O buquê é um acessório importantíssimo. Afinal, ele carrega toda a energia da noiva, representa sua personalidade e fica eternizado no álbum de fotos. Por isso, vale a pena pensar com calma no modelo ideal para o Grande Dia. Quem opta por um buquê de noiva simples, por exemplo, acerta caso se adeque ao estilo “menos é mais”. Sempre.

buquê de noiva simples
Foto: Style Me Pretty

Simples x Minimalista

Pode até parecer que os estilos são iguais, mas há uma fronteira sutil entre o que é um buquê de noiva natural simples e um minimalista.

“As pessoas tendem a misturar as duas linhas. Só que um buquê minimalista, na maioria das vezes, não tem nada de simples. Já fiz acessórios de flor única que eram altamente sofisticados”, conta a designer floral Monique Bourganos.

A diferença entre um e outro está no tipo de flor escolhida, no estilo de arranjo e, também, na linha do casamento. “Um buquê simples não combina com uma festa à noite em salão urbano. Nesse caso, o ideal é pender para o minimalista. Já as noivas despojadas, que vão casar ao ar livre, podem apostar em acessórios com um toque rústico e até flores do campo”, diz a especialista.

Um exemplo de buquê de noiva de 2018 que chamou a atenção de mulheres do mundo todo foi o usado no casamento Real de Meghan Markle e príncipe Harry. O modelo simples misturava ervilhas-de-cheiro, lírio-do-vale, astilbe, jasmim, astrantia, raminhos de murta e não-me-esqueças, as favoritas da princesa Diana.

buquê de noiva simples
Foto: Pinterest / Produção

Como é um buquê de noiva simples

A simplicidade de um buquê será dada pelas flores e cores escolhidas, além das texturas e dos complementos utilizados em sua confecção.

Normalmente, o buquê de noiva simples é de tamanho reduzido e tem formato arredondado, seja ele clássico ou desconstruído.

“Flores fluidas criam arranjos mais bagunçadinhos. Já espécies arredondadas e rígidas, como rosas e copos-de-leite, dão vida a um formato mais simétrico”, aponta Bruna Rodrigues, proprietária e florista na Flora de Série.

buquê de noiva simples
Foto: Pinterest / Reprodução

 

Um buquê de noiva simples e bonito deve sempre ter um mix de espécies. As mais usadas para um buquê de noiva natural são: lisianto, eucalipto, copo-de-leite, rosa, boca-de-leão, astromélia e cravo. Para deixar seu buquê de casamento ainda mais especial, é recomendável apostar sempre nas folhagens.

“O que vai interferir na escolha das flores é a personalidade da noiva, além do estilo de decoração e do vestido”, afirma Bruna.

Aqui, é importante destacar que as flores nobres não são recomendáveis. Isso porque são muito sofisticadas e combinam mais com um buquê de noiva de flores naturais e minimalista. Sendo assim, fuja de espécies como orquídeas, proteas, ranúnculos, peônias e rosas inglesas.

Algumas flores mais simples também devem ser usadas com cuidado. “As hortênsias, por exemplo, murcham com facilidade”, alerta Monique. Já os lírios são sensíveis a temperaturas quentes e produzem uma grande quantidade de pólen, o que pode acabar manchando o vestido da noiva.

buquê de noiva simples
Foto: Flora de Série / Divulgação

 

Em relação às cores, o buquê de noiva simples pede por uma paleta monocromática. Na prática, uma matiz é selecionada, e as flores percorrem todas as escalas de tons. Na matiz amarela, por exemplo, é possível usar flores em amarelo candy, seco e vibrante, além do branco para trazer um contraste.

“Por estarem próximas a outras flores de tons parecidos, elas se destacam e o buquê ganha projeção”, comenta Bruna.

buquê de noiva simples
Foto:Laura Murray/Style Me Pretty

Buquê simples para casamento civil?

O buquê da noiva é uma tradição de casamento indispensável para quem vai casar na igreja. Mas isso não significa que o acessório não possa ser usado por quem vai firmar o laço no civil. Aliás, por sua simplicidade, o modelo mais básico é uma boa pedida para esse estilo de cerimônia.

“Normalmente, o design do buquê para casamento civil é mais compacto e leva de 15 a 20 hastes de flor – o acessório para o religioso tem 40 hastes ou mais. Também por essa razão, possuem pouca variação de espécies e cores”, revela Bruna.

O mais interessante é que o modelo, geralmente, não é comprado pela noiva. É um presente dado pelas madrinhas ou por pessoas mais próximas, como a mãe ou até mesmo a sogra.

buquê de noiva simples
Foto: Jasmine Lee/Style Me Pretty

Buquê de noiva: preço e encomenda

O preço de um buquê pode variar de acordo com o tipo de flor e acabamento escolhido pela noiva. Em geral, os acessórios saem em média por R$ 350. Isso tanto na Flora de Série quanto os confeccionados por Monique.

Aqui, vale uma dica. Quem procura por um buquê de noiva simples e barato deve apostar nas flores da estação, que possuem um preço mais camarada.

É importante ressaltar ainda que a noiva deve fechar contrato com o profissional escolhido cerca de dois meses antes do casamento. “Neste período, é possível trabalhar de forma dedicada, fazer a seleção e encomenda das espécies e escolher o acabamento ideal. E, claro, organizar a logística para que as flores cheguem perfeitas à noiva”, conclui Bruna.

buquê de noiva simples
Foto: Pinterest / Reprodução

 

Veja mais inspirações de buquê de noiva simples no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários