Revista

O traje ideal para cada estilo de festa de casamento

Do look esporte ao black tie, saiba o que usar e o que evitar em cada dress code

É muito comum, quando recebemos um convite de casamento, ficarmos confusos com qual roupa devemos usar na ocasião: esporte, esporte fino, social completo ou black tie? São tantas opções. Por isso é sempre bom que os noivos deixem claro no convite e no site qual deve ser o traje esperado para a festa, assim é possível garantir uma maior harmonia. Mas, aí vem a dúvida: qual o trajes para casamento ideal para cada estilo de festa?

A consultora de estilo Stella Resende, especializada em “momentos especiais”, explica que, na maioria dos casamentos clássicos os trajes mais utilizados são o esporte fino e o passeio completo. “De uns anos pra cá, a quantidade de casamentos mais informais cresceu muito, mas o esporte fino é o mais utilizado, inclusive nesse estilo de festa”, garante a especialista.

Veja também: Roupas para casamento para convidados | 5 dicas para evitar gafes

traje para casamento

Foto: Carrie Patterson

 

Veja também:  11 Dicas de Etiqueta para os Convidados do Casamento

Para não errar na escolha do trajes para casamento, Rachel Toyama, fundadora do portal Paraíso Feminino, primeiro buscador de Moda Feminina do Brasil, aconselha a sempre respeitar o dress code quando ele for informado pelos noivos. Ou seja, se os noivos realmente querem que todos estejam vestidos adequadamente para a ocasião, é importante ser o mais claro possível no convite.

Com o já citado aumento de cerimônias de casamento mais descontraídas e informais, as opções de trajes  para casamento, tanto para homens, quanto para as mulheres são muito mais variadas.

De qualquer forma, a personal stylist Juliana Parisi, de São Paulo, alerta que um casamento é sempre uma ocasião especial. “Prefira sempre looks com tecidos mais sofisticados e elegantes, mesmo que em vestidos mais curtos. O sapato, bolsa e acessórios também fazem a diferença no resultado do look, por isso prefira uma sandália mais delicada e com salto, uma bolsa pequena tipo clutch e acessórios especiais como pedras”, sugere ela.

Trajes para casamento

Para não ter dúvidas sobre o trajes para casamento, Rachel Toyama dá todas as dicas e explica o que usar em cada situação. 

Traje Esporte

Quando se fala em trajes para casamento,  traje esporte tem o dress code mais informal e despreocupado. Ele dispensa o uso de terno e gravata e de vestidos longos, por exemplo, por isso é indicado para cerimônias em que o local e a decoração sejam mais simples, onde a intenção dos noivos é deixar que os convidados fiquem mais à vontade.

O casamento que pede este tipo de vestimenta em geral é realizado durante o dia e em locais também informais como praia ou campo.

traje para casamento

Foto: Vicki Grafton Photography

 

Veja também:  Como não passar apuros com o dress code

Trajes esporte para mulheres

Aqui há uma maior liberdade de escolha, permitindo o uso de peças como o macacão de alfaiataria, a calça pantalona ou saia, ambos em tecidos mais formais, como linho ou crepe, combinando com blusas de tecidos mais refinados, como chiffon ou seda.

Estampas e vestidos curtos são permitidos, desde que não sejam em tecidos casuais como malha ou algodão. Nos pés, é permitido usar sandália de altura média e salto quadrado que vai fechar com maestria uma produção bonita e confortável.

traje para casamento

Foto: Love Style Mindfulness

 

Traje esporte para homens

Neste caso é dispensado o uso de terno e gravata, e é possível desfrutar da cerimônia de forma relax e sem abrir mão de estar bem arrumado, apostando em uma calça de sarja com camisa social, ou calça e camisa social com cinto combinando com o sapato social, por exemplo.

Essas combinações são atemporais, mas também é possível incrementar os looks com peças mais modernas, como o uso da calça slim ou o truque da barra dobrada, que pode ser arrematada com uma bela camisa de linho.

O pulôver e a gravata também podem ser usadas para dar um charme a mais, assim como o slipper e mocassins também estão liberados. É importante ressaltar que, ao optar por um look “tendência” é bom verificar se a combinação não caiu em desuso antes de ousar.

traje para casamento

Foto: Bright Bazaar

Traje Esporte Fino

Uma outra opção de trajes para casamento, é o traje esporte fino, que também combina com cerimônias menos formais, normalmente ao ar livre, em praia ou campo, mas geralmente são realizadas no final da tarde e à noite.

Em termos de ambiente, uma cerimônia que exige um traje esporte fino conta com uma decoração mais elaborada do que uma cerimônia esporte, por isso não permite muitas ousadias informais nas vestimentas.

traje para casamento

Foto: Hello Fashion Blog

 

Traje esporte fino para mulheres

O macacão e calça já não são muito bem-vindos neste tipo de festa e os vestidos não devem ser muito curtos, como é permitido no traje esporte, indo dos tornozelos até no máximo a altura dos joelhos.

O comprimento midi deixa o visual mais elegante e consequentemente mais adequado a um ambiente mais refinado, mas não deve ter tanto brilho nem bordados. Este traje já pede a formalidade das sandálias de salto alto e de preferência de tiras mais delicadas.

traje para casamento

Lace & Locks (Foto: Jason Huang)

 

Traje esporte fino para homens

Para os homens, a diferença do esporte para o esporte fino é que o uso do terno é obrigatório, dispensando somente a gravata.

A invenção que dá para fazer sem fugir da etiqueta é apostar em um terno com corte slim, melhor ainda se respeitando o conjunto de calça e paletó do mesmo tecido.

O sapato é formal e o uso do cinto também é bem-vindo. Uma dica para esse trajes de casamento, é apostar nas cores claras para cerimônias diurnas, como bege, marinho e cinza claro, e reservar as cores escuras como preto, azul marinho e cinza escuro para cerimônias noturnas.

traje para casamento

Foto: I am Galla

 

Traje Passeio completo

O traje passeio completo é o mais adotado na maioria dos casamentos. Em geral, são cerimônias noturnas e com decoração bastante requintada, o que exige total formalidade.

traje para casamento

Foto: Xavier Navarro

 

Traje passeio completo para mulheres

Vestido preferencialmente longo, mas com uma atenção especial aos tecidos que devem ser requintados, como o chiffon, organza, seda, renda, musseline ou lurex.

A renda também tem seu lugar, principalmente quando associada a bordados e pedrarias, porque no passeio completo o brilho não é obrigatório, mas quando em dose moderada, assume um papel relevante. Este dress code pede bolsa clutch pequena e estruturada. Além, é claro, de salto alto.

Tecnicamente o vestido curto não faz parte do traje do passeio completo, mas é visto com bastante frequência nas cerimônias. A recomendação é sempre consultar a noiva e caso ela diga que está liberado escolha modelos que tenham uma modelagem sofisticada, que sejam mais elaborados principalmente nos bordados para valorizar o look deixando-o à altura do evento.

traje para casamento

Foto: Viva La Jewels

 

Traje passeio completo para homens

Essa opção não tem muita margem para fuga. O traje masculino deve ser composto de terno e gravata e, se desejar um plus, o colete pode integrar o visual. Para conseguir a harmonia perfeita, cada detalhe faz a diferença. Então anota aí as dicas para conseguir um visual impecável:

– O  cinto deve ser da mesma cor do sapato;
– O relógio deverá ser formal com pulseiras em couro ou metal;
– Se desejar poderá usar abotoaduras nas mangas;
– O  sapato é social e os envernizados valorizam mais a produção e devem sempre ser usados com meias longas;
– O lenço dobrado no bolso é a cereja do look, ele pode vir combinando com a cor da gravata, do terno ou do sapato. Se o terno e a camisa forem lisos, o lenço pode ser estampado para dar mais personalidade ao look.

traje para casamento

Foto: Johnny Edlind

 

Traje Black Tie

Black tie é o traje de gala que combina com casamentos em locais luxuosos. Esse traje para casamento, é  mais comum ser visto e requisitado em celebrações de famílias bem tradicionais e clássicas.

traje para casamento

Foto: Extrapetite

 

Traje black tie para mulheres

Neste caso o vestido longo é realmente obrigatório, e não é qualquer longo nem qualquer tecido. Brilho e ostentação é a palavra de ordem, assim como vestidos em tule carregados de cristais, bordados em pedrarias que cobrem cada centímetro de pano.

Joias valiosas ornamentam este tipo de produção, aliadas a uma maquiagem poderosa e cabelos geralmente presos ou meio presos. Sandálias, peep toe ou até sapatos estão liberados, devem ser de salto alto, mas podem conter a meia pata. A clutch é a finalização do look e pode também ter brilho ou um design arrojado assinado por grandes estilistas.

traje para casamento

Foto: Elie Saab/Divulgação

 

Traje black tie para homens

A vestimenta obrigatória para esse traje de casamento,  é o smoking, que é formado por camisa branca, gravata borboleta, colete ou faixa, e sapato social preto sem permissão de variação de cor, mas podendo ter acabamento envernizado ou não.

Quando o black tie é opcional, a gravata preta pode ser substituída por uma comum ou mais fina, o colete também pode ser tirado do traje, assim como a faixa. Apenas o sapato preto continua sendo obrigatório na combinação, e o lenço branco frontal, quando houver, com a dobradura sempre em formado quadrado. O relógio deve ser de modelo social seguindo as mesmas recomendações do passeio completo.

traje para casamento

Foto: I am Galla

Veja mais opções de trajes para casamento no nosso perfil no Pinterest 

</>

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma. http://www.icasei.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019