Revista

Guia completo de como usar traje esporte fino e o que evitar em seu uso

Veja sugestões de traje esporte fino femininos e masculinos e descubra como combiná-lo com acessórios para criar um visual lindo e cheio de estilo

As roupas para casamento para convidados sempre vão variar conforme o estilo do evento e as preferências dos noivos. É por isso que muitos convites indicam determinados tipos de vestuário. Diferentemente do black tie, que é recomendado para festas mais clássicas, o traje esporte fino é a opção ideal para o casal que busca um clima descontraído, mas sem deixar a elegância de lado.

foto de casal composto por uma mulher e um homem usando traje fino esporte

Foto: Cody Andrew

 

O que é traje esporte fino?

O traje esporte fino também é conhecido por outros nomes. Entre eles: “passeio” ou “tenue de ville”, que são as terminologias adequadas segundo a etiqueta. Esse estilo de vestuário pode ser usado em vários tipos de eventos.

“Ele é apropriado para casamentos durante o dia ou à noite”, conta Vivian Ono, consultora de imagem e estilo da Stileria.

foto de uma mulher usando traje fino esporte feminino na cor preta

Foto: Christine Andrew

Tendências de traje esporte fino feminino

Uma das grandes vantagens é que o traje esporte fino feminino é perfeito para não passar apuros com o dress code, já que oferece um amplo leque de opções. “Além dos vestidos curtos e midis, é possível optar pelos tailleurs ou terninhos, composições de blusas com saias ou pantalonas”, diz Vivian.

O macacão longo para casamento também é super bem-vindo. Eles são práticos, elegantes e podem ser ótimas opções para quem busca um traje esporte fino feminino plus size.

A consultora de imagem Marina Aguiar explica que as convidadas podem apostar no cocktail dress, que funciona como um curinga para traje esporte fino feminino para casamento à tarde, que costuma ser mais descontraído. “Trata-se de um vestido que vai bem com eventos semiformais ou black tie. O comprimento frequentemente toca o tornozelo, cerca de 5 centímetros acima dele”, explica.

O tipo de tecido também faz toda a diferença na hora de montar um visual bacana. Letícia Semeghini Tonon, também consultora de imagem e estilo da Stileria, indica seda, crepe, alfaiataria, rendas, cetim e musseline. Para a especialista, vale a pena evitar malhas, viscolycra, malha fria e moletom.

foto de duas mulheres usando óculos escuros e vestido branco e uma de vestido azul em uma celebração de casamento no campo

Foto: Christie Graham Photography

 

Sapatos e acessórios

O tipo de sapato sempre fica a critério da convidada, já que o traje esporte fino combina tanto com saltos altos como com opções baixas. Aqui, Letícia recomenda que as mulheres busquem materiais mais sofisticados, como verniz e até aplicações de pedras.

Para deixar o visual ainda mais lindo, é possível apostar em bolsas pequenas e médias. “Já os colares e brincos em pedraria, metalizados, e com pontos de brilhos são boas pedidas para os acessórios”, recomenda a especialista.

foto de casal composto por uma mulher e um homem usando traje fino esporte

Foto: Christine Andrew

Tendências de traje esporte fino masculino

De acordo com Vivian, a combinação perfeita de traje esporte fino masculino é calça, camisa social, paletó ou blazer. Tudo isso, sem gravata.

“Também é aceito o conjunto de costume, que é calça e paletó com gravata. Porém, vale a pena evitar tecidos acetinados e as composições muito sofisticadas”, alerta a consultora da Stileria. “Uma boa opção são as calças sociais, chino ou mais esportivas, como brim ou sarja, combinadas com blazer, jaqueta ou paletó”, completa.

foto de um homem usando traje esporte fino masculino

Foto: Cody Andrew

Sapatos e acessórios

Mariana recomenda que os convidados tomem cuidado com a escolha dos calçados. Para ela, a melhor aposta é o sapato social, que combina muito bem com traje esporte fino. Quem opta por sapatênis precisa analisar o modelo e garantir que ele não seja descontraído demais.

“Há uma abertura para os sapatos de camurça ou couro sintético. Dá para apostar em loafer, derby, monk ou brogue. O ideal é evitar tênis, dockside, driver e mocassim”, destaca Letícia.

Quem quiser usar acessórios para complementar o look pode apostar em relógios. Para a especialista da Stileria, a melhor opção é evitar modelos esportivos e com pulseira de borracha, já que as festas pedem opções de metal e couro.

detalhe de um homem amarrando sapato de couro marrom claro

Foto: onelove photography

 

Dicas para usar traje esporte fino infantil

Quando o assunto é traje esporte fino infantil, o visual pode seguir o estilo indicado para os adultos. Entretanto, vale a pena fazer algumas mudanças para garantir que os pequenos fiquem confortáveis durante todo o evento.

Para os meninos, Mariana indica calças de sarja coloridas, que ajudam a dar vida e alegria ao look. “Já o vestido sempre é uma ótima opção para as meninas. Ele não precisa ser um modelo de festa, mas deve ter um tecido fino, mais arrumado, e com um toque esportivo”, diz a profissional.

foto de um casal composto por um homem e uma mulher ao fundo de sete crianças

Foto: Arielle Doneson Photography

 

Veja mais inspirações de trajes no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Maria Beatriz Vaccari

Maria Beatriz Vaccari é jornalista e atua como repórter. Quando não está falando sobre o mundo automotivo no portal Garagem360, dá dicas de viagem no Rota de Férias. Ainda não sabe quando ou onde vai casar, mas já tem toda a trilha sonora da cerimônia na cabeça e sonha com o planejamento dos roteiros de lua d...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2022