Sempre ouvimos o ditado “menos é mais”. Mas será que essa máxima vale para os casamentos também? Embora no Brasil os “casamentões” sejam super tradicionais, há muitas noivas também que optam por um casamento minimalista – seja por uma questão de orçamento ou de gosto pessoal.

Foi o caso da fisioterapeuta Graziele Tyszka. Ela fez um casamento para 40 convidados, com um ar super minimalista. “Com relação à quantidade de convidados a razão foi financeira. Na decoração, optei por algo minimalista porque não gosto de excesso de tecido”, comenta.

Decoração de casamento minimalista
Foto: Marisa Albrecht

 

O desafio de fazer um casamento minimalista foi grande. “Eu moro no interior, onde os casamentos têm, no mínimo, 200 pessoas. A família é gigante – tenho 17 tios (mais cônjuges e filhos). Então optei em não convidar nenhum parente que não fossem nossos pais e irmãos. Tivemos apenas dois casais de padrinhos”, conta Graziele.

Está pensando em fazer um casamento minimalista como o de Graziele? Confira algumas dicas:

Escolha do local

Decoração de casamento minimalista
Foto: Marisa Albrecht

 

O primeiro passo para fazer seu casamento minimalista é a escolha do local. A dica de Gielen Walczak, da Estilo Vintage Decoração, é optar por lugares com tonalidades claras e pé direito alto. “Estes elementos permitem que seja criada uma atmosfera perfeita. Lembre-se de que o menos pode ser mais, e que pensar em um local que comporte bem seus convidados pode fazer a grande diferença”, sugere.

Decoração de casamento minimalista

Decoração de casamento minimalista
Foto: Peaches & Mint Photography

 

A decoração é um dos pontos chaves no casamento minimalista. Gielen recomenda que os arranjos tenham um ar mais “soltinho”.

“O ideal é que que quando inseridos em vasos, eles transmitam um ar de que foram colhidos no jardim e inseridos de modo leve e desestruturado. Se forem colocados em forma de floreira, eles devem receber um ar de jardinagem, respeitando o movimento e proporção das flores quando estão na natureza”, indica Gielen.

Para fazer uma composição de arranjos florais, é preciso respeitar as estruturas naturais e ter, acima de tudo, equilíbrio. “O uso de rosas, mini rosas e lisiantus predomina por serem flores resistentes e fáceis de encontrar no mercado.  Gostamos de sugerir também o uso de cravinas e cravos, assim como mesclar pequenas flores do campo como aster, margaridas, kalanchoes, begônias, estaticia, limonium, entre outras que dão movimento”, recomenda Gielen.

Decoração de casamento minimalista
Foto: Megan Tsang Studio

 

Para trazer texturas e cores lindas à decoração, Gielen aconselha o uso de aspargos plumosos, cinerarias marítimas e outros vegetativos.

Em casamentos minimalistas também é muito comum a predominância do verde e do branco.

“Geralmente se dá pelo uso de paletas mais limpas que compõem bem com tons rosé gold, cinza e mogno, muito presentes em decorações minimalistas. Porém, nada impede o uso de tons nudes ou rosa claro. Se mesclados aos tons citados ficam perfeitos”, pontua Gielen.

Para a cerimônia

Cerimônia de casamento minimalista

Quer que sua cerimônia seja minimalista também? Gielen afirma que é possível ter um arranjo que se destaque no início e que o altar tenha apenas o pergolado, com um floral estruturado. “Recomendamos não usar aparadores, para que na fotografia apenas o casal e o celebrante sejam emoldurados. Neste caso, se a cerimônia for ao ar livre, a natureza dará o toque final ao cenário”, opina.

Para cerimônias realizadas em igrejas ou salões, Gielen indica o uso de cadeiras de linhas retas, além de ter um bom fundo de cerimônia ou arranjos laterais sem muito volume. “Nesse caso, as luzes devem fazer o tom de ambientação e que o casal deve receber todo o destaque”, aconselha.

Em sua cerimônia, Graziele colocou na entrada da cerimônia apenas bolas verdes e tapete vermelho.

Cerimônia de casamento minimalista
Foto: Grant Daniels

 

O mobiliário ideal

Mobiliário para casamento minimalista
Foto: Sally Pinera

 

Um ponto importante para compor a decoração de um casamento minimalista é o mobiliário. Para Gielen, é interessante pensar em linhas mais retas e planas, ou em materiais que sejam de estrutura marcante, porém que tragam o detalhe sem agredir o ambiente, sem ser o destaque e sim um detalhe. “Quando inseridos, eles têm sua importância, mas destacam os arranjos e os detalhes minimalistas”, argumenta.

Outra dica de Gielen para estes ambientes é a mescla de mesas, onde as comunitárias trarão o convívio e as redondas farão com que o ambiente receba um movimento. “Desta forma, não sobrecarrega o ambiente com uma única estrutura de mesa”, pontua.

Pensando na iluminação perfeita para a cerimônia

Iluminação para casamento minimalista
Foto: Marisa Albrecht

 

O queridinho dos casais minimalistas tem sido o varal de luzes. “Ele ilumina com uma proporção que deixa aconchegante”, esclarece Gielen.

Outras opções são os pendentes de luzes, as luzes cênicas em tom branco ou âmbar que, segundo Gielen, podem deixar um casamento minimalista perfeito.

Look da noiva 

Vestido de noiva para casamento minimalista
Foto: Victoria Phipps Photography

 

Para acompanhar todo o conceito do evento, é possível optar por um vestido de noiva minimalista.

Foi o que fez Graziela. “Como era inverno, tive um pouco de dificuldade em não parecer que estava usando algo muito verão. Então o estilista optou por mangas compridas, apenas com uma camada de tule e pouca renda. Levei uma foto do vestido da minha avó paterna, ele tinha uma gola rufo linda de morrer. Ele se inspirou e fez uma gola baixa de renda. A minha personalidade entrou em alguns pontos de luz com o cristal Swarovski”, conta Graziele.

vestido de noiva para casamento minimalista
Foto: Marisa Albrecht

 

Na última edição do Barcelona Bridal Week, os vestidos minimalistas apareceram em diversas coleções. Quer escolher um modelo? Confira algumas dicas:

  • Prove diferentes modelagens e veja a que fica melhor no seu corpo. O caimento é essencial no caso de vestidos minimalistas;
  • Procure profissionais qualificados. Há costureiras ou estilistas especializadas em vestidos de noiva, que podem até indicar tecidos mais leves e fluidos.

Leia também: Como usar o slip dress no casamento

Papelaria minimalista

papelaria de casamento minimalista
Foto: Marisa Albrecht

Que tal fazer com que os convidados já entrem no clima do casamento minimalista antes mesmo dele começar? Para quem vai apostar neste estilo de festa, o ideal é que a papelaria, em especial o convite, acompanhe todo este conceito.

Para criar uma papelaria sem muitos elementos decorativos, o texto deve ser o protagonista, segundo Ingrid Feldman, do Atelier Allure. “Escolhemos fontes tipográficas leves e arejadas. A quantidade de conteúdo é determinante: usamos pouco texto, buscando a objetividade na diagramação”, explica Ingrid.

convite de casamento minimalista
Foto: Splash of Silver

Dentre as cores que melhor se encaixam neste conceito estão o cinza, fendi e azul marinho. Uma forma de um toque especial à papelaria é usando a moldura em relevo. “É um recurso sutil, mas que traz um acabamento lindo para o convite, além de valorizar o papel escolhido”, destaca Ingrid.

 Está em dúvida com relação ao papel? Ingrid dá a dica: “os papéis nobres, brancos ou off-white são os ideais, podendo ter textura ou não. Eles são o suporte, é onde tudo acontece, e com certeza uma das escolhas mais importantes. Buscamos sempre o contraste entre as cores do texto e do papel”.

Bolos minimalistas

Bolo de casamento minimalista
Foto: Whitney Heard

 

Em eventos menores, o bolo pode ganhar grande destaque. Foi o que aconteceu no casamento de Graziele. “A mesa do bolo foi o ponto foco da decoração, onde ficou a maior quantidade de flores. Optei por um bolo fake para colocar na mesa, porque queria servir para os convidados um bolo saboroso coberto com leite condensado cozido”, comenta.

Bolo para casamento minimalista
Foto: Rosencrown Photography

 

Para quem quer um bolo de casamento simples, que acompanhe o estilo minimalista, algumas dicas são:

  • Aposte em uma composição de bolos menores, com no máximo dois andares;
  • A pasta americana é uma opção mais em conta de acabamento para os bolos, e permite criar diferentes texturas;
  • Uma alternativa para quem não é muito fã de pasta americana é a cobertura com chantilly.

Dica da noiva

Está decidida a fazer um casamento minimalista, mas não sabe por onde começar? Graziele dá a dica: “Não desanimem quando as empresas de decoração falarem que o casamento vai ficar pelado! Não vai, não! Muitas vezes, o menos é mais, e um bom fotógrafo é um dos melhores investimentos”.

Decoração de casamento minimalista
Foto: Jen Huang

Tags da matéria

Comentários