Revista

Terno cinza para os noivos: como usar?

Você escolheu o traje para o seu Grande Dia? O terno cinza para noivos é uma opção bastante versátil, podendo ser utilizada em diversos estilos de casamento

Você já escolheu o traje para o seu Grande Dia? Se você ainda está em dúvida sobre o que usar, o terno cinza pode ser uma ótima opção. E ainda tem uma grande vantagem: a variedade de tons de cinza permite que ele seja utilizado em diferentes ocasiões e estilos de cerimônias.

“Na atualidade, muitos noivos procuram modernizar sua vestimenta em um dos momentos mais importantes de sua vida, por isso, o cinza com um corte mais ajustado ao corpo acaba sendo uma ótima opção por sua versatilidade”, afirma o alfaiate Fausto Hirano.

Leia também: Terno para noivo | Quando optar por um traje sob medida?

João Camargo, da Camargo Alfaiataria, acredita que é uma cor que vai bem para qualquer tipo de casamento, dos mais clássicos aos mais despojados.

Terno cinza para diferentes estilos e horários de casamento

Você sabia que existem mais de 300 tons de cinza? Isabella Grechi, da Villa Roma, conta que eles são divididos em quatro famílias: frios, quentes, neutros e o intermediário entre quente e neutro. “Para facilitar mais ainda sua vida, nós os classificamos em 3 classes: claros, intermediários e escuros. Quanto mais claro o tom da cor, mais leveza e delicadeza ele irá transmitir, e quanto mais escuro, mais ar de clássico e elegância terá”, ensina.

terno cinza para noivos

Foto: Alberto Solon | Fausto Hirano

Leia também: Ternos para noivos | Cores e estampas para fugir do tradicional

Para um casamento diurno, no qual a cerimônia inicia até as 15h e que ainda haverá luz do dia quando a festa começar, Fausto Hirano aconselha o uso de uma tonalidade de cinza mais claro para dar suavidade e leveza ao ambiente, não chamando a atenção de forma negativa. Já para as festas noturnas, Fausto Hirano indica o cinza chumbo.

terno cinza para noivos

Foto: Jennifer Bueno | Villa Roma

Além de saber o horário da festa, Carmem Tanno, diretora de estilo da Gallagher Alfaiataria Premium, indica também que o noivo experimente os diferentes tons de cinza para que possa se sentir confiante com a cor escolhida. Márcio Costa, da MM Alfaiataria, por sua vez, acredita que, apesar de muitos usarem a regra do claro para o dia e escuro para a noite, é importante que o noivo se sinta bem com o traje, independente do horário.

Leia também: Terno do noivo | Como escolher o modelo e a cor ideal

Qual é cor da camisa ideal?

Uma das vantagens de usar um terno cinza é que ele oferece uma imensa gama de cores para combinar. A dica de Fausto Hirano é usar camisas mais claras do que o tecido do terno. “O branco é muito utilizado por ser neutro e não haver falhas. Ao invés de usar uma camisa com uma cor forte pense em uma de listras finas em fundo branco, você vai adicionar composição ao look sem pesar demais na harmonização do look”, comenta Fausto Hirano.

terno cinza noivos

Foto: Adriano Damas / Estilo Carmem Tanno

Isabella Grechi aponta que para cerimônias à noite, o ideal é investir em uma camisa branca. “Já para as cerimônias de manhã, há mais variações. Você pode usar uma camisa de tons claros (candy colors), mas lembrando que tudo depende do estilo do casamento e do traje escolhido”, comenta.

Como escolher a gravata para um terno cinza?

Já para a gravata, Fausto Hirano recomenda usar uma gravata mais escura – nada muito exagerado! – combinando com a camisa. Costa  considera o terno cinza o novo preto e, por isso, todas as cores para as gravatas são bem vindas. “As que sempre recomendo para nossos clientes são os tons de verdes escuros, os diversos tons de cinza, os azuis desde de o azul bebê ao marinho e o preto, sempre o preto para os menos ousados e tradicionais”, pontua.

terno cinza noivos

Foto: Bauer Studio | Maximu´s Rigor Aluguel de Roupas

Leia também: Terno azul | Como apostar na cor e fazer combinações sem medo

Uma dica de Isabella e Carmen é combinar o terno cinza com uma gravata da mesma cor. “Combinações monocromáticas te deixam extremamente elegante e moderno, por isso combine o tom da gravata com o do terno”, indica Isabella

terno cinza noivos

Foto: Felipe Celino | Villa Roma

João Camargo, por sua vez, sugere que a gravata na cor off-white destaca o noivo e é uma escolha sem erro! “Combina com qualquer cor de traje”, assegura. Camargo também acredita que é importante padronizar a cor da gravata e do traje entre todos os padrinhos, indicando uma paleta de cores. “Crie um grupo com todos os padrinhos para direcioná-los! Sugerir a camisa branca, uso de colete ou não (de acordo com o gosto dos noivos)”, declara.

Veja também: Aluguel do traje de noivo | 5 dicas para encontrar a melhor peça

Como combinar os sapatos e meias?

Para finalizar o look do noivo, qual é melhor combinação de sapatos? Para Fausto Hirano, o terno cinza possibilita utilizar sapatos na coloração preto, marrom, vinho, castanho avermelhado e caramelo. “Quanto mais claro o terno, mais claro o sapato. Por exemplo, cinza claro, fica muito bom com um marrom ou caramelo, já o cinza chumbo, o preto. Na dúvida, opte pelo oxford ou derbys pretos que não há erro”, informa  Fausto Hirano.

terno cinza noivos

Foto: Ítalo César | Villa Roma

Leia também: Abotoadura para noivos | Como escolher o modelo ideal

Outra dúvida dos noivos é com relação à meia. Costa recomenda usá-las sempre no tom da calça ou o preto, liso ou com pequenos detalhes na mesma cor. “Para o dia a dia, gosto da ousadia de estampas discretas. Para os modernos, dependendo do estilo de sapato (Loafer é mais o mais indicado), sugiro o não uso da meia longa, podendo ser substituídas por meias invisíveis. Essa proposta acrescenta estilo ao visual”, destaca Costa.

Para os noivos que querem algo mais descontraído, Isabella acredita que é possível adotar meias divertidas no Grande Dia. “Elas darão fotos incríveis para seu álbum, quanto mais estilizadas e divertidas melhor a foto.  Mas caso você seja um homem tradicional o ideal é usar a meia igual a cor do sapato ou da calça que você está usando”, opina.

Melhores tecidos e caimentos para um terno cinza

Um terno para noivo também pede um tecido mais elegante. “A qualidade do tecido pode te proporcionar um adicional no seu grande dia, o conforto. Tecidos de lã fria deixam o seu corpo respirar com facilidade e proporcionam um caimento mais elegante e fino”, aponta Fausto Hirano.

“Sempre a lã fria, dos 120’s aos 180’s fios. Todos proporcionaram conforto, bom caimento e elegância ao traje”, sugere Costa.

terno cinza noivos

Foto: Seiva Fotografia | Villa Roma

Camargo destaca ainda que o corte e modelo do traje devem acompanhar o biotipo do noivo. “E, claro, para os mais ousados, alguns detalhes como tecidos em veludo ou linho e acessórios exclusivos são super bem vindos!”, sugere.

Veja mais inspirações para o traje do noivo no nosso perfil no Pinterest

</>

Fornecedores citados nesta matéria

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020