Assim como os melhores meses para casar, os dias da semana também precisam ser levados em conta na hora de planejar a cerimônia dos sonhos. Vários fatores podem influenciar o resultado final da festa e da cerimônia, como a quantidade de convidados presentes, tempo disponível dos fornecedores para o evento, locação, entre outros detalhes que influenciam na decisão na hora de fechar o casamento. Mas afinal, qual o melhor dia da semana para casar?

 

“Sem dúvidas os dias durante a semana são os menos procurados e, consequentemente, os com maior disponibilidade em relação aos fornecedores. Já sábados são muito concorridos, seguidos das sextas e depois dos domingos”, conta Marina Bedaque, event planner que atua no mercado desde 2005.

 

“Ainda gosto de casamentos aos fins de semana, nos casos em que os noivos querem estender as comemorações para uma festa, afinal, durante a semana os convidados tendem a ir embora mais cedo. Esse momento é uma comemoração única e ela deve ser aproveitada ao máximo e sem hora para acabar”, completa Marina. 

Veja mais: Passo a passo para organizar a cerimônia de casamento

melhor dia da semana para casar
Foto: Shutterstock

 

Como começar a pensar no melhor dia da semana do meu casamento?

Tudo se inicia pelo seu perfil como ‘casal festeiro’! Roberta Canuto, da Casa de Dois Assessoria, explica que delinear e investigar esses gostos pessoais pode ajudar bastante na definição do dia. Por exemplo, se o casal gosta de uma boa festa, não vai dar muito certo escolher um melhor dia da semana para casar.


“Costumo dizer que a escolha da data depende do que os noivos esperam da festa. Se ambos são mais low profile, os convidados seguem um perfil de pessoas autônomas, com tempo mais flexível, os dias da semana podem ser uma alternativa melhor e até mais barata”, ressalta a profissional.

Confira, a seguir, algumas dicas para cada ‘grupo’ de dias que as especialistas entregaram para ficar atenta!

 

melhor dia da semana para casar
Foto: Shutterstock

Veja mais: 8 coisas para fazer uma semana antes do casamento

Durante a semana 

Segunda, Terça, Quarta, Quinta e Sexta costumam ser os dias menos escolhidos para cerimônias, por diversos fatores.

 

Marina considera a segunda-feira como um dos piores dias, por ser o início da semana de trabalho, com os horários geralmente inflexíveis, enquanto Roberta alerta para a sexta-feira, especialmente nas grandes capitais, que, além do fator jornada de trabalho, existe o trânsito, que pode ser uma dor de cabeça tanto para os convidados, quanto para os noivos.

 

melhor dia da semana para casar
Foto: Shutterstock

Prós

Os valores menores e maior poder de negociação; exclusividade de atenção dos fornecedores, pois poucos tem festas durante a semana; ideais para casais menos festeiros e que não se incomodam das festas acabarem mais cedo; economia no consumo de bebidas alcoólicas


Contras

As festas tendem a acabar mais cedo e a serem menos animadas. Além disso, não é possível dividir o custo de decoração de igreja, normalmente.

“É legal ter em mente que não vai baratear tanto assim. Se você for pensar, muitos fornecedores também têm eventos de dia de semana em, áreas corporativas. Então, é preciso levar em conta isso, em particular, os noivos que já possuem fornecedores ‘dos sonhos’”, diz Roberta.

Por isso, planejar com muita antecedência é o ideal, assim como pesquisar com intensidade sobre os fornecedores antes de iniciar as escolhas.

 

Veja também:  Passo a passo para organizar a cerimônia de casamento

Sábados e Domingos 


Os queridinhos das noivas são os mais disputados, claro. Quanto maior a procura, mais difícil fica de se achar. “Isso acontece pelos seguintes motivos: aos finais de semana, os convidados têm maior disponibilidade de tempo e menor preocupação, por isso, a festa é mais longa, mais animada, mais cheia, com teor alcoólico mais elevado, com maior consumo de alimentos e docinhos….”, reforça Marina.

 

melhor dia da semana para casar
Foto: Shutterstock

Prós


A quebra, ou seja, a ausência de convidados no dia do seu casamento, tende a ser bem menor, por conta da disponibilidade de horário. Ou seja, quem for convidado, provavelmente, estará lá para o evento.

 

Nos dias da semana, a quebra é um pouco maior e é aconselhável considerar 25% de quebra nos casamentos de segunda a quinta. No domingo, particularmente, os preços tendem a diminuir bastante.

 

“Fazendo uma média bem geral, o preço por pessoa nos sábados pode ser algo entre 1200 e 1500 reais aos sábados. Já no domingo, ele pode cair para 800 reais por pessoa. Mas, é claro, tudo precisa ter um planejamento muito bem feito”, comenta Roberta.

Veja também:  Como planejar um casamento | 5 dicas para organizar as finanças


Contras

Os preços são, indiscutivelmente, uns dos maiores contras do orçamento de quem casa aos sábados, uma das datas mais queridas dos noivos. Tudo tende a ficar mais caro, pela procura.

 

“É quando as pessoas estão mais dispostas a ir ao casamento, festejar, beber com os amigos, algo cultural mesmo. Por isso, para quem quer casar em sábado, batemos na tecla do planejamento”, diz Roberta.

 

Quanto mais o casal conversar entre si e conhecer os gostos um do outro, o perfil deles será bem traçado e, consequentemente, a festa e a cerimônia serão bem planejados e o resultado estará à altura dos sonhos de todos.

melhor dia da semana para casar
Foto: Shutterstock

 

Veja mais no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários