Revista

Curso de Noivos – tudo para se planejar e fazer o seu!

Saiba se ele é obrigatório, se é só para a religião católica e como planejar o tempo do casal para fazer o melhor curso de noivos da vida!

O casamento, diante de muitas religiões, é um dos passos mais importantes da vida de qualquer pessoa. É para ser a união de duas pessoas em busca de novos capítulos de suas respectivas histórias e da nova narrativa que se forma no momento que o casal diz ‘aceito’. Por isso, o curso de noivos tem se tornado uma maneira bem eficaz de preparar as pessoas para viverem plenamente a vida a dois.

O que é o curso de noivos?

“O curso de noivos, dentro da Igreja Católica, é uma preparação para o matrimônio diante da fé católica. O matrimônio é um sacramento tão importante quanto o batismo, a crisma e todos os outros que existem”, explica Márcia Saldanha, que atua ativamente na organização do curso pela pastoral familiar da Paróquia São João Bosco, de São José dos Campos.

curso de noivos

Foto: Shutterstock

Veja também: Decoração de igreja para casamento | Inspirações e dicas

Como funcionam os cursos de noivos?

Assim como existe um planejamento para a festa e todos os itens existentes, como vestido, decoração e lua de mel, os noivos precisam também se organizar para fazer o curso de noivos.

“Na Igreja Católica, ele é obrigatório e, sem ele, o casal não pode se casar, ou seja, é preciso que seja realizado com antecedência. Quem organiza, planeja e executa é a pastoral familiar de cada paróquia”, revela Suzan Santiago, da Suzan Santiago Cerimonial.

Ela explica também que, durante a organização do casamento, o ideal é que os noivos que quiserem se casar diante da igreja se sentem para conversar com a sua cerimonialista. Ninguém melhor do que um profissional que já sabe os trâmites de cada local, para poder te ajudar durante esse processo!

“Geralmente, aconselho para que os noivos marquem a data do casamento na igreja, que costuma acontecer bastante tempo antes, e logo procurem agendar o curso de noivos”, explica a cerimonialista.

curso de noivos

Foto: Shutterstock

Quanto tempo demora um curso de noivos?

Em sua paróquia, Márcia diz que o curso é feio em um só dia, pois a comunidade pensou em uma formatação mais compacto, justamente pensando na modernidade da vida dos casais. “As pessoas estão com horários cada vez mais malucos ou moram longe da igreja que frequentam. Por isso, a ideia é fazer em um domingo, em uma tacada só, das sete da manhã até às sete da noite.”

Porém, ela afirma, cada paróquia tem o seu costume e suas agenda. Dessa maneira, procure sempre saber sobre os calendários de cursos de noivos com bastante tempo antes, ok? Sem contar o fato de que cada uma também possui seus próprios formatos, como uma vez por mês, durante três meses ou três finais de semana seguidos. Existem algumas que até pedem encontros regulares com o padre. Fique atento!

Ah, vale ressaltar também que cada igreja possui ou não, uma taxa para realizar o curso. Além disso cada igreja pode solicitar documentos diferentes. Geralmente, os que são pedidos são: certidão de batismo (igreja católica) e comprovante de endereço. Porém, isso pode variar de igreja para igreja e também de religião para religião.

Veja também: Igrejas para casamento em São Paulo | As 10 mais procuradas

O que é ensinado

Independente dos dias ou dia a ser realizado, geralmente, os cursos de noivos têm uma didática parecida entre si, que é a de preparar o casal para o sacramento religioso e para a vida real de marido e esposa.

“Os casais se apresentam, fazem dinâmicas, interagem e fazem uma conexão espiritual com a igreja, para falar do sacramento matrimonial. Pensar a respeito do casamento, do que ele exige, das responsabilidades e de como a espiritualidade é importante para o casamento são alguns dos assuntos abordados”, explica Suzan.

Márcia conta que são as pessoas da paróquia que organizam o curso e as palestras e que todas são especialistas ou preparadas para cada assunto. “Além disso, tem missa, palestras com o diácono e com o padre e outros momentos diferentes e divertidos.”

Entre os conteúdos abordados estão  finanças, família, união, companheirismo, dificuldades do casamento, filhos e entre outros. O objetivo maior é mostrar o quão importante é a decisão do casamento perante Deus, assim como a importância da criação de uma nova família.

curso de noivos

Foto: Shutterstock

Veja também: Check list casamento | Como organizar em 12 meses

Existe curso de noivos em outras religiões?

Sim, existem sim! Nas Igrejas Evangélicas, o formato do curso de noivos também muda, assim como os tipos de conteúdos e encontros com o pastor.

Quanto ao judaísmo, o rabino Gilberto Venturas explica que depende muito do meio judeu que o casal está inserido, pois na ala ortodoxa, como a que ele e sua mulher se casaram, existe uma preparação para os dois.

“É uma abordagem de vários assuntos pertinentes ao casamento, à união verdadeira entre duas pessoas, o que acho necessário para todos nós que queremos constituir uma família”, revela ele.

Sobre:

#
Tai Goulart

Jornalista, colunista, cantora, compositora, feminista e com vontade de evoluir sempre mais. Trabalha no jornalismo de celebridades e perfis há mais de sete anos e já passou por redações como Estilo e Capricho, como repórter de moda, beleza, comportamento e lifestyle. Co-criadora do projeto #Apenaspare, se sente c...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020