A paleta escolhida pela noiva diz muito sobre qual linha o casamento seguirá. Embora as cores de vestidos para madrinhas e da decoração não precisem ser idênticas, é necessário que as tonalidades conversem para criar uma harmonia.

“Tudo combinando dará um ar pesado à festa. A dica geral é sempre optar por tons mais neutros nos dois quesitos: vestidos e decoração”, explica a consultora de imagem e estilo Mariana Aguiar.

Quando o assunto é moda, horário, local da cerimônia e gosto pessoal da noiva podem influenciar na decisão. Algumas dicas de especialistas, no entanto, podem tornar a tarefa mais fácil – e democrática, para nenhuma madrinha botar defeito!

Veja também:  Veja como combinar madrinhas de dourado e outros tons metalizados

cores-de-vestidos-para-madrinhas-1
Foto: Bethany Small Photography

 

Como escolher a cor do vestido das madrinhas?

No Brasil, sempre foi comum que as cores de vestidos para madrinhas fossem escolhidas por elas – evitando, lógico, o branco e o preto. Mas a tradição importada dos Estados Unidos está ganhando espaço cada vez mais. Isso é, a tendência de usar uma paleta de cor no altar.

“Fica mais harmônico nas fotos, mas é uma jogada arriscada. Isso porque optar por uma única tonalidade pode não agradar a todas as envolvidas. O marsala, por exemplo, é uma cor que está em alta. Só que tem mulheres que acham que ficam sexy com ele, enquanto outras se sentem velhas”, alerta Camila Machado, estilista do ateliê Lascivité.

Quanto mais madrinhas estiverem envolvidas, mais difícil será escolher um tom específico, a exemplo do rosa millennial e do azul Tiffany. “Se você tem seis mulheres ou mais no altar, reconsidere a opção”, aconselha a especialista.

A dica para quem quer combinar o vestido de madrinha é optar por uma cor que tem várias tonalidades, como rosa e azul, ou investir em uma cartela com pelo menos três diferentes tipos. “Assim, você abre o leque de opções e permite que cada uma encontre o vestido na cor que mais combina com sua pele”, diz Camila.

cores-de-vestidos-para-madrinhas
Foto: Peyton Rainey Photography

 

Veja também:  20 modelos de vestidos de madrinha rosa para arrasar no altar

5 opções de cores de vestidos para madrinhas

Se você procura orientação para encontrar a melhor tonalidade dos vestidos que as convidadas especiais vão usar, confira cinco tons queridinhos do universo bridal selecionados por especialistas. Confira o que está em alta na paleta de cores para madrinhas 2019!

1. Tons de azul

Madrinhas de azul podem ser uma boa para quem está procurando uma cor bem democrática. Isso porque a cartela passa por vários tons, indo do bebê até o marinho, sendo ideal para combinar com diferentes tipos de pele. E mais: pode ser facilmente adaptada para cada estilo de casamento.

“Também faz o papel do ‘something blue’, uma superstição muito presente nos casamentos norte-americanos”, lembra Camila. Ela se refere ao “algo azul”, que é usado pelas noivas gringas para dar sorte e afastar o mau-olhado.

madrinhas-de-azul
Foto: Ashley Caroline

 

Veja também:  Madrinhas de preto: sim ou não? | Dicas e inspirações

2. Paleta verde

Verde é uma aposta de Mariana. Para ela, a tonalidade pode ser uma boa opção de cores para madrinhas 2019, pois tem o mesmo princípio do azul: conta com vários tons e é bem flexível para combinar com estilos diferentes de festas.

Como os vestidos podem ir do menta ao esmeralda, aqui, a dica é entregar um manual dos padrinhos junto ao convite. Esse item da papelaria orienta as moças sobre os tons permitidos – e também aponta o que a noiva não quer ver no altar.

madrinhas-de-verde
Foto: Asya Photography

 

3. Vestido para madrinha: cores pastéis

Essa ideia não é restrita a uma tonalidade. A proposta é combinar vários tons pastéis, mais clarinhos e suaves. Aqui, você pode determinar algumas cores de vestidos para madrinhas ou deixar que as próprias amigas escolham o que usar no Grande Dia.

Vale destacar que, por ser mais delicados, esses tons combinam melhor com noivas românticas e femininas. “As candy colors também são mais escolhidas para casamento na praia ou ao ar livre”, ressalta Mariana.

madrinhas-em-tons-pastéis
Foto: M&J Photography

 

4. Cor lavanda

Embora possa ser incluído na categoria de tons pastéis, o lavanda ganhou destaque na paleta de cores para madrinhas 2018. Isso porque a Pantone elegeu o Ultra Violet como a tonalidade do ano, abrindo espaço para que os subtons de roxo se tornassem queridinhos no universo das noivas.

Sua cartela é mais pálida e flerta com tons de azul e até cinza. É ideal para noivas modernas e pode ser adaptada a diferentes casamentos, embora combine mais com festas diurnas e ao ar livre.

Em relação às madrinhas, a dica de ouro é não apostar em um modelo liso. “Como a cor é pálida, procurar por diferentes texturas, trabalhos e estampas no vestido para madrinha de casamento, dará mais destaque no altar”, aponta Camila.

Veja também:  Vestidos de festa longos lilás | Guia para madrinhas

madrinhas-de-lavanda
Foto: Mackensey Alexander

 

5. Living Coral

Living Coral é a eleita da Pantone para cor do ano 2019. “Cheia de alegria, assim como sua inspiração, que são os recifes de corais, é uma tonalidade bem viva, que chama atenção”, revela Mariana.

Segundo Camila, pode não ser a melhor alternativa para noivas que se encaixam nos perfis romântico e tradicional. “Porém, tem tudo para fazer sucesso em casamentos na praia”, comenta.

É importante também destacar que o coral é um tom específico e pode não ser o mais democrático entre as opções de cores de vestidos para madrinhas. Assim, é melhor pensar se as garotas topam e vão se sentir confortável antes de escolhê-lo.

Veja também:  Tons vibrantes para madrinhas – Dicas para arrasar com essa tendência fashion!

madrinhas-de-coral
Foto: Peyton Kempf with 1778 Photographie

 

Veja também:  Vestido de madrinha de casamento | Cores para o verão 2019

Encontrando o modelo perfeito

Independentemente da paleta escolhida pela noiva, existe uma dica curinga que pode ajudar qualquer madrinha a encontrar seu vestido ideal. “Quem tem pele clara deve procurar por peças em tons mais escuros. Já as mulheres morenas ficam melhores em tonalidades claras”, afirma Camila.

Outra ideia bem legal é apostar na colorimetria. Na prática, é uma técnica que aponta quais cores harmonizam melhor com tom e subtom de uma pele. “Uma dica para as noivas é escolher uma cor fria e outra quente. Assim, irá agradar a todo mundo”, finaliza Mariana.

cores-de-vestidos-para-madrinhas
Foto: Tara McMullen Photography

 

Veja mais inspirações de vestidos para madrinhas no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários