Casar na primavera pode ser um ótimo negócio. Além da temperatura mais amena que no verão, a disponibilidade de flores cresce significativamente neste período.
Para Tatiane Amaro, do Atelier 16, a primavera é uma época ótima para se trabalhar por oferecer uma variedade muito grande de florescom cores e estilos diferentes. “É difícil eleger quais são as mais indicadas. A dica é aproveitar o momento para escolher flores diferentes que só encontramos quando começa a esquentar como frésias, hortênsias, callas, ranúnculos entre outras”, sugere.
Suzana Galvão Ceridono, da Bothanica Paulista, concorda com Tatiane sobre a questão da variedade e também cita outras flores que só tem nesta época como renanthera, ornitogalo, bouquet de noiva e laelia.
Cores fortes
Suzana gosta de trabalhar com cores fortes na primavera, como pink, laranja, amarelo ouro e muito arbusto plantado. Outra possibilidade para a primavera é trabalhar tambémtons pastel e brancos. No entanto, Suzana alerta para evitar os tons queimados nesta época.
Fotos: Michael Steingard – Atelier 16
Tatiane comenta que é natural buscar cores mais alegres e vivas na primavera, a ver pelos desfiles de primavera-verão. “Na decoração também sugerimos aproveitar o momento e se jogar no mix de flores com tons quentes e combinações alegres”, afirma. No entanto, ela recomenda que os noivos procurem um profissional que tenha experiência e saiba trabalhar nesse estilo. “Mesmo trabalhando com várias flores- a mistura deve ser harmónica e agradável ao olhar. Eu sempre brinco que a linha que divide o ‘ousado’ e o ‘estranho’ é muito tênue- então para a combinação ficar harmônica, é importante ter alguém guiando e ‘costurando’ todos os pontos da decoração, para assim poder conciliar as cores das flores com tecidos e estampas, peças e materiais que combinem”, aconselha.
Elementos decorativos
Além da escolha das flores e cores, as decorações de casamento também devem levar em conta todos os elementos presentes na festa. No caso de festas realizadas na primavera, vale observar os 5 seguintes pontos:
Fotos: Michael Steingard – Decoração: Atelier 16
1. Estampas: para Suzana, este é um item delicado. “Estampas muito delicadas tendem a deixar a festa com cara de 15 anos e aquelas com mais personalidade são mais difíceis de usar. Escolha os gráficos e opte por uma cor só para não ter erro – geométricos, listras, gráficos em azul marinho ou laranja são escolhas certeiras”, pontua. Tatiane recomenda o uso de estampas leves, sobre-toalha de voil ou richelieu para dar um toque elegante e leve.
2. Fechamentos com tecido: Tatiane indica o uso de tons neutros ou ter alguma cor e estampa.
3. Mobiliário: segundo Suzana, o mobiliário de ferro é uma tendência que combina muito com primavera, além das fibras naturais. Já Tatiane sugere o uso de peças de madeira (demolição ou clássica) e móveis coloridos. “São super a cara da primavera”, destaca.
4. Peças: a dica de Tatiane é que, caso os noivos não queiram usar muitas cores nas flores, é possível usar peças com cor. “Há lindas cerâmicas em verde ou azul português”, cita.
5. Detalhes: Tatiane lembra ainda que a papelaria, almofadas, detalhes da lembrancinha e porta-guardanapos também podem seguir a linha da festa.
Cuidados na primavera
Segundo Suzana, os picos de calor e chuvas podem atrapalhar bastante as montagens, principalmente para casamentos ao ar livre. “É importante pensar nisto quando optar por coberturas cristal que aumentam 6 ºC na temperatura ambiente”, recomenda.
Fotos: Acervo Bothanica Paulista
Tatiane ainda aponta outro cuidado importante durante a primavera: “Evite as flores que gostam de frio, como as tulipas- pois ainda estão no mercado, mas podem sofrer muito com o calor de alguns dias de primavera”.
No caso de casamentos ao ar livre, outros dois inimigos a serem evitados são o sol e os insetos. “É preciso evitar flores com muito cheiro ou pólen que podem atrair insetos (como lírios e angélicas). O ideal é optar por flores mais resistentes ao sol e preparar uma equipe super ágil para que as flores fiquem o menor tempo possível sob o calor. Afinal, a decoração tem que estar perfeita quando a noiva entrar!”, indica Tatiane. Suzana ainda comenta que o sol é inimigo número 1 das flores de corte, por isso, deve-se usar somente flores plantadas e tomar cuidado com as mais delicadas como azaléa, hortênsia e impatiens. Com relação aos insetos, Suzana menciona também que a papoula atrai muitas abelhas e não é recomendada para usar no calor, por derreter.
O conforto dos convidados também deve ser uma preocupação. “Acho muito importante que a noiva pense no conforto dos convidados- oferecendo locais de sombra, repelente e água ou sucos para a hidratação”, alerta Tatiane.
Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...