O  vestido de noiva é sempre muito aguardado, mas o terno do noivo também faz sucesso entre os convidados. É possível escolher entre uma série de modelos e cores, além de combinar o traje com diferentes tipos de gravatas.

Confira algumas dicas incríveis para criar um visual lindo e que tem tudo a ver com o seu casamento.

Terno do noivo azul
Foto: Carrie Coleman

 

O que analisar antes de escolher o terno do noivo

A escolha do terno do noivo sempre vai depender de uma série de fatores. O primeiro tem a ver com a personalidade do homem. Ele precisa vestir algo que combine com sua imagem e que o deixe confortável durante um dos dias mais especiais de sua vida.

Analisar as características físicas também pode ser uma boa ideia. “Homens muito branquinhos não se dão bem com tecidos claros. Já os ternos para noivos morenos podem ser de todas as tonalidades”, afirma Guilherme Vieira Junqueira Santos, sócio-fundador da Sartoria San Paolo.

Terno do noivo azul com gravata vermelha
Foto: The Ganeys

 

Dicas para terno do noivo: estilo e horário do casamento

Seguir a linha do evento também é uma boa opção para acertar em cheio na escolha do traje. “Quem casa na praia, por exemplo, vai seguir um caminho bem diferente de quem casa na cidade”, explica a personal stylist Camila Teixeira.

Terno do noivo: casamento clássico

Quem opta por uma cerimônia mais clássica deve buscar trajes que combinem com esse estilo. “Nesses casos, o ideal é apostar em cores mais sóbrias, como o terno de noivo cinza claro ou escuro”, conta Guilherme.

O especialista destaca que o terno do noivo para casamento à noite e com um estilo mais tradicional também pode ser azul escuro ou claro. Para ele, o ideal é combinar o modelo com um colete e uma bela gravata.

Também dá para apostar em elementos que garantem um visual clássico, mas diferenciado. “Os noivos mais ousados podem optar por um paletó estilo Peak-Lapela (lapela em bico)”, recomenda Daniela Bergamo, gerente de produto da Alfaiataria Paramount.

Terno do noivo para casamento clássico
Foto: Weddings By Two

 

Terno do noivo: casamento na praia ou no campo

Normalmente, casamentos na praia e no campo contam com um visual mais leve e natural. Por isso, é preciso pensar em um modelo de terno que carregue a mesma essência da cerimônia.

“A leveza do evento pode ser traduzida no terno do noivo quando ele usa tons como areia ou cinza”, diz Daniela. Caqui e bege também são tonalidades bastante procuradas para essas ocasiões.

Basicamente, é possível trabalhar com diferentes tonalidades, desde que a pessoa escolha as variações mais claras de cada uma delas. Caso a cerimônia seja no final do dia, dá para apostar em trajes um pouco mais escuros.

“É possível trabalhar com tecidos mais naturais, como blend de linho ou blend de algodão. Além disso, os casamentos informais não precisam de alguns elementos. Colete e gravata, por exemplo, são opcionais e ficam a critério do noivo”, explica Guilherme.

Terno do noivo para casamento no campo ou na praia
Foto: Jodi & Kurt Photography

 

Tendências para terno para noivo: 2018 e 2019

Buscar inspirações nas principais tendências do momento também pode ser uma boa pedida para encontrar o modelo de terno ideal. “Atualmente, as cores mais procuradas são cinza e azul. Entretanto, temos visto que alguns noivos, principalmente os que casam na praia, buscam ternos bege, palha e até azul clarinho”, conta Guilherme.

“Alguns dos nossos clientes apostam em calça de uma cor e paletó de outra. Também dá para fazer isso com o colete. No caso de um terno cinza, por exemplo, ele pode ser xadrez”, completa o especialista.

Para Daniela, os tons de azul, desde os mais claros até o tradicional marinho, são os que mais estão em alta. “Noivos jovens e contemporâneos podem optar pelo azul bic. Ele fica muito interessante quando combinado com gravata tom sobre tom”, recomenda.

E por falar em gravata, muitos noivos estão optando pelo modelo borboleta. “De maneira geral, o pessoal ainda é bastante clássico, mas inova no colorido das gravatas. Uma forte tendência foi o uso de mini arranjos de suculentas como adorno das lapelas dos ternos em vez do tradicional cravo”, ressalta a profissional da Alfaiataria Paramount.

Terno do noivo cinza
Foto: Jenna McElroy

 

Terno para noivo: aluguel ou sob medida?

Comprar ou alugar o terno para noivo? Preço e orçamento disponível são os fatores que mais pesam na hora de tomar essa decisão. A escolha também vai depender do perfil e das preferências de cada pessoa.

Quem opta pelo aluguel precisa ficar atento às medidas e ao caimento do traje. É necessário fazer ajustes e encontrar um modelo que se encaixe bem com o biotipo do noivo.

“Quem busca algo diferenciado em estilo, caimento, tecido e acabamento deve optar pelo sob medida. Nesse caso, o investimento aumenta bastante em relação ao aluguel”, explica Camila. Entretanto, vale a pena destacar que é possível reaproveitar o terno do noivo para outras ocasiões após o casamento.

Terno do noivo
Foto: Jane Allen Photography

 

Veja mais inspirações para o terno do noivo no nosso perfil no Pinterest 

</>

Tags da matéria

Comentários