Revista

Como aproveitar ainda mais a relação com os pais

Veja como fica a relação com os pais antes, durante e após o casamento. Descubra como manter um relacionamento saudável com os familiares e aproveite ao máximo a companhia deles!

Os pais desempenham um papel fundamental em nossas vidas. Mas depois de sair de casa e casar, esta função deles muda um pouquinho. Veja como aproveitar ainda mais a relação com os pais antes do casamento e no grande dia. E descubra o que muda depois que você sai de casa para viver uma vida a dois.

Relação com os pais antes do casamento

como aproveitar a relação com os pais

Foto: Gaby J Photography

 

Você acabou de ficar noivo (a). Como fazer com que as famílias se aproximem? De que forma deve acontecer a participação nos preparativos da festa? Como a bagagem que você traz de casa influencia no casamento?

A criação dos noivos x casamento

Encarar uma vida a dois não é fácil – algumas vezes você tem que ceder, entender o ponto de vista do outro e chegar a um consenso em algumas situações (e vice-versa). Para lidar com estas questões, uma criação sólida e a relação com os pais fazem toda a diferença. É preciso que os filhos saibam, desde cedo, lidar com frustrações – e os pais exercem papel fundamental nesta lição. Desde cedo, as crianças não podem se acostumar com tudo fácil e que é importante não desistir. Por isso, tudo que os noivos viveram com suas respectivas famílias é essencial para construir uma relação madura e saudável.

Leia mais: Como lidar com briguinhas bobas

A preparação para sair de casa para uma vida a dois pode ser a mesma se o filho estivesse saindo para morar sozinho. Então é preciso ajudar os filhos a lidar também com independência emocional, isto é, ter um “desligamento emocional”, para que a pessoa possa se entregar ao casamento. A independência emocional dos pais é o que muitas vezes gera a dependência financeira. Então o mais importante é que pessoa que está para se casar se “desvencilhe” desta forma de relação com os pais para evoluir em seu relacionamento a dois.

É importante ter em mente também que haverá uma mudança de rotina – aquela velha história de que as roupas não vão sozinhas para a máquina, assim como as compras do mercado não são feitas sozinhas. Por isso, caso os noivos estejam saindo da casa dos pais direto para o casamento, eles podem praticar algumas tarefas de casa.

Famílias mais próximas

como aproveitar a relação com os pais

Foto: Jacqui Cole

 

Após o pedido de casamento, é normal que a relação entre o casal se estreite. Por consequência, os pais podem ficar ainda mais próximos do seu futuro cônjuge. E você pode aproveitar este período de noivado para estreitar laços na relação com os pais e o noivo (a) – marcar encontros e atividades em conjunto pode ser uma boa saída. Também é interessante que todos estejam juntos em datas importantes como aniversários e festas de família. Afinal, trata-se de uma relação que está sendo construída aos poucos.

Leia mais: Como lidar com a família do parceiro?

Participação nos preparativos da festa

como aproveitar a relação com os pais

Foto: Tec Petaja

 

Será que os pais podem se envolver com os preparativos da festa de casamento? Isso vai depender muito da vontade do casal. Os pais devem opinar apenas quando os filhos solicitarem ou quando for algo que a experiência deles possa ajudar.

Leia também: Funções das mães dos noivos

Se o casal quiser e se sentir à vontade, é possível incluir os pais em alguns momentos especiais do casamento como degustação do buffet ou de bebidas, na escolha do vestido da noiva (isso pode ser um delicioso momento entre mãe e filha) ou prova de cabelo e maquiagem.

Leia também: Como a mãe da noiva pode ajudar na festa?

Aproveite os últimos momentos de solteiro (a)

Se você está saindo da casa dos seus pais, aproveite os últimos momentos em que vai morar lá – vale fazer uma viagem com eles, repetir algum ritual de família ou fazer programas que envolvam seus familiares.

No dia do casamento

como aproveitar relação com os pais

Foto: Ashley Elizabeth Photography

 

Chegou o grande dia – o que fazer? Independente se você já mora com seu noivo ou se ainda vive com seus pais, este é um dia no qual você pode aproveitar para curtir ao lado da sua família. O dia pode incluir um café da manhã ao lado dos pais, por exemplo.

Para as noivas, vale incluir a mãe na programação do dia da noiva. Para os homens que vão fazer uma rotina de beleza em uma barbearia, por exemplo, é possível incluir o pai também. Não se esqueça de ter um fotógrafo para registrar estes momentos – com certeza renderão boas fotos para seu álbum. Outro momento que merece um belo registro é quando o pai encontra sua filha pronta e vestida de noiva – é emoção na certa e vale muitos cliques!

Uma atitude delicada também é entregar algum mimo para os pais no dia do casamento – pode ser um lencinho com uma mensagem especial, um cartão emocionante, flores, entre outras opções de lembrancinhas para os pais.

Na cerimônia, os pais têm o papel fundamental de conduzir os filhos até o altar. Ao final da cerimônia, não se esqueça de dar um abraço apertado em cada um deles.

Na festa de casamento, alguns pais optam por discursar – não é obrigatório, depende muito do perfil de cada um. Há costume que é bastante comum em outros países, mas nem sempre acontece aqui no Brasil, que é a dança da noiva com seu pai. É mais uma forma de prestigiar aquele que já fez tanto por você! Com certeza é um momento que ficará eternizado!

Leia também: As 10 fotos mais emocionantes e pinadas de pais com seus filhos

A relação com os pais depois do casamento

como aproveitar a relação com os pais

Foto: Patricia Lyons Photography

 

Leia também: Quais são as funções do pai da noiva?

Passou o casamento, a lua de mel…e agora vocês estão de volta à rotina – mas no caso dos noivos que ainda não moram juntos, isso pode implicar em muitas mudanças. Veja com lidar com esta relação com os pais no pós-casamento:

  • Saudades de casa

Antes de ficar preocupada, saiba que é super normal sentir falta dos pais e da sua antiga rotina. Afinal, é um momento de muitas mudanças e é como uma perda, um luto. É normal sentir essa falta por um tempo, mas depois deve passar. Os pais devem deixar os filhos – eles não podem manter o mesmo comportamento de quando eram solteiros. Senão eles só mudam de endereço, mas o papel continua o mesmo.

  • Ninho vazio

como aproveitar a relação com os pais

Foto: Olivia Rae James

 

Para os pais que estavam acostumados a ver os filhos diariamente, é comum que bata a famosa “síndrome do ninho vazio” – como o próprio nome diz, é aquela saudade que vem depois que os filhos deixam a casa.

Nestas horas, é importante que os pais tenham em mente que os filhos são criados para o mundo. Para os recém-casados, é importante manter uma certa rotina de contato (dentro do “equilíbrio”), para que os pais não sintam tanto a falta.

Cada um define a frequência que achar mais adequada para este contato. Para os pais, o ideal é encontrar novas rotinas, atividades e hábitos para se acostumar à nova realidade.

  • Papel dos pais pós-casamento

Assim que os noivos assumem seu novo status, o papel dos pais passa a ser de apoiadores – e a ajuda deve vir somente quando os filhos solicitarem. Quando os pais ultrapassam esse limite, isso pode dificultar que os filhos aprendam a viver a relação de marido e mulher.

  • Aproveite o melhor lado dos seus pais

Depois do casamento, os filhos podem aproveitar o melhor lado dos seus pais: o de amigos! Fazer algum programa junto com eles, como viajar, sair para jantar, praticar um esporte ou ir a um jogo pode ser boa alternativa para curtir a vida com os pais.

Texto feito com a consultoria das psicólogas Natalie Ferrari e Mônica Machado.

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019