Vai casar entre os meses de setembro e dezembro, mas ainda não definiu a decoração? Que tal se inspirar nas paletas de cores para casamento na primavera?

Ok, sabemos que em primeiro lugar vem o gosto e personalidade dos noivos para a escolha dos elementos da festa, bem como o espaço onde acontecerá o evento.

No entanto, ter como referência algumas das cores da estação pode facilitar na hora de tomar a decisão – e até dá uma mãozinha para criar um ambiente mais adequado ao clima e para aproveitar as flores que estão em alta.

Veja  também: Casamento na Primavera | Dicas de decoração

paleta cores casamento primavera
Foto: When He Found Her

 

Pensando na combinação de cores e flores

Para a arquiteta e decoradora Naná Vitachi, é comum que a primavera seja associada a cores alegres e vibrantes, assim como o outono nos remete a tons mais fechados e escuros.

“Isso nada mais é do que a natureza nos inspirando. Pela minha influência principal vir do paisagismo, eu acredito muito na inspiração do ambiente. Na primavera, a grama fica verdinha, as plantas saem do período de hibernação e vemos muitas flores desabrochando. O colorido volta à cena. Então eu diria que o colorido de maneira geral seria a cartela de cores para a primavera”, comenta Naná.

Eric Riath, da empresa Madame Fiori, pontua que nessa estação há a possibilidade de ter diversas espécies de flores disponíveis.

“Algumas delas podemos encontrar o ano inteiro, mas também há aquelas que só costumam aparecer na sua melhor forma e cor na primavera. Para indicar uma cor específica de flores da primavera tudo dependerá do gosto dos noivos e do local do evento. Se o casamento ocorrer no campo, priorize tons mais coloridos e alegres. Se o local do evento for um ambiente fechado, dê preferência aos tons mais quentes ou românticos”, explica.

paleta cores casamento primavera
Foto: Nadia Hung Photography

 

Veja também: Decoração de casamento | Flores da primavera para a cidade, campo e praia

Na opinião de Paula Napo, diretora criativa da Fábrika Ideias Criativas – Agência de Design para Eventos, nesta época do ano é possível usar cores florais, ou seja, que remetam à estação das flores.

“As paletas podem ser mais quentes como tons de coral, laranjados, avermelhados e bronze ou mesmo tons violetas, pinks e rosas. A intensidade das cores também pode variar em tons mais saturados (fortes), ou suaves (pastéis). O ideal é compor a decoração com as flores da estação e com a inspiração das cores naturais, montar a paleta perfeita para o grande dia”, comenta.

Outra possibilidade para esta estação é combinar os verdes das folhagens. “Principalmente quando a paleta de cores for mais quente, como com alaranjados por exemplo. Ou mesmo o branco para harmonizar com paletas mais intensas como o rosa pink por exemplo”, indica Paula.

10 paletas de cores para casamento na primavera

Confira algumas inspirações de paletas de cores para casamentos na primavera:

1. Laranja + amarelo+ pink + tons de verde

Para Paula, a primavera é muito democrática.

“Os dias se tornam mais quentes e as noites ainda são frescas. Por isso se a premissa for a alegria e vibração do clima quente, minha sugestão é um mix entre laranja, amarelo, pink e muitos tons de verde  Para o sucesso na combinação de cores é importante trabalhar com seus nuances, ou seja, tons de amarelo, tons de laranja, tons de verde. Isso enriquece o arranjo de flores e convida o olhar a passear por entre as variáveis”, propõe Paula.

paleta de cores casamento primavera
Montagem: Marina Pastore

2. Branco, amarelo suave, coral e azul marinho

“Se pensarmos no frescor da brisa do final de tarde sugiro tons de branco, amarelo suave, coral e azul marinho”, sugere Paula.

paleta de cores casamento primavera
Montagem: Marina Pastore

3. Tons pastel

Paula recomenda que se o casamento for mais rústico ou boho, vale usar cores mais claras e suaves na paleta de cores para casamento na primavera.

paleta de cores casamento primavera
Montagem: Marina Pastore

 

4. Mix de cores

A primavera permite ousar mais no colorido – que tal investir em uma decoração que reúne diferentes tons e cores?

Para a primavera de 2018, a Pantone escolheu uma paleta bem colorida, que inclui vermelhos, azuis, rosas, cores fluorescentes e até a mesmo a cor do ano, o Ultra Violet.

Você pode se inspirar nestes tons para criar sua decoração.

paleta de cores casamento primavera
Montagem: Marina Pastore

 

5. Rosa e laranja

São duas cores fortes e intensas. Juntas dão uma sensação de alegria e vivacidade. Caso prefira algo mais discreto, dá para optar por usar uma versão com tons pastel.

paleta de cores casamento primavera
Montagem: Marina Pastore

 

6. Tons de roxo, verde e creme

Já que o ultra violeta está em alta, dá para usar o roxo em diferentes tons. A combinação pode ser arrematada com um verde claro e um tom de creme rosado.

paleta de cores casamento primavera
Montagem: Marina Pastore

 

7. Turquesa e rosa claro

Se você é uma noiva super romântica, dá para investir nesta combinação super delicada. Estas cores podem, inclusive, aparecer em estampas florais.

paleta de cores casamento primavera
Montagem: Marina Pastore

 

8. Verde menta + rosa claro + creme

Quer dar um ar de frescor ao seu casamento? O verde menta é a cor perfeita. Para incrementar a decoração e deixa-la bem delicada, vale adicionar elementos em rosa claro e creme.

paleta de cores casamento primavera
Montagem: Marina Pastore

 

9. Degradê de salmão/rosé gold/pêssego

O salmão é uma cor que representa muito bem esta estação do ano. Por isso, utilizá-lo em diferentes tonalidades pode ser uma ótima opção para paleta de cores para casamento na primavera.

paleta de cores casamento primavera
Montagem: Marina Pastore

 

10. Lilás + laranja + rosa claro + verde claro

À primeira vista, esta combinação pode parecer um pouco inusitada, mas se utilizada com cautela, deixa um efeito bastante romântico.

paleta de cores casamento primavera
Montagem: Marina Pastore
Tags da matéria

Comentários