Desde o momento em que você recebe o convite de casamento em mãos, já começam as ideias para o looks a serem usados no evento. O vestido de festa curto está entre os modelitos favoritos e é sempre muito bem-vindo.

Separamos ideias e tendências para você se inspirar e evitar gafes na hora de escolher seu look.

Vestido para madrinhas curto de paetê dourado
BHLDN / Divulgação

Vestido de festa curto: as tendências

A moda para vestido de festa curto em 2017 foi marcada pelas tonalidades candy color. Isso é, modelos com cores suaves e pastéis. Neste ano, esses tons devem continuar em alta, mas também teremos a Ultra Violet Pantone 2018, cor do ano, que deve dar às caras nos modelitos.

De acordo com a estilista Lethicia Bronstein, outra tendência que começou ano passado e deve perdurar em 2018 é o comprimento midi, aquele em que a altura do vestido fica entre os joelhos e os tornozelos. “Ele veio com força total e é provável que continue fazendo sucesso”, diz. “Outro modelo que está com tudo é o curtíssimo assimétrico”, completa.

vestido-de-festa-curto-ideias-para-arrasar-no-casamento- vestido florido2
Foto: Reprodução/Pinterest

 

A moda dos anos 1980 também deve ser referência para os vestidos curtos. Isso porque a década foi usada como inspiração nos últimos desfiles da temporada fashion de Nova York, nos Estados Unidos. Na prática, veremos o retorno de tecidos metalizados, como paetê, lurex e bordados, além da silhueta oversized, que é mais larguinha.

Vestido para madrinhas midi renda
Self-Portrait / Divulgação

Modelo ideal para cada cerimônia

Na hora de escolher o vestido de festa curto ideal para a cerimônia em que você foi convidada, uma boa dica é olhar o convite de casamento. Nele, é possível ver o horário e o local do casamento e, assim, entender qual estilo de roupa é o mais adequado.

Em casamentos diurnos e ao ar livre, as convidadas devem apostar em modelos coloridos e tecidos leves. “Embora não seja uma regra, usar tons mais escuros ou até vestido de festa curto preto pode acabar destoando das demais mulheres e do estilo proposto pelo casamento”, revela Adriana Alves, líder de custumer experience da Dress & Go.

Esse tipo de cerimônia combina, principalmente, com vestido de festa curto com renda, estampados e cores claras – mas nada que seja muito próximo do branco ou off-white. Entre os melhores tecidos para usar estão: crepe, seda, voal, chiffon e musseline.

Vestido para madrinhas midi azul
Instagram/ Reprodução

 

Para casamentos noturnos e em salões, as opções de vestido são mais diversificadas. Segundo Adriana, a convidada pode usar desde renda até couro. “Vale também dar preferência para um modelo que tenha bom corte e tecido mais sofisticado”, recomenda a especialista. Pedrarias e brilhos, que trazem mais glamour ao look, também são bem-vindos.

Entre as melhores opções de tecido para vestido de festa curto para este tipo de cerimônia estão seda, organza, tafetá e zibeline.

vestido-de-festa-curto-ideias-para-arrasar-no-casamento- vestido brilho
Foto: Reprodução/Pinterest

Vestido de festa curto plus size

As mulheres plus size têm à disposição vários estilos de vestidos que podem ser usados em casamentos. Um modelo curinga e que valoriza todas, por exemplo é o com decote em V. “Ele alonga a silhueta da mulher, deixando-a com aspecto de ser mais alta”, diz Adriana.

Outra dica é alinhar a cintura do vestido com sua própria cintura. “Os vestidos já vêm com uma cintura demarcada, mas nem sempre elas casam com suas medidas. Comprar um vestido com corte errado vai deixar o corpo desproporcional – e não queremos isso”, afirma Talitha Tartari, consultora de imagem e estilo.

Em relação ao tecido, Adriana alerta que é importante apostar em um que seja sofisticado e que não marque as partes do corpo que você não quer. Os materiais mais fluídos, inclusive, são os mais indicados. Entre eles estão: musseline, georgette e crepe.

vestido-de-festa-preto-para-mulheres-plus-size
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Acessórios e sapatos para valorizar

Os acessórios e os sapatos dão uma ajuda e tanto para valorizar o look. Mas eles devem conversar com o modelo e o tecido do vestido de festa curto que você vai usar. “Caso o vestido tenha muito informação na região do colo, opte por um brinco mais simples, mas é válido apostar em um bracelete diferente”, afirma Adriana.

“Se o decote for em V, use um brinco mais comprido, já que ele afina o rosto e o pescoço. Com um modelo mais simples é válido recorrer a um cinto de pedraria que marca a cintura e traz sofisticação ao look”, explica.

Se a ideia for modernizar o visual, uma boa dica é fazer um contraste entre a cor do vestido e a dos acessórios, como clutch, brincos e colar. “Um vestido rosa fúcsia, por exemplo, fica ainda mais incrível com um brinco verde esmeralda”, afirma a costumer experience da Dress & Go.

vestido-de-festa-curto-ideias-para-arrasar-no-casamento- colar
Foto: Lindsay Madden/Style Me Pretty

 

Em relação aos sapatos, tudo depende muito do seu estilo. Agora, o que está em alta são as sandálias. “O modelo com várias tiras finas é uma tendência forte. E quanto mais fina for a tira, mais sexy a mulher ficará”, conta a estilista Martha Medeiros.

Para casamentos durante o dia, o ideal é usar sapato nude ou em tons neutros. Para eventos à noite, o recomendável é o preto ou as cores mais escuras, como grafite, chumbo e ouro velho.

O tamanho do salto, entretanto, não faz diferença em relação ao evento. “Não necessariamente você precisa usar salto fino. Salto grosso é, sim, uma opção elegante”, revela Adriana.

sandalia-de-tiras-dourada-para-combinar-com-vestido-de-festa-curto
Foto: Sally Pinera/Style Me Pretty

 

Vestido de festa curto: comprar online vale a pena?

Se você encontrou um vestido de festa curto no Mercado Livre ou em outro site, saiba que é possível, sim, encomendá-lo sem correr grandes riscos. O que você deve fazer é pedir a tabela de medidas do fornecedor e bater os tamanhos com sua silhueta. Aí é que vem uma dica: peça um modelo um pouco maior.

De acordo com Talitha, ao comprar um vestido um pouco maior, você evita o imprevisto de que ele não se ajuste ao seu corpo perfeitamente. Isso porque você é quem vai fazer os ajustes depois.

“Essa dica é ainda mais importante no caso dos vestidos de festa curtos para casamento. Isso porque, quando sentamos, a roupa sobe 10 centímetros. Então, é melhor ser um pouco maior para ter mais conforto”, diz.

A consultora de imagem e estilo recomenda que a compra do vestido seja feita com pelo menos dois meses de antecedência. Assim, você terá tempo para ajustá-lo e até partir para um plano B, caso seja necessário.

vestido-de-festa-curto-ideias-para-arrasar-no-casamento- online
Foto: Heidi Lau Photography/Style Me Pretty

 

Madrinha pode usar vestido curto?

Os vestidos curtos não são muito comuns de serem vistos no altar. Como diz Talitha, a decisão ainda é considerada estranha. Mas isso não significa que seja proibido usar trajes nesse comprimento.

Na dúvida, converse com a noiva. “Ela dirá o que é ou não aceitável usar neste dia tão especial. A decisão final é sempre dela”, afirma Lethicia.

Caso a noiva concorde com a escolha, vale a pena apostar em um modelo de vestido para madrinhas de casamento que seja pelo menos um palmo acima do joelho ou do modelo midi. “É importante ter bom senso com relação ao comprimento para não ficar deselegante ou muito casual”, comenta Martha.

Agora, no caso de cerimônias de dia, no campo ou na praia, esse tipo de vestido é mais aceitável. Isso porque o casamento ao ar livre é mais despojado. Mas, novamente, no final, é a noiva quem definirá previamente a etiqueta a ser seguida.

madrinhas-com-vestido-curto-na-cor-salmao
Foto: Love by Serena/Style Me Pretty

 

Veja também:

Vestidos para casamento | Guia de estilo para convidadas e madrinhas

TOP 10 lojas de vestidos para madrinhas, convidadas e mães dos noivos | São Paulo

Vestidos para Convidadas | Casamento de Dia

Tags da matéria

Comentários