Simplicidade não é sinônimo de algo sem graça. Uma decoração de mesa de casamento simples pode, sim, ser charmosa e ressaltar a personalidade dos noivos. Até porque não é necessário ter muitos elementos para criar um design bonito e poderoso.

Uma série de dicas pode ajudá-la a acertar em cheio na decoração da festa, além de descobrir tendências para ficar de olho.

noivo-se-beijam-em-frente-a-mesa-de-bolo
Foto: Divulgação/Cacá & Caká Arquitetura de Eventos

 

Decoração de mesa simples sem perder o charme

Na hora de planejar um casamento simples, a noiva deve pensar na festa como um todo. Isso porque tudo precisa conversar entre si, desde o convite até a mesa dos convidados. Para economizar tempo e custos, uma boa dica é seguir um tema de cores que será adotado como base.

A cor do ano, a Ultra Violet Pantone 2018, por exemplo, pode ser usada com classe e elegância. Mas é o rosa que continua sendo a tonalidade favorita das noivas.

“Cerca de 80% das nossas clientes escolhem essa cor. E pode ser desde o rosa claro até o pink, ou mesmo uma mescla de vários tons”, comenta Cacá Porto, sócia da Cacá & Caká Arquitetura de Eventos.

De acordo com a profissional, o rosa é uma boa tonalidade para usar na decoração em qualquer situação, já que existe uma gama bem grande de flores com essa cor. “Existem até mais flores rosas do que brancas. E mais: é um tom que nunca sai de moda”, afirma a especialista.

A decoração de casamento simples branca e vermelha é outro clássico que as noivas podem apostar. O problema é que, como o vermelho é uma cor de muita personalidade, o design pode ficar exagerado. “Para equilibrar, use bastante mobiliário de madeira. Outra dica é misturar cores metálicas. O cobre, inclusive, é última moda”, diz Cacá.

decoracao-rosa-e-azul-com-bem-casados-e-itens-significativos-para-os-noivos
Foto: Divulgação/Helô Távora

 

Casamento diurno x Casamento noturno

O período em que a cerimônia irá acontecer tem grande peso na decoração de mesa de casamento simples. Isso porque, no casamento ao ar livre, os profissionais trabalham com a iluminação natural.

“Dizer ‘sim’ ao pôr do sol é tudo para alguns noivos. E também para nós, pois não precisamos trabalhar com muito elementos para dar charme ao local”, revela Helô Távora, cenógrafa e decoradora.

Como as cerimônias diurnas tendem a ser realizadas no campo ou na praia, Helô afirma que a tendência é apostar em uma decoração orgânica. Isso é, usar a beleza natural do lugar. “Troncos, bambus e folhagens combinados com tecidos leves e fluídos são a chave para deixar a decoração de casamento simples e elegante”, comenta.

decoracao-de-mesa-dos-convidados-com-flores-plantadas
Foto: Divulgação/Cacá & Caká Arquitetura de Eventos

 

Uma boa pedida também é apostar em flores plantadas, como as orquídeas. “Ao contrário do que muita gente pensa, ela não é tão mais cara que as outras flores. Isso porque existem empresas que alugam as plantinhas”, conta Cacá.

“Nesse caso, o valor das orquídeas pode ser igual ao de um arranjo básico. Só que elas têm o bônus de trazer requinte e delicadeza à decoração”, completa.

Veja também: TOP 28 Ideias de Decoração para Casamento ao Ar Livre

Já nas cerimônias noturnas, que costumam acontecer em salões, a iluminação é o elemento mais importante. “Temos que trabalhar com um jogo de luzes para deixar o ambiente tão aconchegante quanto nas celebrações de dia”, diz Cacá.

Em relação às flores e aos tecidos, o casamento à noite é mais flexível. Aqui, quem manda é o gosto e o orçamento dos noivos.

Inspire-se com Cinco passos para acertar na decoração de casamento simples

decoracao-de-mesa-dos-convidados-noturna-com-iluminacao-e-flores-rosas
Foto: Style Me Pretty

 

Decoração de mesa de casamento simples para cada ambiente

Se você quer seguir um caminho seguro e não errar na decoração da sua festa, saiba que alguns detalhes podem garantir um design moderno e elegante. Confira algumas dicas para ter a decoração de casamento dos sonhos em cada ambiente.

decoracao-de-mesa-de-bolo-rosa-e-branca
Foto: Divulgação/Cacá & Caká Arquitetura de Eventos

 

  • Mesa para casamento civil

Seguindo a premissa de simplicidade, a decoração de mesa para casamento civil deve evitar muitos elementos. Isso porque o celebrante precisa de espaço para apoiar os documentos que devem ser assinados. E mais: é necessário ter lugar para os copos d’água e algum outro item de desejo dos noivos, como uma imagem religiosa.

“Para não deixar a decoração sem-graça, uma boa saída é encontrar um aparador que tenha uma prateleira. Assim, é possível decorar essa parte específica e o entorno do local”, conta Cacá. Outra dica é encontrar um móvel rústico e chique, como uma cômoda pequena, para servir como mesa de apoio.

Veja mais: Vestido para Casamento Civil

  • Mesa de bolo

Em relação à mesa de bolo de casamento simples, a tendência é a chamada decoração descentralizada. Isso é, o bolo está no meio, mas os objetos ao redor não são posicionados com simetria. “Usamos vários mobiliários diferentes, como baús, malas e mesinhas, para compor o local. Também recorremos a bastante cenografia de chão”, afirma Cacá.

De acordo com Helô, não há necessidade de colocar muitos elementos ao lado do bolo. “Vale mais a pena usar peças que tenham significado para os noivos e que possam contar a história do casal”, diz a especialista. “Também não é obrigatório ter vários arranjos. Um apenas, desde que seja imponente, é o suficiente”, complementa.

decoracao-de-mesa-de-bolo-assimetrica-com-moveis-em-madeira
Foto: Divulgação/Cacá & Caká Arquitetura de Eventos

Por falar em arranjos, as especialistas apontam que aqueles que usam apenas flores são mais caros. Para economizar, uma boa dica é pedir para o profissional misturar folhagens e sementes, como a aster, que é uma alternativa à chuva-de-prata. Assim, você terá uma decoração de festa de casamento simples e barata!

Por fim, é importante falar sobre os tecidos. Não é muito recomendável usar pano no cenário. Muito menos uma decoração de casamento simples com TNT. “Se sentir a necessidade de usar tecido, é importante apostar em algo mais leve e orgânico, como a renda ou o crochê”, indica Cacá.

  • Mesa de doces e bem-casados

Embora a mesa de doces e bem-casados esteja perdendo espaço e cada vez mais se unindo à cenografia do bolo, as noivas mais formigas ainda desejam um espaço reservado para as guloseimas.

Nesta decoração de mesa de casamento simples, o que reina são os arranjos baixos, que vão transformar os docinhos em protagonistas. E mais: nada de mantê-los todos juntos. A tendência da vez é espalhar os docinhos por todo o local.

Para as noivas que querem economizar, Cacá dá uma dica: não compre tantas forminhas. “Nem todos os doces precisam de papéis sofisticados. Veja no contrato a quantidade que você comprou e quantos vão para a mesa. Assim, você só compra as forminhas necessárias, evitando o desperdício”, recomenda a especialista.

decoracao-simples-de-mesa-de-doces
Foto: Tim Tab Studios/Style Me Pretty

 

  • Mesa dos convidados

O princípio número 1 na decoração de mesa de casamento dos convidados é: não atrapalhe a comunicação. Ou seja, não vale a pena usar arranjos grandes que obrigam as pessoas a se contorceram para conversar com quem está do outro lado.

Para ir além dos arranjos baixos, no entanto, é possível apostar em outros elementos menores e charmosos para decorar a mesa. Entre eles: combinação de pequenos vidros cada um com uma flor, velas, castiçais e até lanternas.

decorcao-simples-de-mesa-de-convidados-com-flores-brancas-e-velas
Foto: Divulgação/Helô Távora

 

Em relação ao tecido, a tendência hoje são as estampas. “Moramos em um país tropical. Nada como apostar em um desenho bem legal que combine com a cor que você escolheu como tema”, afirma Helô. Vale ressaltar, entretanto, que esse tipo de tecido combina mais com casamentos diurnos – embora nada impeça que sejam usados à noite.

Para garantir um casamento simples, barato e lindo, Cacá também afirma que não há necessidade de usar sousplat. “Além de ser um custo extra, você pode criar a expectativa de que ocorrerá um jantar – o que nem sempre é verdade”, afirma a especialista. “Uma mesa bem decorada com guardanapo enrolado e menu do dia é o suficiente”, conclui.

decoracao-de-mesa-de-convidados-com-garrafas-de-vidro-e-toalha-estampada
Foto: Divulgação/Cacá & Caká Arquitetura de Eventos
Tags da matéria