Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

Colorimetria para casamento: como escolher as cores perfeitas

Descubra como usar as dicas de colorimetria para casamento e assim encontrar o look perfeito para o seu dia especial, realçando sua beleza e harmonizando com o ambiente!

Colorimetria é o estudo das cores que mais combinam com o tom e subtom de pele de uma pessoa. Também conhecida como coloração pessoal ou colorismo, a ideia é identificar as cores que realçam a sua beleza e descartar aquelas que a deixam com uma aparência menos vibrante.

“As cores são capazes de produzir looks de acordo com seu contraste pessoal. Elas podem iluminar o rosto, suavizar a textura da pele, e até equilibrar traços, como as linhas de expressão”, explica a consultora de imagem e estilo Brenda Nóbrega.

Embora seja um ensinamento para carregar para a vida toda, a colorimetria tem ainda mais peso nos casamentos. Isso porque, a partir dela, é possível identificar os melhores tons para roupa, cabelo, maquiagem, acessórios, esmalte e até mesmo ter ideias para a decoração.

Nesse sentido, a seguir, vamos te explicar como aproveitar a colorimetria para casamentos a favor dos noivos. Boa leitura!

Veja também: Paleta de cores para casamento: 7 apostas para se inspirar

O que é colorimetria?

A origem da colorimetria é incerta, mas a teoria mais aceita é de que o pintor suíço Johannes Itten foi o primeiro a estudar a relação entre as cores e a aparência humana.

Itten observou que seus alunos, geralmente, usavam cores que remetiam a sua própria coloração pessoal nas pinturas. E, a partir dessa observação, ele passou a estudar a relação entre a obra de arte e a vida do artista.

No mundo da moda, a técnica da colorimetria foi introduzida graças à estilista Suzanne Caygill, que baseou-se nos conceitos de Johannes Itten para criar as paletas de cores do método sazonal.

A colorimetria é um estudo científico das cores e da pigmentação, que leva em consideração o tom de pele, a temperatura da pele e o subtom.

Desse modo, por meio da colorimetria, cada pessoa é capaz de identificar sua própria paleta de cores e, assim, pode dar preferência a essas cores ao escolher roupas, sapatos, acessórios, maquiagem, esmaltes e outros itens pessoais.

Duas mulheres escolhendo a melhor combinação de cores para um look

Foto de Ron Lach na Pexels

Como funciona a colorimetria?

A ideia da colorimetria é descobrir qual a paleta de cores combina com a sua cor de pele, a cor dos seus olhos e do seu cabelo. Ou seja, a técnica encontra as colorações que vão criar uma harmonia, realçando sua beleza e claro, disfarçando algumas imperfeições.

Basicamente, a colorimetria se divide em cores quentes, frias e neutras, e dentro dessas categorias, são identificados subtons associados às estações do ano.

Existem várias maneiras de identificar sua paleta de cores na colorimetria, mas o método sazonal expandido é o mais comumente usado.

Nele, são analisadas três dimensões de cores. São elas:

  • Temperatura (quente, fria ou neutra);
  • Intensidade (brilhante ou suave);
  • Profundidade (clara ou escura).

O conjunto dessas características resulta em 12 paletas, sendo que uma das opções será a mais indicada para você.

“Ao descobrir a cartela, você passa a saber todas as suas melhores tonalidades. Sem contar as cores premium, que te valorizam ainda mais”, conta Brenda.

Durante a experiência, a consultora de imagem também dá toda instrução necessária para que você faça futuras compras de acordo com as melhores cores. “Ficará mais fácil investir naquilo que te deixa bonita, sabendo os tons que deixam sua pele mais luminosa e homogênea”, aponta a especialista.

Vale lembrar ainda que a colorimetria está relacionada com a personalidade da pessoa. Por exemplo, quem é expansivo vai se beneficiar de cores fortes, abertas e vibrantes, já as pessoas mais retraídas pedem tons mais brandos, claros e pálidos.

Embora o método deva ser aplicado por uma consultora de imagem, algumas dicas básicas podem ajudá-la a descobrir sozinha qual a temperatura da sua pele.

“Comece a observar quais são as características das cores que te deixam mais bonita, que os colegas elogiam”, indica Brenda. A partir desse ponto, é possível ter uma ideia de qual categoria você se encaixa e saber quais outros tons fazem parte de sua paleta.”

Para descobrir sua colorimetria sem a ajuda de um profissional, você também deve analisar a cor das suas veias do antebraço. Se elas forem em tons azuis ou roxos, sua paleta é mais fria. Agora se elas têm um tom esverdeado ou amarelo, sua paleta é quente.

Outra forma é pegar pedaços de tecidos das cores primárias e ir testando na frente do espelho. Os tons que mais combinarem com a sua pele irão te iluminar. Contudo, se você não consegue identificar uma cor ou se tem uma combinação das cores mencionadas, seu tom de pele é neutro.

Veja também: Vestido de noiva com cor: 20 inspirações para um toque de personalidade

Casal posando para uma foto com roupas de cor rosa

Foto de Lena Taranenko na Unsplash

Quais as características de cada tom de pele?

Como falamos acima, o primeiro passo para fazer sua colorimetria pessoal é saber qual o tom da sua pele. Confira as principais características de cada um:

  • Pele quente: têm um subtom amarelado ou alaranjado. A pele quente fica mais bronzeada com a exposição ao sol e combina bem com cores como dourado, cobre, caramelo e off-white;
  • Pele fria: têm um subtom azulado, rosado ou acinzentado. A pele fria não bronzeia facilmente e combina bem com cores frias, como prata, verde-azulado e roxo;
  • Pele neutra: não têm um subtom definido. A pele neutra pode combinar com cores quentes ou frias, dependendo das preferências pessoais.

Feito isso, vamos para o segundo passo que é a definição da paleta de acordo com as estações do ano.

Quais são as estações da colorimetria e como identificar o subtom?

Além da divisão por tom de pele, a colorimetria separa as paletas por estações: primavera, verão, outono e inverno. Sendo que o outono e primavera são paletas de tons de pele quentes, enquanto verão e inverno, são tons de pele frias.

As paletas de cores de cada estação são as seguintes:

Primavera

São pessoas com pele quente. Os olhos podem ser verdes, azuis, castanhos-claros ou dourados. O cabelo pode ser loiro, castanho-claro, ruivo ou dourado.

  • Primavera quente: cores quentes e vibrantes, como o vermelho, laranja e rosa;
  • Primavera clara: cores suaves e delicadas, como o amarelo, verde e azul-claro;
  • Primavera brilhante: cores intensas e luminosas, como o amarelo-ouro, verde-limão e azul-celeste.

Verão

São pessoas com pele fria. Os olhos podem ser azuis, acinzentados, verdes ou castanhos-claros. O cabelo pode ser loiro, castanho-claro, platinado ou cinza.

  • Verão frio: cores frias e claras, como o azul, rosa e roxo;
  • Verão claro: cores suaves e pálidas, como o branco, cinza e bege;
  • Verão suave: cores neutras e delicadas, como o rosa-claro, verde-claro e azul-claro.
Duas mulheres vestido rosa e azul se olhando para uma foto

Foto de cottonbro studio na Pexels

Outono

São pessoas com pele quente. Os olhos podem ser castanhos, avelãs, mel ou verdes. O cabelo pode ser castanho, preto, ruivo ou loiro escuro.

  • Outono quente: cores quentes e profundas, como o vermelho, laranja e marrom;
  • Outono suave: cores suaves e neutras, como o verde, bege e cinza;
  • Outono escuro: cores escuras e intensas, como o marrom, preto e verde-escuro.

Inverno

São pessoas com pele fria. Os olhos podem ser azuis, acinzentados, verdes ou castanhos escuros. Já o cabelo pode ser preto, castanho escuro, platinado ou cinza.

  • Inverno frio: cores frias e intensas, como o azul, roxo e preto;
  • Inverno profundo: cores escuras e profundas, como o preto, cinza e marrom;
  • Inverno brilhante: cores intensas e luminosas, como o azul-marinho, roxo-escuro e vermelho-rubi.

Veja também: Vestido de festa curto para arrasar no casamento

Como escolher as cores e como criar uma paleta de cores de acordo com a sua colorimetria para casamento? 

Uma excelente ideia para as noivas e noivos é aproveitar as cores da paleta da colorimetria no casamento, já que a paleta de cores não muda. 

Desse modo, faça o teste do casal e analise as cores em comum. Assim, fica mais fácil tomar algumas decisões pessoais como cor da maquiagem, esmalte, terno do noivo, sapato, flores do buquê, acessórios e afins.

E, além disso, a colorimetria também pode ajudar na escolha da paleta do seu casamento, influenciando na decoração e nos detalhes tanto da cerimônia quanto da festa. Dessa forma, as fotos, a filmagem e o ao vivo vão ficar na paleta e tudo vai combinar entre si.

Madrinhas usando vestidos de tons diferentes de azul segurando flores coloridas

Foto de Emma Bauso na Pexels

Mas e quando a noiva decide combinar o vestido de madrinha? Nada de pânico! Valentina dá o truque: “sabendo a sua coloração pessoal é possível harmonizar a cor ‘eleita’ com o uso de make e acessórios”.

Aliás, a colorimetria na maquiagem é essencial. “É super importante trabalhar em parceria com o maquiador, pois há nuances sutis que fazem toda a diferença. A análise da harmonia pessoal oferece a escolha ideal entre um acabamento com brilho ou matizado, a possibilidade de ousar com tons mais escuros ou arrasar nos clarinhos, e evitar aquele susto de última hora”, afirma Valentina. 

Portanto, saber qual a sua paleta pessoal e usar o resultado da colorimetria para casamento é uma ideia brilhante, pois suas cores realçamo que há de mais belo em você. Assim, ao combinar essas cores com escolhidas pelo seu parceiro(a), os dois estarão impecáveis no dia do grande sim!

Quer mais uma dica de como planejar seu casamento? No iCasei, você pode criar um site de casamento personalizado para disponibilizar no seu convite e também criar uma lista de presentes que inclui cotas para a lua de mel, as quais são convertidas em dinheiro para que vocês possam aproveitar como quiserem. Acesse agora o nosso site e saiba mais!

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024