Revista

Investimentos para casais – 5 passos para planejar o seu futuro financeiro

Confira as dicas de dois especialistas para fazer o seu dinheiro render muito mais, sem riscos e com planejamento para realizar todos os sonhos do casal

O pedido de casamento é feito e, claro, logo vêm as ideias sobre fazer um futuro juntos. A cerimônia em si é quase um detalhe quando se fala de filhos, casa, carros, viagens e todos os outros setores dos sonhos em comum. E é aí que entra um planejamento financeiro muito bem feito e transparente, especialmente em investimentos para casais.

Sabe aquele lance de ações, bolsa de valores e dinheiro rendendo? Então, o seu trabalho e o do seu parceiro/a pode aumentar ainda mais, com as decisões bem pensadas e conversadas.

investimentos

Foto: Shutterstock

 

Veja mais –  Vida financeira no casamento | Juntar ou não as contas?

1) Por onde começar?

Gustavo Ruiz, CFP planejador financeiro e responsável pela plataforma da Warren for Business, já começa explicando sobre investimentos para casais com a seguinte ideia: É necessário realizar uma análise individual! Ou seja, entender exatamente qual é o seu perfil individual de investidor para, depois, entender qual o perfil do casal.

“Se planejar financeiramente e investir sozinho já da trabalho, imagina em duas pessoas? Além dos perfis,  é bom verificar a capacidade de poupança de cada um. Separarem o que são prioridades do que pode ser considerado secundário ou ‘luxos'”, conta Gustavo.

Ele alerta que fazer um planejamento é fundamental para priorizar e separar os objetivos do casal do de cada indivíduo. Ou seja, o que cada um tem como sonhos e o que o casal sonha junto! Lucas Sabanelli, da MN Investimentos, ensina a colocar no papel tudo o que puder.

“Tente sentar e ser bem claro com o seu parceiro sobre quais são os seus objetivos, onde você quer chegar como indivíduo e como casal e como você colocaria cada um desses objetivos em tempo, seja pequeno, médio ou longo prazo”, diz ele. Não economize no papel!

investimentos

Foto: Shutterstock

 

Depois, continue anotando, porém, desta vez, suas contas.

“Um dos fatores do planejamento que pode afetar os investimentos para casais é saber o quanto cada um ganha, quais são as despesas e a média delas e quanto cada um está disposto a guardar para poder investir. Essa transparência ajuda e muito o casal, pois assim, eles entram em acordo de um valor justo. Às vezes, um pode ganhar mais que o outro e, se não estiver tudo pré-estabelecido, pode vir a causar algum problema”, reflete Lucas.

Veja mais –  Finanças na vida a dois | Como administrar o dinheiro do casal?

2) Como pensar nos objetivos do casal antes de investir?

Isso também vai depender de casal para casal. “Tem aqueles que preferem investir para passar ferias no final do ano, ou os que querem comprar um carro ou um imóvel. Minha sugestão é sempre começar através das menores versões possíveis e com baixo investimento inicial”, ressalta Gustavo.

Hoje em dia existem diversas alternativas e soluções provisórias que suprem essas necessidades. A compra de um apartamento pode ser suprida por contratos curtos de aluguel através de plataformas como Quinto Andar ou Airbnb. Carros podem ser substituídos por UBers, 99taxis e patinetes elétricos.

“São tantas coisas para pensar quando as pessoas casam que a melhor coisa é matar um leão por vez, sempre com muita organização e verificando a real necessidade. No caso do imóvel, se visto como uma forma de investimento ou futura fonte de renda deve se levar em consideração o cenário econômico, condições para pagamento e financiamento pra que ele se torne um bom ativo no futuro”, explica ele.

investimentos

Foto: Shutterstock

 

3) Como cuidar dos investimentos?

Gustavo afirma que é importante definir quem será o responsável por fazer a interlocução com as instituições financeiras, mais precisamente, qual é a instituição que vai levar seu dinheiro para ser investido no mercado.

Escolher as instituição financeira é um passo muito importante. Como o conhecimento das pessoas em relação aos investimentos normalmente não é tão profundo – a não ser nós os chato do mercado financeiro (risos) – é muito importante ter cuidado para não ser enganado por quem está vendendo os produtos. Escolher a plataforma ou banco e saber seus diferenciais é essencial para uma boa escolha e ter certeza que esta acessando as melhores recomendações”, conta o planejador

Veja mais –  Veja 5 dicas de como planejar os gastos do casamento

investimentos

Foto: Shutterstock

 

É nesse momento que um assessor financeiro pode ser uma ótima maneira de dar os primeiros passos nos investimentos para casais.

“O que a gente mais costuma ver é o casal colocando o dinheiro suado deles em fundos ou investimentos sugeridos por amigos, que não sabem muito do perfil deles. Ou até em bancos que estão mais interessados em bater metas do que fazer de fato o dinheiro render. Por isso, o assessor faz o papel de auxiliar os noivos a desbravar mais o mundo do mercado financeiro”, conta Lucas.

DICA EXTRA: Os especialistas alertam que, apesar de todo o casal ter o seu próprio tempo, o ideal é sentar para planejar os investimentos o mais cedo que puder! Dinheiro é um assunto delicado e ter os objetivos alinhados para o futuro antes do casamento só traz benefícios. Porém, claro, só você vai entender esse processo!

4) Conheçam juntos esse novo universo !

Não adianta nada você procurar por uma assessoria de investimentos para casais, sem antes saber um pouco do universo em que você está entrando. É muito fácil enganar alguém que não conhece nada ou só alguns detalhes, por exemplo. Por isso, procure saber mais sobre mercados de ações, quais são os melhores investimentos atuais e como todos os processos de investimentos costumam acontecer.

A corretora cobra taxa? É preciso ter uma carteira variada? O que é uma commodities? Essas e outras perguntas podem ser respondidas através de pesquisas no Google, vídeos no YouTube, manuais onlines e até no Instagram, como comenta Gustavo.

Temos nosso portal exclusivo de educação financeira, o Papo de Grana. Além do conteúdo sobre finanças descomplicadas, o portal aborda outros assuntos que tangenciam a vida financeira das pessoas, como por exemplo, o bem estar emocional. É importante termos em mente que uma vida financeira equilibrada depende de outros fatores além das finanças”, ressalta. 

investimentos

Foto: Shutterstock

 

Canais como o da Nathalia Arcuri, EconoMirna e O Primo Rico são alguns exemplos de lugares bem amigáveis para entender um pouco mais sobre investimentos no geral.

Lucas aconselha a pesquisar bastante e depois bater uma conversa com o seu assessor de investimentos. “Como todo esse material em mãos, o casal vai entender melhor cada proposta feita pelo assessor e vai debater em conjunto as melhores opções da época.

Veja também:  Planejamento financeiro, 8 dicas incríveis para o casamento

5) Quais são os melhores lugares para investir?

O mercado muda, a economia muda e os melhores produtos também mudam! Com as oscilações das economias mundiais, o mercado pode se tornar mais propício ou não. Porém, Lucas avalia que ele está mais voltado para renda variável ou fundo multimercados.

“Pessoas que têm estratégias diversificadas, tipo juros, ações, variação do câmbio, commodities, fundo multimercados e outros são extremamente interessantes, para trazer rentabilidade e, dependendo do perfil, mercado de ações também está muito em voga”, diz o especialista. 

Mas, para quem quiser investimentos para casais a longo prazo, ele aconselha a fazer uma carteira de rendimentos variável, com renda fixa bem remunerada, um pouco de multimercados e um pouco de ação.

“Como nosso trabalho é assessorar, nós estamos em contato quase 24h por dia com o mercado financeiro. Então, estamos preparados para essas oscilações. Também podemos antecipar algumas tendências fortes, para não pegar nosso cliente de surpresa!”, diz Lucas.

investimentos

Foto: Shutterstock

 

DICA EXTRA – Lucas diz para sempre manter sua individualidade financeira, independente do casamento. “Acho de extrema importância que cada um tenha independência financeira, para poder ter o próprio capital para fazer suas vontades. Muitas vezes, o perfil de cada um não bate quando analisamos o casal, mas ainda assim eles querem investir juntos.”

Contatos:

Gustavo Ruiz – gustavo.ruiz@warrenbrasil.com

Lucas Sabanelli – lucas.sabanelli@mninvestimentos.com.br

 

Veja mais no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Tai Goulart

Jornalista, colunista, cantora, compositora, feminista e com vontade de evoluir sempre mais. Trabalha no jornalismo de celebridades e perfis há mais de quatro anos e já passou por redações como Estilo e Capricho, como repórter de moda, beleza, comportamento e lifestyle. Co-criadora do projeto #Apenaspare, se sente...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019