Hoje, os vestidos não são as únicas opções de roupas para as convidadas. Macacão longo para casamento pode ser uma ótima alternativa para as moças que querem arrasar na festa – além de ser grande aliado daquelas que procuram uma peça confortável para se jogar na pista de dança e curtir cada minuto.

macacão-para-casamento-esmeralda
Foto: Hadije

 

Como encontrar o macacão longo para casamento ideal

Por não ser uma peça tão comum na moda festa e flertar com o casual, vale observar algumas orientações de especialistas antes de comprar um macacão. A seguir, você confere dicas de etiqueta para as convidadas do casamento de como evitar gafes na hora de escolher o modelito.

• De acordo com o peso

Qualquer mulher pode usar macacão. “Muitas acham que não ficam bem, mas, na verdade, só não encontraram o modelo certo para o seu corpo”, ressalta Nathany Gimenez, consultora de moda e estilista na GMZ. A dica de ouro é observar o corte para encontrar a peça que melhor favoreça seu biotipo.

Mulheres mignon, por exemplo, podem apostar em modelos mais apertadinhos, que tenham corte skinny. Já o macacão para casamento para plus size deve ter calças mais larguinhas. “Em ambos os biotipos é importante marcar a cintura. Mesmo que você esteja um pouco acima do peso, não tenha medo de destacá-la”, observa Nathany.

Outras dicas extras são: quem tem o corpo pera (ombros mais finos que o quadril) deve apostar em modelagem reta e que não tenha bolso, enquanto a mulher de corpo retangular (ombros, cintura e quadris com medidas parecidas) deve procurar um modelo com busto mais justo e calças largas, que criam uma cintura mais fina.

macacão-para-casamento-para-plus-size
Foto: Beauticurve

 

• Observando a altura

Algumas regrinhas voltadas para a altura também podem ajudá-la a encontrar o modelo perfeito.

Para as mulheres baixinhas não ficarem com a silhueta achatada, a sugestão é sempre usar salto alto, deixando a barra cobrir os pés, e com modelagens mais sequinhas, para não ficarem sobras de tecido.

“O macacão pantacourt para casamento é um ótimo aliado. E vai aí mais uma dica sensacional: o decote V ajuda a alongar”, comenta Nathany.

Quem é alta não tem tantas restrições. Diferentes modelos são bem-vindos. “Inclusive, o macacão é a roupa para casamento para convidadas que mais valoriza a silhueta de uma mulher alta. Aqui, a observação é apenas evitar os modelos muito justos”, diz a consultora de moda.

macacão-para-casamento-prata
Foto: Bows & Sequins

 

• Melhores modelos para dia ou noite

Além do corte, quando o assunto é casamento, vale observar local e horário para encontrar o traje ideal para cada estilo de festa.

“Na praia ou fazenda, por exemplo, o recomendado é optar por um tecido mais leve, como seda ou renda francesa, além de cores delicadas. Macacão estampado para casamento é bem-vindo, desde que o desenho seja discreto”, indica a estilista Eduarda Galvani.

Cerimônias diurnas também dão liberdade para o uso de modelos como pantacourt e curto. Só tome cuidado para não abusar na altura. “Dependendo do comprimento pode deixá-la vulgar. Se atentando a isso, é possível apostar em peças curtas, pois te deixará mais leve e confortável para entrar no clima”, alerta Nathany.

O macacão para casamento à noite, entretanto, costuma usar tecidos mais imponentes e cores sóbrias. “Cortes diferentes, como um ombro só, mangas ou laço são algo a mais para usar na igreja ou em uma festa no castelo”, aponta Eduarda. Brilhos, bordados e babados são um bônus.

macacão-para-casamento-estampado
Foto: STYLE DU MONDE

 

• Tendências 2019

Para Nathany, o corte pantalona na cor vermelha ganhará espaço no universo dos casamentos. “Além de ser uma excelente opção para a silhueta, o tom transmite poder e elegância. Se você gosta da combinação, se jogue sem medo”, aconselha a consultora de moda.

Vale também dar destaque para o Living Coral. Eleita cor do ano pela Pantone, é certeza que dará as caras nas araras. Amarelo e azul royal são outros tons para macacão longo para casamento – sem esquecer do pretinho básico, claro.

macacão-para-casamento-living-coral
Foto: Kenzas

 

Acessórios e sapato

O sapato e os acessórios podem decretar o sucesso ou fracasso de um look. No caso dos macacões, corte e cor influenciam diretamente as decisões.

“É fundamental combinar o macacão de calça skinny com scarpin. Já aqueles que levam tecidos fluidos, deixam a mulher mais feminina se aliados a sandálias de salto fino. Por fim, se optar por uma peça curta, as anabelas ficam lindas – e ainda dão mais estabilidade para cerimônias na fazenda ou praia”, explica Nathany.

Em relação aos acessórios, a regra é: quanto mais liso e de cor mais sóbria for o macacão longo para casamento, mais itens você pode usar. “O único acessório praticamente indispensável é o cinto. Ele vai valorizar sua cintura e deixá-la mais alta”, revela Eduarda.

macacão-pantacourt-para-casamento
Foto: Alex Cameron/Bang on Style

 

Onde comprar?

Opção de macacão longo para casamento para comprar é o que não falta no mercado. Após entender qual modelito combina mais com você, basta procurar uma loja bacana para adquiri-lo.

De acordo com Eduarda, é possível encontrar belos modelos em marcas como Le Lis Blanc e Bo.Bô partindo de R$ 1.800. “Nosso atelier também produz peças na mesma faixa de preço”, afirma. Quem está com o orçamento mais curto, porém, pode encontrar macacões por R$ 600, em média, na Dolps.

Vale ressaltar que, diferentemente dos vestidos que também estão disponíveis aos montes no aluguel, o macacão é um tipo de peça que compensa ser comprada. “Lembre-se: ele pode ser facilmente reaproveitado em um coquetel, aniversário”, aponta a estilista.

macacão-para-casamento-preto
Foto: Jason Huang/Lace and Locks

 

Muito além das convidadas

Não só as convidadas podem arrasar vestindo a peça. Noivas de calça e macacão para casamento civil é tendência. “A mulher que usa esse tipo de roupa na própria cerimônia tem personalidade forte, é segura de si e busca certa modernidade”, diz Eduarda. Aqui, a dica é procurar um modelo que tenha caimento perfeito e tecidos nobres.

E macacão para madrinha de casamento, é permitido? Sim, desde que tenha a aprovação da noiva antes. “Para se sobressair no altar, o indicado é trazer algum detalhe, como uma cauda ou um modelo todo de renda. Só não dá usar diferentes aplicações juntas. Sempre opte pelo menos é mais”, finaliza a especialista.

macacão-para-casamento-civil
Foto: Rime Arodaky

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários