Sabe aquela história de que vestidos pretos são elegantes e nunca saem de moda? Ela vale para diversas situações, incluindo casamentos. Antigamente, pensar em madrinhas de preto era algo completamente fora do normal, já que a cor era associada, principalmente, ao luto. Hoje, as coisas mudaram, e a tonalidade escura pode ser a chave para deixar o seu casamento ainda mais lindo.

madrinhas de preto
Foto: Adam Barnes Fine Art Photography

 

Madrinhas de preto: sim ou não?

É comum que a noiva escolha a cor dos vestidos para madrinhas de casamento para criar um visual harmonioso no altar. A tonalidade sempre vai variar conforme uma série de fatores, como o estilo da cerimônia. Apesar de ainda não ser muito comum no Brasil, o preto se mostra como uma ótima opção.

“Vestido preto sempre é elegante, afina a silhueta e contrasta com o vestido branco da noiva”, afirma a estilista Karen Raissa. Ela defende que as pessoas precisam estar confortáveis com a escolha da tonalidade, já que um casamento com pessoas felizes é sempre lindo e charmoso.

“Por costume, branco e preto não são permitidos no altar. Isso porque, culturalmente no Brasil, a cor preta está associada ao luto, perdas e à morte”, conta a consultora de estilo Fernanda Reis Sales. Nos Estados Unidos, entretanto, a cor já é muito mais comum. “O efeito é lindo e faz um belo contraste com o vestido da noiva”, completa.

O importante é ter em mente que o preto é superválido, mas que ainda não caiu no gosto de todas as brasileiras quando o assunto é casamento. Por isso, nos casos em que as cores dos vestidos para madrinhas são deixadas em aberto, vale a pena conversar com a estrela do dia e checar a opinião dela sobre a tonalidade.

madrinhas-de-preto
Foto: Meredith Sledge

 

Para quais tipos de casamentos os vestidos pretos são indicados

Assim como outras cores, o preto combina mais com determinado tipos de eventos. Normalmente, ele é indicado para cerimônias clássicas e em ambientes que não sejam quentes. A combinação entre sol e um vestido de madrinha preto longo, por exemplo, pode fazer as moças suarem e causar muito desconforto.

O horário do evento e o clima do dia também influenciam na escolha. “É melhor usá-lo em dias frios. Aconselho que seja em um casamento à noite. Também pode ser durante o outono ou inverno, de dia. Nessas estações do ano, cores fechadas, como preto, marrom e marsala, combinam muito bem”, comenta Fernanda.

Karen Raissa destaca que o visual é uma boa pedida para casamentos black tie. Nesses casos, o altar é composto por madrinhas de preto e padrinhos de smoking.

madrinhas de preto
Foto: Pura Soul Photography

 

Como escolher o modelo do vestido e os acessórios

As madrinhas que pretendem usar preto precisam ter em mente que existe um traje ideal para cada estilo de festa de casamento. Em alguns casos, eles podem ter elementos de outras cores. As madrinhas de preto e branco, por exemplo, ficam bem elegantes. Entretanto, é preciso ter a aprovação da noiva e tomar cuidado para não se destacar demais no altar.

“Minha sugestão é apostar em tecidos com caimento e parte da saia com fendas bem planejadas, abrindo levemente na barra e com decote em V na frente ou nas costas. A cintura pode ter um arremate em pedrarias pretas”, recomenda a estilista Claudia Maria.

A profissional também indica o uso de tecidos brilhantes, como os micro paêtes. “Neste caso, ele pode ser longo, com fenda lateral, sem corte na cintura e de um ombro só”, completa.

Depois de escolher o modelo, é hora de combiná-lo com acessórios. Dourado e prateado caem muito bem com vestidos pretos. São elegantes e nunca saem de moda.

Cláudia afirma que, caso o casamento seja de dia, é possível apostar em acessórios coloridos, como brincos e clutches com pedras verdes, rosadas ou azuis. Entretanto, é importante tomar cuidado para não exagerar. Afinal, o centro das atenções deve ser a noiva.

madrinhas-de-preto
Foto: Ryon:Lockhart Photography

 

Madrinhas de preto e sapato colorido

Uma das vantagens dos vestidos pretos é que eles combinam com praticamente qualquer cor de sapato. “Madrinhas com sapatos coloridos, por exemplo, podem deixar o cenário mais divertido”, destaca Karen.

Segundo Fernanda, é preciso tomar cuidado com as tonalidades fortes e abertas, já que elas acabam causando um alto contraste e trazem uma imagem impactante ao casamento. Madrinhas de preto e amarelo, por exemplo, chamam muito mais atenção do que madrinhas de preto e dourado.

“Recomendo um sapato mais discreto, como nude ou metalizado. Pode ser algo mais sutil, como um ouro velho, ou mesmo um modelo preto para criar um bloco único de cor”, indica a consultora de imagem.

10 fotos de madrinhas de preto para se inspirar!

madrinhas de preto
Foto: James Simmons Photography

 

madrinhas de preto
Foto: @hannahlimphoto

 

madrinhas de preto
Foto: Pura Soul Photography

 

madrinhas de preto
Foto: Roxanne Davison

 

madrinhas de preto
Foto: Gayle Brooker

 

madrinhas de preto
Foto: Justin Lane of Brian Dorsey Studio

 

madrinhas de preto
Foto: @caitlinbphoto

 

madrinhas de preto
Foto: Rachael Osborn Photography

 

madrinhas de preto
Foto: @claire0b

 

madrinhas de preto
Foto: Adam Barnes Fine Art Photography

 

Veja mais inspirações para madrinhas no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários