Revista

Como salvar o casamento da rotina?

Se sua dúvida é como salvar o casamento da rotina, saiba que, aqui, você encontra dicas que vão chacoalhar o dia a dia a dois!

Quando um casal para de investir no relacionamento, ele se torna morno. A vida passa a ser composta por dias cinzentos e sem muita expectativa. Assim, surge a pergunta: como salvar o casamento da rotina? Companheirismo, generosidade e uma pitada de criatividade são a fórmula para tornar o dia a dia a dois mais fluido e colorido.

como-salvar-o-casamento-da-rotina

Foto: Britta Marie Photography

 

O que faz um casamento cair na rotina?

O casamento tende a ser encarado por alguns como um negócio. Uma vez que você junta as escovas, está garantido que não ficará sozinho pelo resto dos dias. Sendo assim, os esforços para conquistar o outro acabam sendo deixados de lado.

“Na fase do namoro, sair para jantar era encarado como um evento. Ambos se arrumavam e aguardavam ansiosamente para se encontrar. Após o casamento, comer fora passa a ser uma desculpa por não querer cozinhar. E mais: por estarem na mesma casa, perdem aquela empolgação para ver o outro”, exemplifica Renata de Azevedo, psicóloga e especialista em terapia de casal.

Além da falta de dedicação, todo relacionamento encontra desafios por conta das demandas sociais, profissionais e familiares. Independentemente do obstáculo, porém, a chave está em saber driblá-lo.

“O grande desafio não está em como salvar o casamento da rotina, mas em como lidar com ela de forma positiva. A ideia é acolhê-la e utilizá-la de forma a beneficiar a relação”, revela Luiz Francisco Jr., life coach, psicólogo e professor da FADISP.

como-salvar-o-casamento-da-rotina

Foto: Jordan Brittley

 

Fases de um casamento

Embora os relacionamentos não sejam iguais, existem algumas fases que são sentidas pela maioria dos casais. Basicamente, três etapas impactam mais o dia a dia dos dois e podem levar o casamento a cair na rotina. Descubra:

1ª Fase: Chegada dos filhos

Passado algum tempo do relacionamento, o casal está mais maduro e adaptado a vida a dois. Assim, os pombinhos decidem aumentar a família. Mas há um contraponto: é nessa etapa que eles passam a sentir que o casamento caiu na rotina.

“A energia dos filhos faz com que não exista uma dinâmica estabelecida para a família, o que pode estagnar ou até mesmo complicar a relação do casal”, afirma Claudia Puntel, psicóloga e coach de noivas.

2ª Fase: Meia-idade e adolescência dos filhos

“Aqui, os filhos estão mais independentes e os pais passam a ter mais momentos a sós, o que pode ser um desafio. Muitos casamentos acabam nessa fase, pois o casal não é mais um casal. O que os segurava juntos eram os filhos. E sem a necessidade dessa presença constante, eles passam a repensar o enlace”, diz Renata.

3ª Fase: Saída dos filhos de casa

Como lidar com a síndrome do ninho vazio? Isso porque a saída dos filhos provoca uma grande mudança estrutural no dia a dia da família. “É preciso que o casal esteja ainda mais unido para se adaptar a essa fase”, alerta Renata.

como-salvar-o-casamento-da-rotina

Foto: Lisa Dolan Photography

 

Casamento: rotina e filhos

Está claro que a dinâmica com os filhos impacta o relacionamento de um casal em diferentes momentos. Para não sofrer um desgaste no casamento, o que fazer e como lidar com essa mudança familiar é essencial.

Uma ou mais crianças demandam presença e dedicação dos pais. E essa tarefa implica numa divisão clara de papéis. “É preciso entender que, antes de ser pai e mãe, eles formam um casal e precisam cultivar um relacionamento saudável”, aponta o psicólogo Roberto Debski. “Sem contar que eles devem se tratar como iguais: ambos têm as mesmas responsabilidades e autonomia.”

A dica de como sair da rotina no casamento com filhos é cultivar experiências a dois. “Deixem as crianças com uma pessoa de confiança e façam algo sozinhos. Isso é extremamente importante para o casal”, comenta Renata.

como-salvar-o-casamento-da-rotina

Foto: Laura Foote

 

Dicas de como salvar o casamento da rotina

Qualquer relação de longa convivência precisa, de tempos em tempos, de ideias de como salvar o casamento da rotina. E muito além de saber lidar com os filhos, pequenos agrados e atitudes do dia a dia são algumas das dicas para construir um casamento que vai longe.

1. Mais generosidade, por favor

Quando o assunto é rotina no casamento, frases como “você sempre faz isso” ou “você nunca faz aquilo” acabam sendo muito usadas. O problema é que elas podem machucar o outro.

“Muitos casais que chegam até o meu consultório perderam a generosidade. Só que, em vez de evidenciar os erros, reconhecer as pequenas ações que o parceiro faz pelo casal e pela família é fundamental para construir um relacionamento saudável”, destaca Claudia.

2. Pequenas surpresas

Dar uma flor, comprar um chocolate, colocar um bilhete na carteira… Essas pequenas surpresas são uma boa forma de salvar um casamento desgastado. Essa dedicação vai mostrar ao parceiro o quanto ele é importante para você.

como-salvar-o-casamento-da-rotina

Foto: Pictilio

 

3. Resgate do romance

Uma boa ideia de como salvar o casamento da rotina é resgatar o que vocês faziam na época do namoro. Isso é, aquele período onde ainda não dividiam a casa e precisavam inventar coisas para fazer ou para se encontrar.

“Um exemplo é quando você esperava pelo parceiro para assistir a uma série da Netflix. Quando o casamento cai na rotina, você perde essas pequenas coisas boas. Voltar a cultivá-las pode gerar retribuições maiores”, recomenda Claudia.

4. Dia do casal

De acordo com Renata, uma boa ideia é ter uma data específica para curtir uma programação a dois. Vocês podem, por exemplo, determinar que a última sexta-feira do mês será o dia para fazer algo fora do comum. Pode ser um jantar romântico, uma ida ao cinema…

5. Individualidade também é importante

Cultivar a individualidade tem seus benefícios e pode ajudar o seu relacionamento. “Uma atividade que te dá prazer pode ser não só interessante para você, mas também para o outro”, diz Claudia. Novos hobbies podem gerar mais assunto entre vocês – e uma maior admiração também!

como-salvar-o-casamento-da-rotina

Foto: Jordan Brittley

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019