Revista

Roupas para casamento para convidados | 5 dicas para evitar gafes

Aqui, você confere um dossiê completinho que vai orientá-lo a encontrar roupas para casamento para convidados perfeitas!

Smoking completo para os homens e vestido longo para as mulheres. Cada vez mais essa regra está caindo em desuso quando o assunto é roupas para casamento para convidados. E com mais liberdade para escolher o modelito do Grande Dia também surgem mais dúvidas sobre o que é permitido ou não. Ainda bem que algumas dicas podem ajudá-lo a não passar apuros com o dress code.

roupas-para-casamento-para-convidados-na-cor-preta

Foto: Hello Fashion Blog

 

Quando começar a pensar no traje?

Desde o momento em que recebem o convite em mãos, os convidados começam a pensar no traje ideal para usar no dia. E várias questões surgem. Qual o melhor vestido para convidada de casamento à noite? É possível não usar gravata em festas diurnas?

Felizmente todas estas perguntas podem ser pensadas com calma. É que, já que o convidado não tem posição de destaque no casamento, dá para pesquisar com cuidado o que usar e deixar para dar o xeque-mate mais próximo ao evento.

“O ideal é escolher a roupa com, pelo menos, três semanas de antecedência. Isso porque você precisa de um tempo para fazer ajustes, caso seja necessário”, explica Dany Couto, consultora de estilo e sócia da estilo.rio.

roupas-para-casamento-para-convidados

Foto: Extra Petite

 

5 dicas para fazer a escolha certa

Você tem tempo para procurar a roupa perfeita, mas não sabe como começar? Aqui, separamos cinco dicas que vão orientá-lo a seguir o caminho correto – e ainda evitar gafes na hora de escolher o traje.

1. Procure pistas no convite, site e mais

A melhor maneira de saber o que usar em um casamento é observar o convite. É que, normalmente, ele dá pistas de como será a festa. “Por exemplo, um modelo grande, com caligrafia e detalhes tradicionais pende para uma cerimônia clássica. Então, terno e vestido longo são mais recomendados”, comenta Carol Caliman, consultora de estilo e sócia-fundadora da Assinatura de Estilo.

Outra dica é verificar se o site dos noivos possui algum manual de estilo. Hoje, é tendência orientar online sobre as roupas para casamento para convidados. Por fim, caso faltem instruções, uma boa pedida é conversar com os noivos e até com a cerimonialista. Eles podem dar informações sobre a expectativa para o Grande Dia.

roupas-para-casamento-para-convidados-para-festa-diurna

Foto: Generalized Loveliness

 

2. Respeite o dress code

O famoso dress code é um conjunto de regrinhas sobre a vestimenta do evento. Na prática, é como um código que facilita e direciona a escolha de roupas para casamento para convidados. “Ele não foi feito para engessar a pessoa, mas, sim, para dar um norte em relação ao que vestir”, conta Dany.

E é importante, sim, seguir o que os noivos escolheram. Existem quatro modos mais usados nas cerimônias brasileiras, que vão desde o mais despojado ao mais clássico, são eles:

– Esporte:  Aqui está liberado peças mais casuais, e em alguns casos até o uso de jeans e peças de algodão.

– Esporte fino: As mulheres podem apostar nos comprimentos midis, maquiagem e acessórios. Para os homens, um terno, e nesse caso, dependendo do horário a gravata é opcional.

– Social completo:  Vale a pena as mulheres investirem em tecidos mais nobres, e apostar em acessórios poderosos. Já os homens devem investir ternos e gravata.

– Black tie: Para as mulheres os vestidos longos são obrigatórios, para os homens vale apostar no smoking.

“O casamento é um evento muito importante para o casal. Eles dedicaram muito tempo preparando a festa com todos os detalhes para receber os convidados. Então, é bom ser gentil e repetir o gesto no cuidado com a roupa que você vestirá”, ressalta a consultora de estilo.

Vale ainda destacar que, ao seguir o dress code, você se sentirá mais adequado ao ambiente. “É claro que ninguém vai ser barrado se estiver de jeans. Tampouco o casal ficará chateado. Porém, você se sentirá mais confortável caso esteja com roupas parecidas com as dos outros convidados”, diz Carol.

roupas-para-casamento-para-convidados-para-festa-black-tie

Foto: Damaris Mia

 

3. Evite modelos inapropriados

Após identificar o dress code, está na hora de procurar o modelito ideal. As roupas para casamento para convidados masculinos, por exemplo, não possuem tanta margem de erro. Isso porque terno e gravata funcionam bem em qualquer ocasião – e raramente você estará nessa sozinho.

Dany apenas aponta para tomar cuidado com o caimento. “O corte de ternos e camisas deve ser acinturado para não parecer desatualizado”, alerta.

Agora, para as mulheres, a gama de modelos é grande, bem como a margem para cometer gafes. Para acertar, fuja de vestidos muito justos ou curtos. “Também fique atenta às regras do local em que ocorrerá a cerimônia religiosa. Existem sinagogas, por exemplo, que não permitem decotes e ombros de fora”, comenta Carol.

O vestido de casamento para convidada simples é sempre uma boa escolha. O que vai adequá-lo para o dia ou para a noite serão os acessórios. Porém, caso você esteja procurando algo que possa ser usado mais vezes, Carol aposta nos macacões e nos conjuntos de duas peças.

roupas-para-casamento-para-convidados-para-festa-diurna

Foto: Christina Dueholm

 

4. Escolha tecidos e cores adequados

Aliado ao corte do traje estão tecidos e cores. E, aqui, vem uma das maiores dicas de etiqueta para convidados do casamento que deve ser respeitada: não usar branco. Principalmente as mulheres.

“O branco é a cor reservada para a noiva. Não é educado usar o mesmo tom no dia dela. E ainda é importante evitar tonalidades próximas, como bege e off white”, alerta Carol. Os tons pastéis também merecem um pouquinho de atenção. Quando muito claros, eles ficam parecendo branco sob a luz.

No caso dos homens, o conselho é buscar por tonalidades neutras e que podem ser aproveitadas posteriormente. “Para casamento de dia, o ideal é um cinza claro, que é mais leve para o período e pode ser usado no ambiente de trabalho depois. Bege e branco raramente vão ser reaproveitados. Para noite, prefira tons escuros, como cinza chumbo, azul marinho e preto”, diz Carol.

roupas-para-casamento-para-convidados

Foto: Jose Villa/Style Me Pretty

 

Em relação aos tecidos, o ideal é evitar os sintéticos. “Moramos em um país tropical e estes materiais esquentam muito, podem incomodar e nem sempre têm o melhor caimento”, explica Dany.

Também vale buscar roupas para casamento para convidados que tenham tecidos planos. Estes materiais não esticam ou deformam e, assim, tendem a ser mais sofisticados. “Os que esticam são informais. Pode até ser que, por exemplo, uma malha funcione em uma cerimônia despojada, mas é necessário ter um corte clássico para não ficar com cara de malvestido”, afirma Carol.

roupas-para-casamento-para-convidados

Foto: Ashley Cox

 

5. Siga o seu estilo – e divirta-se!

A última dica em relação ao que vestir em um casamento é se sentir bem com o traje. “Esta é uma ocasião feliz, de confraternização, e uma roupa que incomoda ou que não permite todos os movimentos pode estragar o momento”, aponta Dany.

Lembre-se: conforto é última moda. “Hoje não existe mais a regra de que a mulher precisa usar salto alto e saia para se adequar ao padrão. Se isso não te representa, é possível achar alternativas. Nada impede que a roupa de casamento para convidada seja uma calça. Desde que ela atenda ao protocolo da festa”, revela Carol.

roupas-para-casamento-para-convidados

Foto: Hello Fashion Blog

 

Roupas para casamento para convidados: tendências

Muito além das dicas de etiqueta para os convidados do casamento, você pode seguir algumas tendências e arrasar na festa – sem roubar a cena dos noivos, claro.

Um vestido para casamento à tarde para convidada que vem se solidificando é o com comprimento midi. A altura deste modelo fica em algum lugar entre os joelhos e os tornozelos. “Vestido para casamento de dia para convidada estampado também vem sendo utilizado cada vez mais”, conta Dany.

Para os homens, a consultora de moda aponta um aumento na combinação calça chino com blazer e sem gravata. “Em cerimônias diurnas, os mais fashionistas também têm usado suspensórios com ou sem gravata borboleta”, ressalta.

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019