A Pantone elegeu o Ultra Violet como a cor de 2018. A empresa afirma que essa é uma cor profunda e carregada de emoção. Ícones da música (e da moda) já usaram e abusaram da tonalidade poderosa. Mas saiba que ela não está restrita às estrelas do rock. Você pode trazê-la para o Grande Dia em lindos vestidos de festa longos lilás e lavanda.

vestidos de festa longos
Foto: Natalie Schutt Photography / Style Me Pretty

 

Lilás, lavanda e os tons do verão

Veridiana Godoy, idealizadora e diretora da consultoria de moda Modo Chique, explica que o lilás é uma das variações na paleta do roxo que tem abalado 2018. A cor também continuará como tendência fortíssima em 2019, pois tem sido considerada a cor do verão.

“No próximo ano veremos lilás e lavanda em muitos lugares. As cores são perfeitas para a estação, porque trazem leveza total aos looks”, afirma.

Já a consultora de moda Nayara Tognere explica que a escolha do Ultra Violet pela Pantone reforçou a tendência dos violetas e suas variações no mundo dos casamentos. De acordo com ela, a cor está muito ligada à espiritualidade e ao equilíbrio. Fato que super combina com as celebrações, sejam elas religiosas ou não.

vestidos de festa longos
Foto: Stella York / Divulgação

 

Cheia de charme

As madrinhas são figuras importantíssima antes, durante e depois do casamento para a noiva. Por isso, as nuances dessa cor cheia de significado e poder têm sido muito usadas por essas mulheres. “O lilás transmite muita delicadeza e feminilidade, além de estar associada à nobreza. O que também traz sofisticação e uma ideia de realeza”, diz Nayara.

Apostar em um vestido de festa longo para madrinha de casamento é uma tendência pra lá de chique. A consultora da Modo Chique afirma que muitas noivas têm optado pela paleta de candy colors nos vestidos para madrinhas de casamento.

Depois dos queridinhos rosa millenial e rosa quartzo – escolhido pela Pantone como a cor de 2015 –, agora é a vez do lilás brilhar. “A tonalidade ainda é muito adequada às madrinhas porque é delicada e romântica”, afirma Veridiana.

vestidos de festa longo
Foto: Jenny Yoo / Divulgação

 

Vestidos de festa longos: dossiê madrinhas

Camila Teixeira, responsável pela { fit } consultoria de imagem, explica que, de forma geral, a regra na hora de escolher os vestidos de festa longos continua sendo a de sempre.

“A primeira recomendação é optar por modelos de vestido para madrinhas de casamento que favoreça o seu corpo e que seja adequado à cerimônia em questão”, aponta a especialista. Nesse segundo ponto, é importante sempre consultar a noiva ou a assessoria de casamento em caso de dúvidas.

Outra regra básica é alinhar o tecido com o período da cerimônia. “Aposte nos tecidos leves para o dia e os mais encorpados à noite. Sempre tomando cuidado com os excessos de brilho, transparências e bordados em qualquer horário. O maior destaque deve ser a noiva”, diz Nayara.

O lilás tem tudo a ver com casamentos matutinos e vespertinos. Por isso, segundo Veridiana, a cor pode vir tanto em modelos com rendas e transparências, quanto nos vestidos de festa longos mais lisos, com um corte bonito.

Para quem procura um vestido de festa longo barato, a dica é procurar inspirações e lojas na internet. É fácil encontrar um vestido de festa longo para comprar online, inclusive em sites populares como o Mercado Livre.

vestidos de festa longos
Foto: Gianny Campos Photography

 

Atenção para à renda!

Camila explica que existe uma grande variedade de rendas à disposição das madrinhas. É possível escolher vestidos de festa longos com rendas mais delicadas, leves e fluídas ou ousar com as mais pesadas e os bordados. Tudo vai depender do gosto pessoal da madrinha e do desejo da noiva.

Para aquelas que querem trazer as rendas para as mangas, Nayara dá uma dica valiosa: “as rendas delicadas dão menos volume. Então, no caso das mangas, o ideal é escolher um tecido com bastante leveza e fluidez”.

vestidoss de festa longos
Foto: Sherri Hill / Divulgação

 

Modelos plus size

Para as madrinhas em busca de um vestido de festa longo plus size, Veridiana esclarece pontos importantes. “Quando falamos em mulheres plus size, erroneamente pensamos apenas no biotipo oval. Mas esse tipo de silhueta pode facilmente se enquadrar no biotipo triângulo, triângulo invertido ou mesmo o ampulheta”.

Ela completa e diz que é preciso observar e pontuar o que a madrinha quer valorizar ou disfarçar. “Uma dica rápida é evitar os modelos tomara que caia e investir em decotes ‘V’, que alongam o colo e valorizam o busto”, diz.

Mas independentemente do tipo de corpo, na hora de escolher seu vestido de festa longo lilás, o segredo é valorizar os pontos fortes. Por isso, Nayara dá o recado: bordados e transparência chamam a atenção. Então, use esses artifícios em áreas que você gosta e quer valorizar.

vestidos-de-festa-longo-lilás-para-madrinha
Crédito: Pinterest/Reprodução

 

Simples e linda

Se a recomendação da noiva é a escolha de um vestido longo de festa simples, é preciso atenção. Aqui, o ideal é que se selecione um modelo que siga a linha minimalista.

De acordo com Nayara, um vestido de corte impecável fica elegante e sofisticado sem precisar de muito. “Mas tenha cuidado para não ficar simples demais. A madrinha não chama mais atenção que a noiva, mas deve entender seu papel como uma das mulheres em destaque no casamento.”

A idealizadora da Modo Chique explica que é elegante da parte da madrinha saber o que a noiva espera dela e se sua escolha é agradável. “A dica que dou é fotografar o look que pretende vestir para a ocasião e perguntar a opinião da noiva”, diz.

vestidos de festa longos
Foto: Sorella Vitta / Divulgação

 

Combine com outras cores 

Mesmo que o lilás seja o grande protagonista, nada impede que você o combine com outras cores. Nayara explica que nessas horas vale contar com a ajuda do círculo cromático, técnica que ajuda a encontrar as combinações corretas de tons.

Para quem quer trazer um toque de ousadia e criatividade ao look, vale apostar em cores que se contrastam com o lilás, como verde, amarelo e laranja. “Já a combinação com o rosa ou azul é análoga e traduz um visual alegre e jovial”, diz Veridiana. As tonalidades podem vir em detalhes da produção, como nos bordados, brincos e até nas sandálias.

Já para as madrinhas que desejam uma combinação mais sofisticada e elegante, é possível apostar em diferentes tons de roxo na mesma produção. Uma opção também é criar uma composição de texturas diferentes que vão deixar o visual supermoderno.

vestidos de festa longos
Foto: Jenny Yoo / Divulgação

Veja mais inspirações de vestidos de festa longos no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários