Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

8 Dicas de Planejamento Financeiro no Casamento

O casamento é um grande compromisso. Antes de se casar, não deixe de se sentar com seu parceiro e discutir suas finanças. Aprenda aqui a fazer um planejamento financeiro no casamento com as dicas de especialistas e garanta uma vida a dois mais tranquila.

Mulher abraçando homem, que está com papéis nas mão.

A fase do pré-casamento costuma ser marcada por gastos pesados: custos da cerimônia do casamento, casa nova, e por aí vai. 

Este período também é cercado de emoções e queremos evitar brigas antes mesmo de assumirem a vida a dois! Por isso trouxemos dicas de especialistas em planejamento financeiro no casamento que irão norteá-los. Confira!

Baixe grátis nossa calculadora de gastos para te ajudar!

Qual o custo mensal de um casal? 

O custo mensal de um casal pode variar muito dependendo do estilo de vida e da localização em que irão morar. Por exemplo, os pagamentos de aluguel ou financiamento de uma casa geralmente são uma das maiores despesas, junto às contas de energia e água.

Os gastos com alimentação também podem aumentar com a dieta, principalmente se o casal gosta de comer fora com frequência. Ainda, há custos adicionais, como entretenimento e transporte, que devem ser considerados.

No geral, o custo mensal de um casal realmente depende de muitos fatores e pode variar de acordo com a renda dos dois.

Casal negro, homem sentado e mulher em pé com cotovelo apoiado no ombro do homem. Ambos observando uma tabela impressa em cima da mesa.

Como planejar a vida financeira do casal? 

O momento ideal para começar a planejar o futuro, do ponto de vista financeiro, é logo que o namoro fica sério e o casal decide que realmente quer formar uma família. Assumir a gestão do controle das finanças é um passo determinante para uma vida plena e sem sobressaltos.

De acordo com Marcos Milan, consultor da Sapience Finanças Pessoais, é nesse momento que os sonhos e os projetos devem ser colocados à mesa. Desse modo, os noivos podem decidir a ordem de importância e os prazos estimados para cada um dos projetos de vida. 

“Realizações como a casa própria, uma viagem dos sonhos, cursos de MBA e mesmo o planejamento dos filhos devem ser discutidos para que o impacto financeiro de cada um destes projetos seja pensado antes mesmo que ocorra”, orienta Milan.

Confira também: Organização de casamento | Como fazer uma planilha de gastos

Realizar no presente sem comprometer o futuro 

O dinheiro é um vetor para concretizar os sonhos, mas entre a realização dos desejos do presente e a segurança do futuro do casal, há uma conta que nem sempre é fácil de ser fechada quando os recursos são escassos. 

Todos nós temos gastos dos quais não podemos abrir mão. O mesmo vale para os casais.

A recomendação é que os dois tenham sempre a preocupação de viver um dia de cada vez e assim equacionar suas contas de forma a alcançar a prosperidade. 

“Nossa orientação é que seja feita uma análise minuciosa das contas do dia a dia para que seja visualizado aquilo que o casal não pode abrir mão em hipótese nenhuma. E ao contrário do que alguns “gurus” ensinam, neste pacote devem entrar também os gastos relacionados a entretenimento”, recomenda Milan.

O casamento é como uma sociedade

Já o consultor Eduardo Lima analisa que começar a vida a dois com dívidas, como com o financiamento de uma casa, talvez não seja a opção mais rentável. 

“O que recomendo a meus clientes é pensar na relação como uma sociedade. O parceiro escolhido irá dividir a vida, mas também terá que multiplicar resultados”, explica Lima. 

Por isso, o melhor é analisar cada passo e verificar sempre todas as opções para escolher aquela que financeiramente seja mais favorável.

Casal olhando para calculadora que está sobre papéis em cima da mesa.

Quais pontos devem estar presentes no planejamento financeiro no casamento?

Segundo Milan, além dos gastos com o casamento e da moradia que devem fazer parte do planejamento do casal, outros fatores também devem ser discutidos e analisados antes, tais como: 

  • Regime de casamento; 
  • Seguros de vida e patrimonial; 
  • Previdência e até mesmo o imposto de renda.

A escolha correta da forma de declaração do IR pode ser a diferença entre ter ou não ter aquele dinheiro extra para uma viagem em um feriado prolongado. 

Não dá para falar do dinheiro do casal sem trazer todo um leque de discussões sobre o planejamento financeiro de ambos.

Como lidar com as contas pré-casamento? 

As dívidas são sempre um fator delicado e que, se mal administradas, podem gerar estresse e muita dor de cabeça. 

Por outro lado, podem representar uma oportunidade para que o casal teste o seu primeiro desafio juntos e fortaleça a relação. Para isso, a franqueza e o diálogo são essenciais. 

“Se ambos têm dívidas, é importante procurarem ajuda. Uma boa consultoria poderá ajudá-los a sair dessa situação, corrigir erros, encontrar soluções e garantir um futuro mais tranquilo”, orienta Lima.

Ao realizar o planejamento financeiro no casamento, é recomendável que qualquer dívida adquirida antes da formalização da união continue sob a responsabilidade daquele que adquiriu a pendência. 

“Vale ressaltar que esta opção se estende também ao patrimônio adquirido. Desta forma o cônjuge não toma parte em nenhuma dívida que não seja de sua responsabilidade e também protege seu patrimônio previamente adquirido”, explica Milan.

Contas: separar ou juntar tudo?

Não há uma receita de bolo ou fórmula pronta para conquistar o equilíbrio financeiro. Juntar as contas ou não é uma decisão particular de cada casal. 

Cada par tem um ponto de equilíbrio de acordo com o perfil de cada parceiro, os sonhos e objetivos que alimentam. 

Há aqueles que se sentem mais seguros dividindo tudo, inclusive a mesma conta no banco. Outros preferem manter tudo separado, cada um assumindo uma parte. 

O importante é que a escolha feita satisfaça a ambos e que haja diálogo constante.

Pessoa loira mexendo em planilha em um notebook, com um café ao lado.

O que fazer no planejamento financeiro? 

O planejamento financeiro no casamento deve englobar as contas fixas, aquelas que são esporádicas e também os imprevistos. 

O casal deve tentar separar um pouco de dinheiro por mês para saldar os gastos eventuais que possam surgir. 

É o que os especialistas chamam de ter uma reserva de emergência. Essa reserva serve como um extra, para que não seja preciso contrair dívidas ou pagar juros do cheque especial, por exemplo.

Esta reserva é importantíssima, pois, caso um dos dois (ou mesmo os dois) perca a renda, haverá uma reserva para manterem o padrão de vida por algum tempo. 

“Esse dinheiro também é o salva-vidas para aqueles momentos inesperados, como adoecimento, uma manutenção ou conserto inesperado. É um grande coringa quando falamos de planejamento”, explica Milan.

E a aposentadoria? 

Pode parecer longe, mas a aposentadoria um dia chega! Por isso também deve fazer parte do planejamento financeiro no casamento. 

Uma parte dos ganhos deve ser direcionado a um plano de longo prazo, para ser um complemento ou mesmo sair da dependência da aposentadoria pública.

Pote de vidro com moedas dentro e pilhas de moedas ao lado.

Como fazer um planejamento financeiro para casamento? 

Larissa Cirino, que está noiva de Matheus Storti, diz que o mais difícil nessa fase de decisão sobre o planejamento financeiro no casamento é achar o meio termo entre a vontade de gastar e a necessidade de poupar. 

“Sem economizar não será possível fazer o nosso casamento como gostaríamos, mas muitas vezes é difícil resistir às tentações. Estamos sempre cercados de orçamentos e há muitas decisões a serem tomadas”, desabafa a noiva.

Larissa não está sozinha quando a dúvida é “como poupar”, né? É natural que o casal, que ainda está se descobrindo, não saiba controlar o dinheiro diante de tantos gastos. 

Por isso, é importante evitar que o dinheiro se torne uma fonte de estresse, preocupação e o pior – de brigas! 

Diante desse cenário separamos 8 dicas de como fazer o planejamento ideal. Confira abaixo!

8 dicas de como fazer planejamento financeiro

Ser uma só família significa ter planos financeiros em comum. A seguir, confira as 8 dicas fundamentais para o casal ter sucesso no controle das finanças do casamento.

1. Conversem sobre dinheiro e sonhem juntos

Tenham em mente quais são os objetivos financeiros da família. Descubra o que vocês dois ganham e quais são suas contas e dívidas. Isso ajudará você a entender onde cada um está financeiramente e que tipo de compromissos você assumirá quando se casar.

2. Invista em apólices de seguro 

O seguro de vida é importante para quem tem dependentes, mas se torna ainda mais crucial quando você é casado. Se algo acontecer com um dos cônjuges, o outro precisará conseguir sustentar financeiramente a si mesmo e a sua família se for deixado sozinho. 

Também é importante considerar o plano de saúde, especialmente se um dos cônjuges tiver condições médicas preexistentes ou não estiver empregado atualmente.

3. Aceitem que surpresas desagradáveis podem acontecer

A vida é cheia de surpresas, e algumas delas podem ser bem caras. Por isso, é importante estar preparado financeiramente.

Uma maneira de fazer isso é criar um fundo de emergência. Essa é uma poupança que você pode usar em caso de imprevistos, como perda de emprego, contas médicas ou reparos de automóveis.

É uma boa ideia ter pelo menos três meses de despesas de subsistência economizadas em seu fundo de emergência para que você esteja coberto se algo inesperado surgir.

4. Pensem juntos em como enxugar a lista de convidados do casamento

Quando se trata de planejamento no casamento, a lista de convidados pode rapidamente ficar fora de controle. 

Se você não tomar cuidado, pode acabar gastando mais do que o orçamento original. Uma boa maneira de evitar isso é sentar-se com seu noivo e pensar sobre como enxugar a lista de convidados

Faça uma lista dos seus convidados obrigatórios e comece a cortar a partir daí. Lembre-se: quanto menor a lista de convidados, mais dinheiro você economizará.

5. Façam planilhas de gastos e usem apps para ajudar a controlar o orçamento

Um dos aspectos mais importantes do planejamento financeiro no casamento é criar e manter um orçamento. Determine quais despesas são necessárias e quais podem ser reduzidas para economizar dinheiro a cada mês. 

Pode levar algum tempo para se acostumar a viver com um orçamento limitado, mas vale a pena a longo prazo! 

Para facilitar as coisas, tente usar aplicativos ou ferramentas que possam ajudar a rastrear seus gastos e ficar por dentro do seu planejamento.

6- Saibam para onde vai o dinheiro de vocês

É importante saber para onde seu dinheiro está indo e garantir que você esteja dentro do seu orçamento. Acompanhe seus gastos para identificar todas as áreas em que você está gastando demais.

7. Antes de assumir um risco pense nos impactos a médio e longo prazo

Esteja ciente dos riscos envolvidos em qualquer investimento e tenha certeza de que está tomando as melhores decisões sobre onde colocar seu dinheiro. Faça escolhas inteligentes pensando nos impactos envolvidos a curto e longo prazo.

8. Comemorem as pequenas conquistas

Permitam-se, de vez em quando, curtir os bons momentos e as pequenas conquistas. Eles são mais importantes para a felicidade. Não permitam que o dinheiro tome uma proporção exagerada em suas vidas. O amor deve estar acima de tudo.

Agora que você já sabe tudo sobre como montar um planejamento financeiro no casamento, que tal ver algumas dicas para não estourar o orçamento? Confira em nosso blog!

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
Cláudia Santana

Jornalista, gosta de gente e conversas com boas histórias e traz toda sua jornada profissional nos conteúdos com dicas sobre cerimônia e recepção de casamento, bem como moda e estilo de vida. Sua jornada profissional conta com passagens pela Rádio CBN, SBT, revistas customizadas com foco em moda e Lifestyle.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024