Revista

Mini wedding | 10 dicas para organizar uma cerimônia intimista

Íntimo e acolhedor são algumas das características que fazem os noivos optarem por um mini wedding. Confira dicas para preparar a festa pequena dos sonhos

Os casamentos intimistas estão na moda. Uma lista de convidados pequena e um ambiente mais aconchegante são alguns dos fatores que tornam esse estilo de cerimônia único. Por meio dessas festas, os noivos conseguem se conectar mais com os seus convidados. Mas é necessário algumas diretrizes para conseguir planejar essa celebração menor. Por isso, aqui, você confere 10 dicas para ter um mini wedding perfeito.

Baixe grátis nosso planejador de gastos!

Veja também: Decoração de mini wedding | 20 inspirações lindas

mini wedding

Foto: @katiegrantphoto

Mini wedding: como fazer uma festa única

• Lista de convidados para mini wedding

Como esse estilo de festa é mais reservado, “a lista de convidados para um mini wedding inclui aqueles que fazem parte de um ciclo mais íntimo do casal”, diz Sara Castro, assessora especialista em casamentos intimistas. Quando se trata da família, os noivos devem convidar os parentes de primeiro grau, como pais, irmãos, avós, primos e tios.

Já em relação aos amigos, é necessário fazer uma análise das pessoas que realmente importam e são mais íntimas. Nessa ocasião, a melhor opção é selecionar somente aqueles que fazem e continuarão fazendo parte da história deles. Um número bom de convidados para mini wedding é 20 pessoas. O máximo, 100.

mini wedding

Foto: @brides

• Espaço

A escolha do local da cerimônia é algo muito importante também. Por ser um casamento mais intimista, o casal deve buscar por lugares que comportem todos de forma confortável, mas que não seja muito grande. “Se eles optarem por um local enorme, corre-se o risco dos convidados ficarem dispersos e o investimento na decoração ultrapassar o orçamento”, afirma Sara.

Também é necessário se atentar com o contrário, porque os noivos podem cometer o erro de escolher locais muito pequenos e claustrofóbicos. Isso ocorre porque o casal subestima a quantidade de convidados. Mesmo sendo um mini wedding é necessário buscar um espaço que comporte todos.

Além de se atentar ao tamanho do local, os noivos devem selecionar, entre diversas opções, o espaço que mais combina com o estilo deles. “O casamento pode ser na praia, capela ou até em destinos internacionais, como Disney e Paris”, comenta a assessora Melinda Ruotti. Um mini wedding em SP também é uma ótima ideia, já que é possível escolher entre locais intimistas tanto no interior, quanto no litoral.

mini wedding

Foto: @jennyquicksall

• Convite

Quando se trata do convite para mini wedding, o casal pode preparar um layout combinando com a decoração do casamento para enviar digitalmente. Entretanto, por ter uma lista de convidados menor, o mais interessante seria um bilhete físico. Assim, os noivos conseguem demonstrar a importância de cada um dos amigos e familiares. Se eles conseguirem entregar pessoalmente, o sentimento intimista da cerimônia será visível desde a entrega dos papéis.

• Decoração do mini wedding

“Apesar de ser minimalista, um mini wedding merece todo o requinte que o momento pede”, ressalta Melinda. Portanto, mesmo a festa sendo menor, os noivos podem se jogar nos diferentes tipos de decoração  de casamento e encontrar a que mais combina com seu estilo.

É interessante tentar mesclar o estilo da décor com o ambiente da festa. Logo, se for no campo, enfeites mais rústicos e tons terrosos são uma ótima pedida. Já para os casamentos pé da areia, os noivos podem investir em algo mais simples e detalhes em azul e dourado, que combinam muito com o ambiente praiano. Por fim, os casais mais tradicionais podem escolher cores mais neutras, como branco e nude, para fazer as composições.

mini wedding

Foto: @kerryjeannephoto

• Bebidas e comidas

Na hora de escolher as bebidas e comidas para um mini wedding, os noivos possuem uma vantagem que é a quantidade de pessoas. “Com um número menor de convidados, é possível utilizar um budget maior para investir numa gastronomia de alta qualidade e oferecer o que há de melhor”, diz Melinda. Além disso, por serem pessoas mais íntimas, o casal tem mais facilidade na hora de selecionar o cardápio.

Já no momento de escolher os drinks, os casais devem pensar em horário, local e data do mini wedding. “Se for uma festa diurna ou no verão, as melhores opções são os vinhos rosé e branco e um espumante para os brindes. Já se for numa época mais fria, os noivos podem optar por um vinho tinto, que combina mais com essa temperatura”, revela Jamila Santana, sócia da Jah! Eventos.

mini wedding

Foto: @cavinelizabeth

• Mesa do bolo para mini wedding

A decoração da mesa de bolo vai depender muito da decoração e do local da festa. Os noivos podem separar referências para ajudar na hora de criar esse ambiente. Uma ideia é optar por um estande mais minimalista, com poucos docinhos e um destaque maior para o bolo.

Outra opção é aproveitar que são poucos convidados e apostar na fartura. “Os noivos podem colocar muitos docinhos em cima da mesa, para deixar à disposição dos convidados. Além disso, já que é uma festa mais intimista, seria legal colocar um bolo de verdade, para ter a simbologia do corte”, diz Karla Feth, sócia da Jah! Eventos.

bolo de casamento

Foto: @willreidphoto

• Música

Uma boa música é sempre uma forma de animar a festa. Como a cerimônia será para menos pessoas, às vezes, não compensa pagar por banda e DJ para casamento. Os noivos devem escolher qual eles preferem de acordo com o seu perfil.

Se eles quiserem uma trilha sonora mais eclética, o DJ é uma opção melhor, já que pode intercalar diversos gêneros ao longo da celebração. Já as bandas são recomendadas para os noivos que gostam de um estilo musical específico. “Os casais mais clássico podem apostar num trio de jazz ou numa cantora com percussão, algo mais acústico e suave”, aponta Jamila. Dessa forma, as pessoas poderão aproveitar para conversar e se conectar, sem uma música muito alta de fundo.

dj para casamento

Foto: @jennyquicksall

• Foto e filmagem

Mesmo sendo um casamento menor, o registro desse momento tão especial é essencial. É importante o casal reservar uma parte do seu orçamento para contratar um bom fotógrafo, pois todo o investimento feito na decoração e nos detalhes da festa ficarão gravados nas imagens feitas por ele.

“Durante a busca pelo fotógrafo, os noivos devem observar seu portfólio para conhecer melhor o olhar dele”, comenta Karla. Além disso, para conseguir bons profissionais, o ideal é que o casal tenha um planejamento antes de começar a organizar o mini wedding dos sonhos. “Assim, nada fugirá do seu orçamento, já que eles terão a ciência de quanto custa o mini wedding e o preço de cada serviço”, destaca Sara.

mini wedding

Foto: @lucasandcophotography

• Dress code: noivos e convidados

Apesar de ser mini wedding, o dress code vai variar de um casamento para outro. Fatores como local, horário e estilo da festividade são essenciais para a escolha do look. Entretanto, por ser uma festa mais íntima, as roupas dos convidados não precisam ser tão formais.

Para as mulheres, vestidos com estampados e curtos são permitidos. Os homens podem dispensar o traje completo e usar só uma camisa, com gravata borboleta e suspensório, ou utilizar o blazer, sem gravata e colete.

Já as noivas precisam se atentar ao tamanho da nave na hora de escolher o seu vestido. “Em mini weddings, o caminho até o altar costuma ser pequeno, então o principal critério a considerar é que não tenha uma cauda muito grande”, ressalta Sara. Independentemente do modelo, o importante é que ela se sinta bonita e confortável nele.

Em relação ao noivo de mini wedding, ele não precisa se prender a trajes formais – a não ser que prefira o estilo mais tradicional. “O futuro esposo deve escolher um traje em que se sinta bem e que seja confortável, sem perder a elegância”, complementa Sara.

mini wedding

Foto: @carriekingphotographer

• Lembrancinha

Para as lembrancinhas do mini wedding, os casais podem seguir com a tendência minimalista e dar algo pequeno que irá marcar os convidados. Uma boa ideia de presente são vasinhos de plantas customizados. Essa lembrancinha passa uma ideia de cultivar o amor, o que aproxima os parentes e amigos dos noivos.

Outra possibilidade são lembrancinhas comestíveis. Os noivos podem optar por diversos tipos de guloseimas. “Algumas ideias que fogem do tradicional são uma mini réplica do bolo do casamento, bem casado de colher e suspiros saborizados”, sugere Sara. Também é possível preparar uma caixa com docinhos ou um bom vinho, para os mais velhos.

bolo de casamento para lembrancinha

Foto: @zoetenverleidelijk

Veja mais inspirações de mini wedding no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Beatriz Ceschim

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo, Beatriz Ceschim é viciada em clássicos. Ela sonha em ter um casamento no exterior, que seja simples e elegante. Mas, para animar a festa, não pode faltar uma boa trilha sonora, regada a canções de musicais da Broadway e filmes antigos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020