Revista

Passo a passo para planejar a lua de mel e evitar imprevistos

Orçamento, destino, hotéis, documentação, por onde começar? Saber como planejar sua lua de mel é importante para curtir o momento sem perrengues e a gente te ajuda nisso. 

Após meses de planejamento, uma cerimônia de casamento linda e uma festa deliciosa, é hora da tão esperada lua de mel. E o que o casal mais quer nesse momento é aproveitar, não é mesmo?

Casar é muito gostoso, mas até chegar o Grande Dia os dois têm muito trabalho a fazer. Um bom planejamento ajuda a viajar, curtir e não precisar se preocupar com mais nada.

Para garantir que essa viagem seja incrível e inesquecível, separamos um passo a passo de como planejar a lua de mel e evitar transtornos e imprevistos.

Como planejar lua de mel: casal aproveitando a praia

Foto de Roberto Nickson/Unsplash

Veja também: Organize a mala para a lua de mel deixando a bagagem mais prática e funcional

Quantos dias é o ideal para a lua de mel?

Quanto mais tempo de viagem, maior deve ser o orçamento e mais dias de férias do trabalho serão necessários. Dessa forma, definir o número de dias da lua de mel é o ponto inicial do planejamento.

Para casais que vão folgar ou tirar apenas alguns dias, uma viagem nacional ou para a América do Sul de 5 dias é o recomendado. Mas, se o casal for tirar férias ou metade delas, compensa escolher um destino internacional como Europa, Ásia, África e América do Norte.

Vale lembrar que deve-se considerar o tempo de deslocamento e também os sonhos de viagem do casal para fazer desse momento único e inesquecível.

Como planejar a lua de mel perfeita? 

Por mais que pareça redundante, comece pelo começo. Para onde o casal deseja ir? Qual estação? Inverno? Verão? Praia ou montanha?

Responder a essas perguntas é fundamental para começar a se planejar: a palavra de ordem quando falamos em viagem é planejamento. E para organizar tudo da melhor maneira possível é preciso tempo. Até porque, cada destino tem uma demanda diferente.

Por isso, planejar a viagem com antecedência garante economia ao casal, mesmo nas altas temporadas. Nessa linha, sugere Eduardo Fleury, líder de operações do KAYAK no Brasil, que:

“Recomendamos acompanhar os preços de passagens aéreas com cerca de seis meses de antecedência e comprar de três a quatro meses antes, no caso de destinos internacionais, e um mês no caso de destinos nacionais. De acordo com o nosso histórico, esse cuidado pode garantir entre 15% e 25% de economia no preço das passagens.”

Agora, se o casal pretende incluir um evento de grande porte ao seu roteiro, como um festival de música, por exemplo, é interessante começar a planejar a viagem com, pelo menos, um ano de antecedência.

Considerando que a lua de mel é logo após o casamento, planejar a viagem com antecedência é o ideal. Além disso, como no casamento, é necessário pedir ajuda e contratar empresas especializadas para não surtar no meio do caminho ou esquecer alguma documentação que os impeça de entrar no destino.

Como planejar lua de mel: casal se beijando na cachoeira

Foto: Artem Bali/Pexels

Veja também:  Prepare as malas: 15 destinos de lua de mel para casais aventureiros

1. Escolha o destino 

Decidido quantos dias de viagem o casal vai fazer, o próximo passo é escolher o destino! Nessa fase, o recomendado é fazer uma lista de lugares que vocês sempre sonharam em viajar, procurar outros na internet e ir por eliminação. 

Por exemplo: vocês gostam mais de cidade ou campo? Praia ou montanhas? Cidades mais calmas ou mais cosmopolitas? Assim, fica mais fácil agradar os dois e chegar a decisão de qual destino ir. 

2. Estabeleça o orçamento

Definido o destino e quantidade de dias que a viagem vai durar, é hora de colocar tudo na ponta do lápis. 

As decisões da lua de mel devem ser tomadas com 1 ano até 8 meses antes do casamento. Isso porque, torna mais fácil organizar, planejar e saber quanto do orçamento vai ser destinado para o casamento e para a lua de mel.

A dica de Fabiana Fernandes, gerente de produtos da CI Intercâmbio e Viagem, é realizar a lua de mel fora da temporada. “Além da questão econômica, os lugares estão mais vazios. É um bom momento para fazer belas fotos só do casal.”

Já Monica Daud, consultora da Ahoba Viagens, sugere que,“Para quem deseja uma experiência completa sem dor de cabeça, escolher um hotel com “all inclusive” é uma excelente alternativa. Já se o casal deseja explorar a região, compensa investir em um hotel mais simples”.

Agora sobre as passagens aéreas, Eduardo Fleury explica que: 

“É possível economizar escolhendo um dia e horário de baixa demanda e, no caso de destinos mais distantes, uma opção com escalas”. 

De acordo com Fleury, no caso de voos domésticos, partir no sábado e voltar na segunda-feira pode garantir uma economia de até 15%. Já para os internacionais, viajar em uma quinta-feira e voltar em uma quarta ajuda a economizar até 9% no valor da passagem.

Nesse sentido, pesquise o preço das passagens e dos hotéis, além do valor de passeios, parques e entradas em museus. Caso o casal não tenha tempo para fazer essa pesquisa, entre em contato com uma agência de viagens e peça um orçamento completo.

Com esse valor em mãos, vocês conseguem definir se é para esse destino que vocês vão e quanto podem gastar em toda a viagem.

Outra forma de encaixar a lua de mel dos sonhos no orçamento é contando com a ajuda dos convidados: por que não fazer uma lista de cotas de lua de mel como forma de presente de casamento? 

Assim, as pessoas que participarão da celebração mágica também contribuirão para a viagem do casal.

Como planejar lua de mel: casal em montanhas

Foto de Seb Mooze na Unsplash

Veja também: 15 melhores lugares para lua de mel: os preferidos dos noivos!

3. Pesquise o clima

Antes de bater o martelo no destino que cabe no orçamento do casal, é recomendado observar alguns detalhes do local que vocês estão escolhendo. O clima faz total diferença em uma viagem.

Por causa das altas temporadas, as viagens mais baratas para a Europa, por exemplo, costumam ser no inverno e se vocês não curtem frio, o melhor é ir no verão e gastar um pouco mais ou trocar o destino.

É necessário observar essas nuances do destino pré-escolhido antes de fechar pacotes ou comprar as passagens. 

4. Não planejem a lua de mel sozinhos

Tanto para viagens nacionais ou internacionais é preciso ter alguns cuidados na hora de comprar passagens e alugar hotéis. Não só para conseguir os melhores preços, como também para não passar perrengues como comprar a data errada ou escolher um hotel péssimo.

Como vocês vão estar planejando um casamento, nada melhor que terceirizar o serviço de lua de mel. Uma forma de fazer isso é contratar uma agência de viagens para fechar todos os detalhes da viagem.

Assim, o casal escolhe a data, o destino, os passeios e deixa que a agência cuide do resto. O orçamento da contratação da agência também pode fazer parte das cotas de lua de mel, já mencionadas antes. 

5. Documentações

Para viajar e aproveitar a viagem, existe uma parte burocrática que são as documentações. Seja para destinos nacionais ou internacionais, é necessário fazer a lista de documentos que o casal irá precisar para embarcar e para entrar no destino/país escolhido.

Para te ajudar, abaixo separamos as principais informações. Lembrando que, em caso de dúvidas, recorra à agência de viagens e peça suporte, ok?  

Como planejar lua de mel: casal se beijando na cidade

Foto de Clay Banks na Unsplash

Destinos nacionais e na América do Sul (países que fazem parte do Mercosul)

Se o destino da lua de mel for no Brasil ou em países que fazem parte do Mercosul, para embarcar nesses locais é necessário apresentar apenas seu RG.

Não aquele RG antigo, velho e com foto de criança. É necessário apresentar um RG válido, legível e como emissão igual ou menor que 10 anos. Se o documento não cumprir com essas regras, o passageiro não embarca. Ou seja, perdeu a viagem! 

Destinos internacionais

Se o casal decidiu viajar para um destino internacional fora do Mercosul, será necessário apresentar um passaporte na validade e, em alguns países, também é exigido um visto.

Desse modo, se o casal não tem passaporte ou eles estão vencidos, procure a Polícia Federal com antecedência para fazer ou renovar o documento. Atenção aos prazos, pois a solicitação do passaporte pode demorar e inviabilizar sua lua de mel. 

Agora sobre o visto de entrada é necessário pesquisar se no destino escolhido é o caso e ver com as autoridades como fazer esse processo. Vale lembrar que para tirar o visto é necessário ter um passaporte válido e que há processo de vistos que duram até 6 meses.

Ou seja, antecedência é tudo quando se fala de viagens internacionais. 

Além dos documentos e vistos, contratar um seguro viagem internacional é obrigatório para todos os países do Tratado de Schengen, Cuba, Venezuela e Austrália.

6. Cuidado com as bagagens

Um item que deve fazer parte do orçamento da viagem são as bagagens. Pois, as companhias aéreas cobram para levar malas acima de 10kg. Portanto, é necessário planejar a compra de passagens que contém malas de 23kg ou 32kg.

Além disso, não é preciso levar todo o seu guarda-roupa para a viagem, não é mesmo? Leve apenas o ideal e planeje os looks de modo que uma peça sirva com mais duas outras peças.

Ah, e se você for fazer comprinhas na viagem, já separa orçamento para uma mala extra ou deixe espaço na sua para os novos itens.

7. Evite transtornos

Por fim, a dica é sempre pesquisar bem sobre o destino que for escolher para a lua de mel, para evitar qualquer desconforto. 

“Tire suas dúvidas sobre os lugares que deseja visitar. Saiba como é a alimentação no país, o transporte, as questões culturais da região”, aconselha Fabiana. Lembrem-se ainda de contratar um bom seguro viagem e de verificar quais as documentações necessárias para entrar no país. Precisa de visto? Renovar passaporte? Tudo isso precisa ser checado.

Na hora de escolher a hospedagem, prefira aquelas com boa localização, de preferência que fiquem próximas aos locais que pretendem visitar. “Verifique se o quarto tem cama de casal garantida e se o que está incluso no hotel, inclusive as taxas”, ressalta Monica Daud. Se forem fazer passeios, vejam a disponibilidade de translado direto do hotel ou se há algum ponto de encontro para hóspedes.

Veja mais inspirações de destinos para lua de mel no nosso perfil no Pinterest

</>

Dica extra: noivas que alteraram o nome após o casamento devem viajar com a certidão de casamento

Quando você planeja a sua lua de mel e compra viagens, tira vistos e arruma toda a documentação, o nome da noiva ainda é o nome de solteira. Porém, se ela altera o seu nome e acrescenta o do marido, esses documentos também devem ser alterados.

Contudo, se a lua de mel for logo após o casamento, não dá tempo de trocar os documentos pessoais, não é mesmo? Por isso, a dica é: leve junto com você a certidão de casamento. Assim, você pode comprovar seu estado civil atual.

Agora, se o casamento no civil aconteceu bem antes e daria tempo de emitir novos documentos e passagens com o nome de casada, faça isso. Os órgãos responsáveis podem impedir seu embarque por causa da divergência de nomes e como tinha tempo hábil para troca, eles não aceitam desculpas.

Além disso, o recomendado é que o casal leve uma cópia de todos os seus documentos. Pois, em caso de furtos ou extraviamento de mala, vocês não ficarão desamparados.

Portanto, saber como planejar a lua de mel requer tempo, orçamento e muita pesquisa. Um detalhe esquecido pode virar um perrengue e estragar esse momento especial.

Por isso, conte com a ajuda de empresas especialistas e curta sua lua de mel sem imprevisto.

E não se esqueça! Aqui no iCasei você encontra sites de casamento com layouts exclusivos e personalizáveis. É possível colocar sua lista de casamento no site e ainda oferecer cotas da lua de mel como presente. Confira!

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024