Terno de casamento para noivos além do smoking
Foto: Pinterest/ Reprodução

 

No momento da união de um casal, é comum os convidados voltarem a atenção para o vestido de noiva. Entretanto, quem já passou pelo posto de noivo sabe que, além do smoking para casamento, há mais opções para o Grande Dia, como terno, fraque e meio-fraque. 

Para escolher o traje ideal para a ocasião, é preciso ficar atento a detalhes como horário, ambiente e estilo do evento podem influenciar na escolha do traje do noivo.

Foto: Style Me Pretty

 

De forma geral, ocasiões diurnas, em ambientes mais naturais e descontraídos, requerem roupas menos clássicas e em cores claras. Tecidos brilhosos e cortes à rigor caem melhor em eventos noturnos ou em casamentos com ar sofisticado.

Além disso, e como também  é orientado para a noiva, é importante que a escolha seja condizente com o estilo e gosto do noivo.

Smoking para casamento

O smoking para casamento, também conhecido como black tie, é a escolha mais formal entre as opções para o noivo. O conjunto todo é composto por calça e paletó pretos, sendo este segundo com a lapela e botões em cetim. A camisa que compõe o look deve ser a do estilo a rigor.

“Esse é aquele modelo com gola menor, apenas para encaixar a gravata borboleta, e com um plissado na parte da frente”, orienta Nilton Santos, da Betto Trajes a Rigor. O profissional comenta que um dos tecidos mais presentes no smoking é o Panamá, que tem um acabamento um pouco lustroso.

smoking para casamento
Foto: Pinterest / Reprodução

 

Alessandra Melhado, da Black Tie, recomenda o uso de smoking para casamento em ambientes mais formais. “Um evento clássico, durante à noite, com requinte, principalmente quando os noivos optam por um buffet fechado. Aí essa opção cai muito bem”, ressalta.

A profissional lembra, também, que acima de qualquer dicas básicas para não errar na roupa de noivo, a escolha da vestimenta precisa condizer com o estilo e personalidade do noivo. Ao usar um smoking preto, é necessário sentir-se à vontade para isso.

 Se o noivo optar pelo terno 

Terno, fraque e meio-fraque são outras opções que o noivo pode considerar para o dia do casamento. As peças também variam de acordo com o estilo da cerimônia e horário do evento. Tudo para ter uma combinação mais harmônica.

Alessandra comenta que se o casamento for de dia, no campo ou na praia, o conjunto do terno para noivo em tons claros vai combinar. “Ele é composto por paletó, colete e calça. Dependendo da cor, pode fugir do tradicional”, explica.

smoking para casamento
Foto: Pinterest / Reprodução

 

A profissional afirma que a orientação da escolha da cor vai de acordo com a luz do dia. “Quanto mais ‘claro’ for o evento, aliado ao estilo do casamento, mais leve é a cor da roupa do noivo”, diz.

Para terno, Nilton lembra que as escolhas são mais voltadas para o tipo de tecido. A camisa pode ser social (frente lisa e gola para gravata tradicional), com um ar despojado.

 Diferença entre fraque e meio fraque

Os conjuntos de meio-fraque e fraque para casamento são similares. Ambos têm colete, paletó na cor grafite e calça em cinza, com risca de giz e possibilidade de usar camisa a rigor ou social. A grande diferença está no paletó. No caso do fraque, a peça é mais alongada na parte de trás, o que as pessoas podem assemelhar a uma calda.

smoking para casamento
Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images)

 

Alessandra recomenda o uso dessas duas opções para eventos noturnos ou em ocasiões formais e clássicas. “Quando o casamento acontece na igreja ou é uma tradição familiar. O pai do noivo usou fraque para casar, ou faz questão que o filho use.”

Nilton lembra que, neste caso, é possível usar a gravata no estilo plastron, que se assemelha a um lenço em dobra, geralmente de cetim.

Se o noivo optar por usar o fraque, peça para os padrinhos usar o meio-fraque, assim o noivo ganha destaque e fica diferente dos padrinhos.

Qual o preço de um  Smoking para casamento? 

Dependendo do nível de exigência do noivo, ele pode ficar em dúvida entre comprar ou alugar o look do dia do casório. Alessandra aconselha adquirir um conjunto se houver mais ocasiões para usar. “Se tiver outras festas ou casamentos como padrinho, pode ser uma opção”, conta.

Segundo a profissional, um aluguel do traje de noivo, como terno e smoking para casamento, varia até R$ 1 mil. Já a compra, os valores começam em R$ 3.500. Alessandra afirma que os clientes estão cada vez mais antenados à moda e isso pode fazer com que queiram algo personalizado.

A cor marsala tem tido saída na Black Tie nos últimos tempos. Alessandra conta que, entre os pedidos inusitados, a combinação de terno azul e forro rosa também já esteve presente.

Foto: Reprodução/Pinterest
Tags da matéria

Comentários