O arco de flores nos casamentos pode ser apontado como uma grande tendência de decoração na cerimônia e nas festas.

No casamento dos atores Camila Queiroz e Klebber Toledo, por exemplo, ele chamou atenção durante a cerimônia na praia de Jericoacoara e também serviu de cenário para várias fotos com os noivos e os convidados.

No casamento no campo de Isis Valverde e André Resende, arco de flores da cerimônia também foi um dos destaques da decoração. Já a irmã de Kate Middleton, Pippa Middleton, também usou o arco floral no seu casamento, mas de uma maneira diferente – na entrada da porta da igreja.

Veja também: Arco de Flores na Decoração de Casamento | Dicas de como usar

arco de flores
Foto: Rodrigo Sack Fotografia

Onde usar o arco de flores no casamento?

Quer ter um arco floral incrível no seu casamento? Confira as dicas de especialistas para utilizar este elemento decorativo.

Fotos pré-wedding

A maquiadora Vivian Maira dos Santos mandou fazer um arco de flores para o ensaio pré-wedding, no formato de balanço. “O  arco de ferro foi feito aqui na minha cidade, em Ubiratã (PR), e a montagem dele com flores foi meu cunhado que é decorador/assessor que fez. Para fazer as fotos, penduramos em uma árvore com uma corda”, conta.

Para quem quiser fazer um também, Vivian recomenda procurar um metalúrgico para fazer a o círculo do arco. “É bem simples de fazer. Depois, meu marido mesmo que pintou com uma cor escura. Não gastamos muito pra fazer. O que vai gastar um pouquinho vai ser com as flores, mas também pode fazer só com verde que fica lindo”, sugere.

arco de flores cerimonia de casamento
Foto: Muravnik Photography

 

Leia também: O que você precisa saber sobre decoração de casamento ao ar livre

Arco de flores na cerimônia

Uma das opções mais utilizadas de arco de flores é na cerimônia de casamento. “os arcos florais são mais utilizados na cerimônia como decoração de fundo para área do altar”, afirmam Fabiana Pires Spricigo e Fernanda Naves Aguiar, arquitetas da empresa Renato Aguiar Festas.

Para Alessandro Christo, da empresa Defleur Decorações, este elemento é bastante versátil e pode ser utilizado em casamentos na praia, no campo, na porta da igreja e até mesmo nas naves e altares das igrejas.

arco de flores cerimonia de casamento
Foto: 1985 Luke Photography

Recepção/festa

Achou que os arcos florais ficariam bem somente na cerimônia? Também há espaço para ele na festa de casamento.

Para Fabiana e Fernanda, é possível utilizar na recepção atrás do aparador de bem casados com imagem de algum santo e também como cenografia, próximo aos lounges ou bar de drinks. Alessandro ainda sugere colocá-lo na entrada da recepção.

arco de flores cerimonia de casamento
Foto: Katie Nesbitt Photography

Cuidados & dicas para o uso de arco de flores

Confira alguns cuidados para escolher seu arco floral:

Escolha das flores e do material

Na opinião de Alessandro, a escolha dos materiais empregados irá depender de onde a peça será montado.

“Os arcos, em suas várias formas, são atemporais, podendo ser utilizados na forma despojada, tradicional ou minimalista. Permite empregar apenas folhagens ou folhagens e flores, flores desidratadas, flores permanente ou até mesmo flores, folhas e frutas. Ao usar galhos secos e um lindo arranjo na lateral, já é possível montar um belo arco. Para melhor escolha, é preciso saber onde vai ser montado. Caso seja na praia ou campo, a melhor opção é utilizar flores desidratadas”, indica.

Fabiana e Fernanda concordam: “depende de qual flor utilizar. um arco coberto de gipsófila (o famoso mosquitinho) fica mais clássico. Já um arco com cipós e folhagens se torna mais rústico, e algo com orquídeas e folhagens e cipós fica chiquérrimo!”.

Para Fabiana e Fernanda, qualquer tipo de flor pode ser usado para montar a peça.”Tem as mais resistentes, que deixam o arco mais sofisticado”, comentam. No entanto, elas são taxativas quanto ao uso de flores permanentes (artificiais) nos arcos: “Como são arranjos que ficam próximos aos convidados, é melhor usar sempre as naturais”.

arco de flores cerimonia de casamento
Foto: The Wagyu Story

Montagem

Os arcos florais também demandam alguns cuidados durante a montagem. “Caso opte por um arranjo natural e se o evento for no campo ou na praia, o arco terá que ser montado 1 hora antes do evento para que as flores não murchem. Em locais fechados, os arcos podem ser montados com antecedência”, alerta Alessandro.

Há ainda outro detalhe para ficar atento: a estrutura para montagem do arco de flores deverá ser calculada conforme quantidade de flores e estilo de montagem.

“Caso seja um arco forrado de flores, é necessário o tijolo floral + a estrutura + as flores. Desta forma, a estrutura deverá ser mais pesada e travada de uma forma segura. Já quando o arco é apenas feito de galhos e folhagens, ele poderá ter uma estrutura mais leve, mas de qualquer forma. segura! Sempre montamos no dia do evento, pois quase sempre são em áreas ao ar livre, exposto ao sol” destacam Fabiana e Fernanda.

arco de flores cerimônia de casamento
Foto: Karime Photography

Iluminação

Para um bom resultado à noite, Alessandro recomenda uma iluminação cênica com luz na cor âmbar que, segundo ele, valoriza ainda mais o arco. “E a fotografia nunca deve utilizar luz colorida”, opina.

Fabiana e Fernanda indicam que a iluminação para valorizar o arco seja sempre feita de baixo para cima, nos “pés” da estrutura.

arco de flores cerimônia de casamento
Foto: Bottega 53

 

Faça seu próprio arco de flores

Sem um orçamento muito grande, a artesã Karolina Fagundes resolveu montar seu próprio arco floral – no caso, ela usou na decoração do seu noivado, mas pretende adaptar a peça para utilizar também no seu casamento.

“Há tempos eu sonhava com um arco de flores, mas não tinha verba. Então acordei e decidi eu mesma fazer. E, para a minha surpresa foi super fácil e rápido”, conta Karolina.

arco de flores cerimonia de casamento
Foto: Greta Kenyon

 

No caso, Karolina montou um coração com flores de papel. “As flores eu fiz com papel crepom e papel seda, o restante do material eu tinha em casa. Gastei R$11,00. Procurei na internet foto de arcos prontos e como já sabia fazer as flores de papel, fui fazendo e testando”, relata.

Ela explica o passo a passo:

Itens para montar o arco:

  • Mangueira preta para poço;
  • Arame;
  • Galhos secos flexíveis;
  • Papel crepom;
  • Folhas frescas;
  • Fio de nylon.

Etapas:

– Pegue uma mangueira preta dessas que usam para poço. Amarre as pontas com arame, formando um coração.

– Depois disso, pegue os galhos secos flexíveis das árvores e amarre na mangueira para parecer o mais natural possível.

– Faça flores de papel crepom e encaixe entre os galhos secos.

– Depois de pronto, pegue as folhas frescas e encaixe entre as flores. Pegue um fio de nylon e amarre o coração na árvore.

De acordo com Karolina, o ideal é não colar as flores no arco, pois depois você pode reutilizá-lo e trocar as flores e as cores.

Ficou com medo da chuva? Não tem problema – Karolina indica dar um banho de parafina nas flores de papel, assim não há problemas se elas molharem. No total, ela levou cerca de três dias para fazer o arco. “Sou ansiosa! Peguei um dia e, em seis horas, fiz todas as flores. Em três dias estava pronto”, comenta.

Top 10 inspirações de arcos de flores no casamento

Veja algumas belas inspirações para usar arcos de flores na decoração do seu casamento:

Quer algo mais minimalista? Esse arco com folhagens pode ser ideal para seu casamento.

arco de flores para cerimonia de casamento
Foto: Sean Cook Weddings

 

Gosta do tom “lavanda“? Essa pode ser uma bela inspiração para seu casamento ao ar livre.

arco de flores cerimonia de casamento
Foto: Paco and Betty

 

Que tal usar o arco floral em formato de guirlanda? É super delicado!

arcos de flores para cerimonia de casamento
Foto: Melissa Jill Photography


Vai casar na igreja, mas gostaria de ter um arco de flores na decoração? Uma boa possibilidade é rechear a entrada da construção com flores. Fica lindo!

arco de flores na cerimonia de casamento
Foto: M & J Photography


Que tal misturar flores e penas? Pode dar um efeito bacana para casamentos mais rústico.

Arco de flores cerimonia de casamento
Foto: Lacie Hansen


Incremente a beleza das construções com arcos florais.

arco de flores para cerimonia de casamento
Foto: Jeremy Harwell


Os arcos florais podem ajudar a emoldurar o belo cenário da cerimônia.

arco de flores para cerimonia de casamento
Foto: Corbin Gurkin Photography


Já pensou em usar arcos com folhagens para destacar a mesa dos noivos?

Arco de flores para cerimonia de casamento
Foto: Carley Rudd

Que tal uma composição de arcos de folhagens para sua cerimônia?

arco de flores cerimonia de casamento
Foto: Erinn McGinn

Quem disse que não dá para casar em um barco? Melhor ainda se der para usar um arco de flores e folhagens.

arco de flores cerimonia de casamento
Foto: Bottega 53

 

Veja mais inspirações de decoração de casamento no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários