Revista

Colorimetria | Técnica aponta qual paleta de cores combina com você

Descubra como usar as dicas de colorimetria para encontrar o look perfeito para a próxima festa de casamento que você for convidada!

Colorimetria é o estudo que descobre quais cores harmonizam melhor com tom e subtom de pele de uma pessoa. Também conhecida como coloração pessoal ou colorismo, a ideia é apontar as tonalidades que te valorizam e descartar aquelas que te deixam “lavada”.

“As cores são capazes de produzir looks de acordo com seu contraste pessoal. Elas podem iluminar o rosto, suavizar a textura da pele, e até equilibrar traços, como as linhas de expressão”, explica a consultora de imagem e estilo Brenda Nóbrega.

Embora seja um ensinamento para carregar para a vida toda, a colorimetria tem ainda mais peso nos casamentos. Isso porque, a partir dela, é possível identificar os melhores tons para roupa, cabelo, maquiagem, acessórios e até esmalte. E com dicas tão preciosas em mãos, você fica bem longe de evitar gafes na hora de escolher o look.

madrinhas-com-vestidos-de-cores-diferentes

Foto: Wedding Chicks

Quem inventou a colorimetria?

A origem da colorimetria é incerta. Porém, a teoria mais aceita é de que o pintor suíço Johannes Itten observou que seus alunos, geralmente, usavam cores que remetiam a sua própria coloração pessoal nas pinturas. Assim, ele passou a estudar a relação entre obra e vida.

A técnica só chegou ao mundo da moda por causa da estilista Suzanne Caygill, que aplicou os conceitos de Johannes e criou as paletas de cores do método sazonal.

Como descobrir sua paleta de cores

Existe mais de uma forma de identificar na colorimetria a tabela de cores que combina com você. O modo mais utilizado, entretanto, é o método sazonal expandido.

Nele, são analisadas três dimensões de cores. São elas:

– Temperatura (quente, fria ou neutra);
– Intensidade (brilhante ou suave);
– Profundidade (clara ou escura).

O conjunto dessas características resulta em 12 paletas, sendo que uma das opções será a mais indicada para você.

“Ao descobrir a cartela, você passa a saber todas as suas melhores tonalidades. Sem contar as cores premium, que te valorizam ainda mais”, conta Brenda.

Durante a experiência, a consultora de imagem também dá toda instrução necessária para que você faça futuras compras de acordo com as melhores cores. “Ficará mais fácil investir naquilo que te deixa bonita sabendo os tons que deixam sua pele mais iluminada e homogênea”, aponta a especialista.

Vale lembrar ainda que a colorimetria está relacionada com a personalidade da pessoa. “É comum decidir uma cartela e a cliente falar: ‘nossa, faz muito sentido para mim, para minha vida e para o meu guarda-roupa’”, diz Brenda.

Por exemplo, quem é expansiva vai se beneficiar de cores fortes, abertas e vibrantes, já as retraídas pedem tons mais brandos, claros e pálidos.

madrinhas-com-vestidos-de-cores-diferentes

Foto: Martha Stewart Weddings

 

Tons que combinam mais com cada pele

Embora o método deva ser aplicado por uma consultora de imagem, algumas dicas básicas podem ajudá-la a descobrir sozinha qual a temperatura da sua pele – o ponto principal na colorimetria.

“Comece a observar quais são as características das cores que te deixam mais bonita, que os colegas elogiam”, indica Brenda. A partir desse ponto, é possível ter uma ideia de qual categoria você se encaixa e saber quais outros tons fazem parte de sua paleta.

• Pele quente

Quem tem a pele quente deve apostar em tons quentes. “De forma geral, essas mulheres possuem subtom amarelo ou alaranjado. Sendo assim, dourado é uma ótima pedida, bem como cobre, caramelo e off-white”, revela Brenda. Tons quentes de verde e vermelho também são aliados.

vestido-de-madrinha-de-cor-quente

Foto: Clara Rice Photography

 

• Pele fria

Aqui, a dica é bem parecida: pele fria atrai cores frias. “A pele dessa mulher costuma ter subtom azulado, rosado ou acinzentado. Então, o prata é uma ótima pedida”, comenta Brenda. Outras tonalidades amigas são verde-azulado e roxo.

vestido-de-madrinha-de-cor-fria

Foto: Morning Lavender

 

• Pele neutra

Por mais flexíveis que sejam, as peles neutras ainda assim devem combinar com o subtom. “Neutro sempre com sobrenome: neutro-quente ou neutro-frio”, brinca Valentina Aires, especialista em estilo e coloração pessoal na Histórias de Jade. A chave é descobrir em qual característica você se encaixa e voltar para os tópicos acima.

madrinhas-com-vestidos-de-cores-diferentes

Foto: Revelry

 

Usando as dicas no look festa

A paleta de cores não muda. Uma vez realizado o teste, para sempre aqueles tons serão os seus melhores. Assim, se você procura por um vestido de festa curto para arrasar no casamento ou um longo para brilhar no altar, tudo o que precisa fazer é consultar sua cartela.

Com isso em mente, a dica para acertar no look é pensar na estação do ano. Isso porque, na colorimetria, as roupas mudam de intensidade de acordo com cada período. “A cartela de verão é clara e suave. O inverno tem cores escuras e brilhantes. Já o outono pede por tons escuros e suaves, enquanto a primavera combina com tonalidades claras e brilhantes”, explica Brenda.

Mas e quando a noiva decide combinar o vestido de madrinha? Nada de pânico! Valentina dá o truque: “sabendo a sua coloração pessoal é possível harmonizar a cor ‘eleita’ com o uso de make e acessórios”.

Aliás, a colorimetria na maquiagem é essencial. “É superimportante trabalhar em parceria com o maquiador, pois há nuances sutis que fazem toda a diferença. A análise da harmonia pessoal oferece a escolha ideal entre um acabamento com brilho ou matizado, a possibilidade de ousar com tons mais escuros ou arrasar nos clarinhos, e evitar aquele susto de última hora”, afirma Valentina.

vestido-de-madrinha-rosa-e-acessórios-coloridos

Foto: Thássia Naves

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019