O uso de velas e luzinhas no casamento rústico proporcionam mais romantismo e delicadeza à festa. Sejam em varais ou sobre a mesa dos convidados, os itens podem ser usados durante o dia ou em eventos noturnos.

Também formam belos cenários para as fotos de recordação, tanto para os noivos quanto para os convidados.

Foto: Divulgação/Fatto Manu

 

Decoração de casamento rústico: simples ou sofisticada

Presença da natureza e peças em material bruto são característicos do casamento rústico. Madeira, folhagens e luz cenográfica dão um toque a mais à ocasião. Esse tipo de iluminação não é aquela principal do evento, mas, sim, a que incorpora a decoração e pode dar o tom da festa.

A decoradora Chris Ayrosa afirma que tons envelhecidos proporcionam aconchego aos convidados. “No caso das luzes, recomendo diminuir a temperatura para a cor que lembre um pôr do sol ou um pêssego. Elas dão naturalidade e lembram um ambiente residencial, que, por vezes, é a ideia do casamento rústico.”

Decoração de casamento rústico sofisticada

Agora, para quem procura por uma decoração de casamento rústico chique, Manu Niano, decoradora da empresa Fatto Manu, lembra da cor âmbar para o tom da iluminação cênica. “É um tom mais amarelado que também remete ao aconchego.”

Evite luzes branca

Seja em decoração de casamento simples ou sofisticado, com tema rústico, ambas as decoradoras não recomendam o uso de luzes brancas, com exceção do ambiente da mesa do bolo.

Segundo Manu, essa tonalidade pode aparecer para dar destaque aos arranjos de flores. “Esse tipo de luz deixa a cor mais bonita e fiel em fotos.”

Foto: Divulgação/Fatto Manu

 

5 ideias para incrementar a decoração

Cantinho do bolo, salão para a cerimônia e mesa dos convidados são espaços onde a luz cenográfica pode ser incorporada. Vela, varal com luzes e letreiros são alguns dos artifícios que podem ser usados para incrementar a decoração de casamento rústico.

1. Velas

Em um casamento rústico romântico, o uso de velas pode dar mais intensidade ao sentimento no ar. Manu aconselha utilizá-las em eventos no final da tarde. “Com a cerimônia por volta das 16h30, os convidados vão chegar ao espaço da festa já anoitecendo. Fica bacana incluir velas na mesas.”

Deixar esses itens espalhados por todo o espaço do evento, como em aparadores e mesa do bolo, também é a recomendação de Chris. Para a decoradora, reafirma o ar intimista do momento.

casamento rústico
Foto: Cristina G Photography

2. Cordão de luzes

Cerimônias em espaços verdes, durante à noite, podem contar com cordão de luzes redondas para compor a decoração. Diferentemente das que são em menor tamanho, o recomendado por Manu são aquelas em formato de bolinhas.

Chris acrescenta que galhos e folhas secas também caem bem. “Esses elementos fazem uma mistura do sofisticado com o rústico, mas deixando os convidados à vontade.”

casamento rústico
Foto: Simply K Studios

3. Letreiros

As palavras “Amor” e “Paz” costumam aparecer em letreiros iluminados em casamento rústico à noite. Para o contexto, Manu lembra que as iniciais dos noivos também podem compor a peça. E elas poderão ser incorporadas à decoração da casa nova posteriormente.

Geralmente feitas em MDF (material em madeira), as peças podem ser pintadas e até fazerem parte da decoração da festa de casamento.

Foto: Divulgação/Fatto Manu

 

4. Decoração de casamento com luzes de LED

Unir tecido à iluminação cenográfica é também uma opção na decoração de casamento rústico. Chris lembra das cortinas de LED, que podem fazer um fundo na mesas de doces ou próximo ao bolo.

“Recomendo optar pelas luzes que têm tom amarelado. Dá também para fazer um varal com fotos do casal intercaladas”, comenta a decoradora.

casamento rústico
Foto: Kari Bellamy

 

5. Tochas

Um casamento na praia conta com o clima de brisa do mar. Usar tochas na decoração ou no caminho entre os convidados até o altar pode combinar com a proposta da festa. Há opções com fogo vivo ou artificial.

Aqui, Chris lembra que é necessário ter um volume de luz forte, seja com fogo real ou artificial. “Para quem prefere a primeira opção, há produtos ecológicos que não causam danos ao meio ambiente ao serem queimados.”

casamento rústico
Foto: Kristen Weaver

 

Veja mais sobre iluminação para casamento rústico no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários