Revista

Casamento na primavera: guia completo para organizar

Escolheu fazer seu casamento na primavera? Veja as dicas e tendências da estação!

Vai fazer seu casamento na primavera? Saiba que esta estação do ano é uma das mais disputadas para a realização de casamentos – especialmente o mês de setembro, que passou a ser o novo queridinho dos noivos, segundo a assessora de eventos Cinthia Rosenberg, de São Paulo.

“Nesta época há uma variedade grande de flores, roupas mais leves, clima gostoso…. as noivas e convidados adoram este período. As temperaturas ainda são mais amenas, os dias mais longos e a natureza voltando a aparecer mais após o inverno. Por serem meses bem disputados, recomendo pelo menos um ano a um ano e meio antes para assim garantir a disponibilidade do espaço preferido e igreja, se houver”, pontua.

Leia também:  Guia completo: Os melhores meses para casar!

casamento na primavera

Foto: Kate Nielen

Mas quem sonha em se casar ao ar livre deve ficar atento ao período de chuvas. “Neste período, elas são mais constantes, especialmente em setembro. Então quem planeja se casar nesta época do ano deve sempre pensar no plano B, caso o espaço seja aberto”, justifica Cinthia.

Leia também: Lua de mel | Destinos na América do Sul para curtir a primavera

Preços para casamentos na primavera

Com toda esta concorrência, como ficam os preços dos serviços de casamento na primavera? Cinthia conta que muitos espaços negociam mais o valor em meses menos concorridos, como janeiro e julho, por exemplo. Mas o mesmo não acontece em meses de setembro a dezembro.

“São meses muito concorridos e por isto mais difíceis de reduzir preço quando falamos de um sábado, por exemplo. Em uma sexta ou domingo, eles podem acabar ficando mais acessíveis. A diferença de valores será mais na parte do espaço. Também a disponibilidade de data é menor pela procura maior, são meses que as noivas devem se preparar com maior antecedência e menos descontos”, alerta Cinthia.

Veja também:  Os melhores dias da semana para casar | Confira as dicas para escolher a melhor data

casamento na primavera

Foto: Rachel Red Photography

Leia também: Como Economizar no Casamento | Conselhos de Assessoras

Outro item que tem seu preço aumentado em um casamento na primavera é a parte de flores. “Infelizmente os preços são altos devido à alta demanda de festas em todo país, aumenta a procura. Em Holambra, o leilão funciona com a lei da oferta e da procura. Então com a alta da procura vem a alta dos preços”, explica a arquiteta e florista Laura Amaral.

Gastronomia

O chef Aaron Figueroa, do bistrô Nonna Lilla, sugere para a entrada servir Finger Food, comidinhas leves, com o frescor por causa do começo da estação. “O que sugerimos é um melão com presunto parma e queijo branco; um ceviche de linguado com manga; e cenouras, aipos e aspargos cozidos com molho aioli e flor de sal”, afirma.

Como prato principal, a ideia é não colocar a carne vermelha, por ser mais pesada e por remeter a uma comida mais quente. Figueroa indica um crepe de ricota temperada com queijo boursin.

“Podem ser colocados também pedaços de damasco ou nozes. Uma massa leve também vai bem, como um fettuccine com salmão, acompanhado de molho de creme de leite fresco com limão siciliano e raspas de limão siciliano”, menciona.

casamento na primavera

Foto: Anna Shackleford

Leia também: Buffet para casamento | Guia completo com dicas e recomendações

Figueroa recomenda ainda acrescentar um buffet de saladas, no qual as pessoas poderiam se servir. “Caso os noivos prefiram, eles podem fazer a salada no prato também: salada de folhas verdes com mini tomate italiano, figo, gorgonzola, pêssego e nozes, servida com molho cítrico – feito com laranja, limão, azeite e salsinha – ou ainda um molho balsâmico reduzido, um tipo de molho um pouco mais adocicado”, sugere.

Para quem ama doces, Fernanda De Locco Botino, chef e proprietária do bistrô Nonna Lilla, indica aquelas à base de frutas. “Para o bolo, por exemplo, um pão de ló com recheio de mousse de frutas vermelhas ou um creme pâtissière com abacaxi e nozes, sempre voltado ao naked cake, um tipo de bolo mais leve”, comenta.

Leia também: Buffets para casamento em São Paulo

Fernanda também sugere para um casamento na primavera outros docinhos à base de frutas como pavlova recheada com chantilly e frutas da estação por cima,  regada com geleia de frutas vermelhas; tartelettes de frutas, como o  morango, ou tartelette de limão com merengue; ou ainda uma salada de frutas com molho de laranja – uma redução de laranja, açúcar e um pouco de rum. “A panacota também combina bastante com a estação. A sugestão é a panacota com calda de manga e maracujá”, explica.

Paleta de cores para casamento na primavera

casamento na primavera

Foto: Anna Delores Photography

A cada estação, a equipe do Pantone Color Institute cria o Relatório de Tendências de Cores da Pantone Fashion, que oferece uma visão geral das cores que destacam as principais cores que os designers de moda Nova York apresentarão em suas coleções para a próxima temporada. Estas cores são um indicador importante do que poderemos ver como tendência nos próximos meses.

Para a Primavera/Verão de 2019, a Pantone apresenta cores alegres e vibrantes. Dentre os tons que aparecem aqui está o Living Coral , que foi eleita a cor de 2019. O relatório desta temporada apresenta 12 principais cores, assim como a atual leva os quatro neutros clássicos.

Laura comenta que as cores mais usadas para casamentos na primavera são pink, laranja, amarelo e lilás.

De acordo com a Pantone, as cores escolhidas são vibrantes sem serem avassaladoras e ilustram nosso desejo por autenticidade e nossa necessidade contínua de criatividade e design acessível.

Confira os tons para as próximas estações do ano e já comece a planejar seu casamento na primavera:

Leia também: Paleta de cores para casamentos na primavera

Decoração

As noivas da primavera geralmente podem aproveitar uma grande variedade de flores. De acordo com Laura, as flores mais usadas nesta estação costumam ser as rosas, lisiantus e boca de leão.

casamento na primavera

Foto: Belathée Photography

A dica para fazer uma decoração de casamento na primavera é aproveitar os cenários externos com flores e árvores com copas mais densas e bonitas. Para quem vai fazer um casamento indoor, uma boa ideia é abusar de arranjos robustos e com diversos tipos de flores e frutos.

Leia também: Decoração de casamento | Flores da primavera para a cidade, campo e praia

O que é importante ter em mente nesta época do ano é que, por conta da primavera, aumenta também a quantidade de insetos nas flores. “Dependendo do tipo de flor pode atrair insetos sim, mas isso depende muito de cada região”, explica Laura.

casamento na primavera

Foto: Taylor Lord

Como o sol já começa a ficar mais forte nesta época do ano, também é preciso ficar atento a alguns detalhes.

“Em casamentos ao ar livre, o ideal é posicionar as mesas de doces e buffet em áreas de sombra. Como trabalhamos geralmente com coberturas com lona cristal (transparente), tento sempre nessas áreas fazer algum detalhe em tecido para conseguir a sombra. Há também flores que são mais sensíveis ao sol. Um exemplo são as hortênsias. Então sempre que tenho um casamento durante o dia evito esse tipo de flor”, esclarece Laura.

Leia também: Casamento na Primavera | Dicas de decoração

Para complementar a decoração, Laura sugere usar cestos de palha e lamparinas para incrementar o clima de primavera.

Para o mobiliário, a sugestão é avaliar bem o local. “Se for um jardim pede um mobiliário mais descontraído, com cores que combinem entre si. Se for em um ambiente fechado, tentar levar para esse local muito verde e arranjos mais leves com flores coloridas”, recomenda Laura.

Na iluminação do casamento, Laura sugere usar tons suave, com cores quentes e nada de cor forte como verde ou azul.

casamento na primavera

Foto: Annie Mcelwain

Buquê para casamento na primavera

Laura indica montar um buquê desconstruído, bem fresh, como se tivesse colhido as flores naquele momento.

casamento na primavera

Foto: Lucas Lima – Editorial Casamento no Campo

 

Beleza da Noiva

Make

O inverno acabou e, na primavera, os tons sóbrios saem de cena e deixam lugar para uma make mais iluminada.

Segundo a maquiadora e cabeleireira Bruna Valim, as próximas estações estão com cores mais quentes para trazer iluminação bronze.

“Essa pegada também ficará linda nas noivas, mas com toques mais suaves. Para a próxima estação, eu aposto muito em tons terrosos, dourado, bronze e tons de marsala”, sugere.

A maquiadora Bárbara Fich também aponta que com a leveza e a vibração da estação, é possível apostar em tons coloridos que remetam aos dias mais luminosos, as flores e a natureza, com tons quentes.

“Algumas das tendências de maquiagem para primavera-verão 2019 são as cores salmão, roxo, azul, cobre, caramelo e vermelho, usadas de forma monocromática ou misturadas”, aponta Bárbara.

Leia também: Saiba qual maquiagem para noiva combina mais com sua pele

casamento na primavera

Foto: Lucas Lima / Beleza por Tat Make – Editorial Casamento no Campo

 

Bruna também aponta que as peles virão ainda com os iluminadores, porém com um uso mais suave, trazendo delicadeza apenas para manter a pele GLOW e suave.

“Com o calor da primavera é importante estar com a pele fresh. Para trazer esse tom bronze – mesmo para as mais clarinhas -, apostamos em misturas de bases e a que eu mais uso para bronzer é em tom de canela. Os batons com brilho (efeito gloss) continuam com tudo”, destaca Bruna.

Leia também: Dicas para teste de maquiagem para noiva e prova de penteado

Para os batons, Bárbara aposta em tons de nude nesta estação.

Se você pretende se casar na primavera, é importante cuidar da pele no inverno e fazer tratamentos como peelings e lasers.

“Quando o calor chega, o ideal é somente hidratar muito a pele e proteger do sol. Os queridinhos do momento serão as águas termais que trazer hidratação natural e frescor e as águas de beleza que diminuem os poros e afinam as linhas. A minha preferida é a da Caudalie”, recomenda Bruna.

Penteado

A recomendação é optar por penteados leves e mais soltos, assim como tiaras de flores e fios soltos.

Bruna acredita que é preciso avaliar alguns pontos importantes antes de escolher o penteado do grande dia: se a noiva sente muito calor e como é o cabelo dela no dia a dia, se ele costuma durar um babyliss ou escova.

casamento na primavera

Foto: Ítalo César / Beleza por Bruna Vallim – Confira o Editorial 

 

“Se a noiva costuma sentir mais calor, durante a primavera/verão, o ideal é usar mais o cabelo preso – o penteado meio preso ou o solto já não funcionam para ela. Quando levamos em consideração a durabilidade do cabelo no dia a dia, também conseguimos definir se o cabelo vai ficar legal do começo ao final da festa. Não podemos nos esquecer de que mesmo que o cabelo dure muito tempo, há um agente externo que são os convidados! Eles sempre abraçam as noivas com tudo que tiver pela frente. Se noiva não fizer questão que os cabelos fiquem impecáveis do começo ao final é uma aposta a se considerar”, comenta Bruna.

casamento na primavera

Foto: Lucas Lima / Penteado por Tat Make – Editorial Casamento no Campo

 

Leia também: 20 penteados para noivas incríveis e cheios de personalidade!

Bárbara concorda: “com o clima quente, a escolha mais adequada é um penteado preso, que não incomode durante a festa. Um penteado despojado, preso lateral, que deixa o pescoço livre é o que mais fazemos em nossas noivas e madrinhas, para que elas possam brilhar nesse Grande Dia.  Abusamos dos arranjos de cabelo com flores naturais, que combinam com a estação e dão um toque ainda mais encantador”.

Vestido de noiva

Para a estilista Julia Golldenzon, mais do que a estação, o que importa mesmo na definição do modelo do vestido de noiva é o lugar onde vai acontecer o casamento e o clima que ela quer passar com a festa.

casamento na primavera

Foto: Lucas Lima / Beleza por Tat Make – Editorial Casamento no Campo

Leia também: Todas as tendências do Barcelona Bridal Week Primavera 2018

“Como a primavera é uma época com temperaturas, em geral, mais amenas, isso permite à noiva a possibilidade de usar tanto modelos de manga comprida quanto de alcinhas ou tomara-que-caia. Eu gosto muito de surpreender os convidados com vestidos versáteis, no estilo 2 em 1, como os que vêm com capas, mangas ou sobressaias removíveis. E aproveitando a inspiração da estação, vestidos com bordados de flores podem ser uma boa opção”, sugere Julia.

Maria Ribeiro da Luz, estilista da Trinitá, sugere o uso de modelos fluidos, em tecidos leves, sem manga, com alça e mais decotados.

Dentre os tecidos sugeridos para casamentos na primavera estão o crepe georgette de seda, tule e tule point d’esprit e tule bordado de linha.

casamento na primavera

Foto: Jordan Voth

Vestidos para madrinhas

Para quem foi convidada para ser madrinha de um casamento na primavera, a estilista Cris Rodrigues sugere, antes de qualquer coisa, avaliar alguns pontos:

  • o local do evento: fazenda, campo, buffet, bistrô, praia etc.;
  • horário da celebração;
  • se será um casamento formal ou mais despojado. Algo rigor total ou esporte fino, por exemplo.

“Os casamentos realizados à luz do dia pedem cores mais alegres, vibrantes, podendo também optar por tons pasteis. Na primavera, as cores mais procuradas são as que remetem a estampas florais, como o rosa, o lilás, amarelos, azuis, verdes, goiaba, laranja e fúcsia”, pontua Cris.

Maria também aponta tons pastel em geral,  como nude, azul claro, verde agua, lavanda, rosa claro; e também cores vibrantes como coral e pink.

Leia também: Cores de vestidos para madrinhas | 5 tons queridinhos das noivas

Já Julia acredita que os nudes sempre ganham, independentemente da estação. “Para não concorrer com o tom do vestido da noiva, quando a escolha da madrinha é o nude, recomendo tons mais fortes desta cartela”, indica.

casamento na primavera

Foto: Renee Hollingshead

 

Dentre os tecidos mais usados para a estação, Cris, Julia e Maria apontam mais fluídos como sedas, organzas, musseline de seda pura, cetim de seda, chiffon, crepes leves, mix de cetim, transparências.

Com relação aos modelos, Maria lembra que as madrinhas podem optar por modelos bicolores, vestidos com texturas, como plissado soleil e transparências.

Cris cita também algumas tendências mais populares para a estação:

  • As fendas na direção de uma das pernas também são muito pedidas;
  • Os babados são muito requisitados, podendo ser no decote ou em várias camadas nas saias;
  • Vestidos justos, são geralmente sereia, abrindo levemente do joelho para baixo;
  • Decotes: ombro a ombro, tomara que caia, decotes até a cintura com ou sem.

Traje do noivo

Depois de todos estes detalhes, o noivo também não pode ficar de fora. Madalena D’Orazio Turqueti, da Madah Atelier, comenta que as cores mais indicadas de ternos para quem vai se casar na primavera são tons de azul e bege, que vão desde o tecido xadrez até linho (mais natural).

Leia também: Ternos para noivos | Cores e estampas para fugir do tradicional

“A nova tendência para os ternos são tecidos tecnológicos, de alta performance, como High Twist, Natural Stretch e Spandex Stretch que promovem liberdade de movimentos”, conclui Madalena.

casamento na primavera

Foto: Lucas Lima – Editorial Casamento no Campo

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019