podem cumprir esse papel. Entretanto, flores e folhagens preferidas do noivo ou da noiva também podem ajudar. “É legal pensar em algo que marque o casal perante os convidados. Estampas em vasos, detalhes de uma viagem e até mesmo algo que lembre seus bichinhos de estimação pode ser incluído na decoração.”

Os terrários e suculentas

Aos casais conectados com a natureza, ter o seu próprio jardim em miniatura pode representar muito sobre eles mesmos. Essas peças recebem o nome de terrários e podem compor tanto a decoração de mesa de bolo de casamento simples e barata, ou o espaço do jantar, de forma mais sofisticada.

“O terrário é uma peça que cabe nos dois estilos, mas acaba tendo mais saída em casamentos rústicos. O que muda é o material utilizado”, explica Luiza. Estrutura em cristal e metal é indicada para o clássico. Já as bases em madeira ou cerâmica são para o rústico.

As plantas mais comuns para compor o terrário são as suculentas e os cactos. Para a decoração de mesa de casamento, flores podem ser incluídas na peça e dar um toque mais romântico ao momento.

decoração-de-mesa-de-casamento-com-terrários
Foto: AJ Dunlap Photography

 

Fotos e plaquinhas no centro de mesa

Trazer a identidade do casal para a festa de casamento é algo que pode marcar ainda mais o evento perante os convidados. A decoração de centro de mesa pode ser um espaço propício para isso e uma oportunidade de inovar no evento.

Se o casal for daqueles que adoram fotos e registram praticamente todos os momentos com os amigos e familiares, uma opção é incluir na decoração de mesa de casamento imagens com os convidados. Elas pode ser no estilo polaroide e apoiadas em um mini quadro em MDF.

O material também pode estar presente em composições de plaquinhas e arranjos de flores. Cada centro de mesa pode ter uma mensagem diferente aos convidados. As referências aos noivos sobre o que escrever podem vir de filmes e séries, livros ou músicas.

Outra sugestão é usar garrafinhas de vidro como vaso de flores. Entretanto, em invés de colocar apenas água, é possível encher de frutas – seja as preferidas dos noivos ou as que combinem com as cores da mesa.

decoração-de-mesa-de-casamento-com-fotos
Foto: Katch Studios

 

Veja mais inspirações de decoração de casamento no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários