A emoção que envolve a entrada da noiva e todo o cortejo do casamento arranca lágrimas tanto de quem está no altar quanto de quem está assistindo à cerimônia. E, para deixar esse cenário ainda mais impactante, uma boa decoração de igreja para casamento é essencial.

Veja também:  Igrejas para casamento em São Paulo | As 10 mais procuradas

decoração-de-igreja-para-casamento
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Dicas para acertar na decoração de igreja para casamento

Antes de escolher a decoração de igreja para casamento, é importante ressaltar que você precisa conversar com os responsáveis pelo local para saber o que pode ou não ser feito.

“As pessoas esquecem que igreja é um lugar sagrado, não um palco de shows. Vale descobrir quais são os limites em relação às flores e a iluminação”, diz a cenógrafa de festas Renata Chapchap.

Veja também:  Como funciona o casamento religioso com efeito civil

Converse com as outras noivas

Além de seguir as regras da igreja, outras opiniões também precisam ser levadas em consideração. Isso é, a das noivas que se casarão na mesma data. É que, por padrão, mais de um casamento ocorre por dia nos maiores santuários brasileiros. Principalmente aos finais de semana.

É essencial consultar todos os casais para chegar a um bom senso de como será a decoração.

“Participe das reuniões com as noivas. São nestes encontros que exploramos os pontos em comum e alinhamos o que será feito. Se apenas duas das cinco mulheres participam, fica difícil acertar os gostos”, aconselha Celso da Cunha Pereira, sócio na Márcio e Celso Decorações.

Leve em consideração a opinião do decorador

A última dica para acertar no cenário da igreja é escutar o decorador. Lembre-se: este profissional já tem convivência no ramo e sabe o caminho das pedras sobre o que é viável ou não quando o assunto é decoração.

decoração-de-igreja-para-casamento
Foto: Divulgação/Renata Chapchap

 

Veja também:  Como usar um buquê de noiva simples no casamento

Detalhes que merecem sua atenção

Você também pode e deve reunir inspirações para a decoração de igreja para casamento. Separamos os quatro pontos essenciais neste tipo de cenário que é importante observar – e ainda damos argumentos para conseguir convencer as outras noivas durante a reunião.

decoração-de-igreja-para-casamento
Foto: Reprodução/Pinterest

 

1. As flores mais escolhidas pelas noivas

De acordo com Celso, as flores mais usadas pelas noivas são:

  • Rosa;
  • Orquídea;
  • Boca-de-leão;
  • Hortênsia;
  • Lisianto;
  • Astromélia.

É que estas espécies estão disponíveis o ano inteiro e não apenas durante uma estação. Por exemplo, as tulipas e os copos-de-leite são plantas do inverno e as gipsófilas, os populares mosquitinhos, aguentam altas temperaturas e são ideais para o verão.

“Na hora de montar os arranjos, é melhor optar por um mix de flores. Isso porque ele vai garantir um design elegante e também um custo melhor do que ao usar apenas uma espécie”, revela Renata.

Opções de arranjos para a decoração de igreja para casamento

Por falar em arranjos, os modelos altos entre os bancos estão em desuso. Eles podem atrapalhar a visão dos convidados durante a entrada da noiva. O ideal é utilizar, no máximo, decorações que ficam na altura da cintura das pessoas.

decoração-de-igreja-para-casamento
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Decoração de igreja para casamento 2018

Em relação às tendências, o que está em alta hoje é o muro inglês, um painel de folhas.

É possível usá-lo no fundo do altar ou fechando as laterais dos bancos. “Fiz trabalhos neste estilo na Igreja São José do Jardim Europa, uma das igrejas mais procuradas para casamento em São Paulo, e fica maravilhoso”, conta Celso.

Outra decoração que está na moda são os canteiros de flores. No lugar dos arranjos entre os bancos, um contínuo é colocado de ponta a ponta da igreja.

“Ainda tem os arranjos de flores desidratadas. Ideal para quem quer ousar no cenário, podemos usar a flor primavera seca e pintá-la de qualquer cor”, comenta Renata.

decoração-de-igreja-para-casamento
Foto: Reprodução/Pinterest

 

2. Branco, a cor predominante

Não tem jeito. A decoração para casamento branca é a favorita de 97% das noivas, segundo Celso. “É uma cor neutra, elegante e que vai agradar todas as mulheres que vão subir ao altar no dia”, afirma o especialista.

O branco remete a pureza e sinceridade, características tão essenciais em um enlace. E mais: ele repele as energias negativas e eleva as vibrações espirituais, tudo o que se quer na hora de dizer “sim” na igreja.

“Vale destacar também que a cor branca é a que tem mais ofertas de flores no mercado”, aponta Renata. Mas nada impede de colocar um toque de amarelo ou rosa para sair do convencional. Só que isso deve ser decido antes com as outras noivas.

decoração-de-igreja-para-casamento
Foto: Julia Herman/Renata Chapchap

 

3. Como escolher a passadeira ideal

É sempre bom tirar um tempinho para pensar na passadeira, o famoso tapete. Isso porque ele compõe a decoração de igreja para casamento e não deve ser considerado um item de última hora.

“A principal dica para acertar é deixar a passadeira bem esticada. A textura lisa não só ajuda a noiva a andar com tranquilidade como evita que possíveis dobras apareçam nas fotos. Seguindo esse caminho, você pode escolher qualquer tecido. Inclusive o veludo, que tem fama de enroscar no véu, mas não passa de um rumor”, comenta Renata.

Agora, para quem quer fugir dos tapetes, na hora de compor a decoração de corredor de igreja para casamento, há duas opções. A primeira delas é usar o próprio chão da igreja.

O Mosteiro de São Bento, por exemplo, possui um belo piso. A outra ideia é usar espelhos. “Essa passadeira tem uma pegada hollywoodiana e pode embelezar ainda mais as fotos de quem optou por uma igreja que tem teto trabalhado, como o da Paróquia Nossa Senhora do Brasil”, lembra Celso.

decoração-de-igreja-para-casamento
Foto: Reprodução/Pinterest

 

4. Iluminação é um ponto importante

O último ponto que merece sua atenção é a iluminação. Pode parecer bobagem, mas é essencial ter um profissional qualificado para essa função.

“Um decorador amador posiciona as luzes em qualquer lugar, mas é necessário pensar. Não dá para colocar um spot perto dos padrinhos. Ele é forte e os deixará incomodados. Um bom profissional saberá os posicionamentos corretos, fará um bom acabamento dos fios para ficarem camuflados e adequará a intensidade para criar um ambiente aconchegante”, revela Celso.

Quem prefere a iluminação à luz de velas, uma má notícia: elas estão caindo em desuso porque existe o risco de incêndio. Tanto é que algumas igrejas até proíbem a utilização. Mas as versões de velas de LED são uma alternativa.

decoração-de-igreja-para-casamento
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Decoração de igreja para casamento: preço

Quando o assunto é preço da decoração de igreja para casamento, podem existir inúmeras possibilidades, já que o preço pode variar para a decoração de igreja para casamento simples ou até mesmo se for uma decoração de igreja pequena.

Celso afirma que um projeto bacana fica na casa dos R$ 10 mil.  “O valor pode variar de acordo com os detalhes escolhidos. O custo final é rateado entre todas as noivas do dia”, explica o especialista.

Apesar do preço um tanto salgado para pouquíssimas horas no altar, é importante ressaltar que não dá para dar sorte para o azar em um dia que não tem margem para erro.

Veja mais inspirações de decoração de igreja para casamento no nosso perfil no Pinterest 

</>

Tags da matéria

Comentários