6 dicas para escolher a flor de lapela
Esclareça todas as suas dúvidas sobre o uso da flor de lapela e veja inspirações
O casamento conta com uma série de detalhes que fazem toda diferença. Um deles é a flor de lapela, presente nos trajes masculinos do noivo, dos pais e padrinhos. E esta tradição, que é bem antiga, cada vez mais ganha ares modernos.
“Ter um mini buquê de flores na lapela do paletó do noivo é uma tradição antiga. Surgiu com o romance da rainha Vitória e o príncipe Albert. Eles se casaram oficialmente em 1839 e mudou a história dos casamentos. Vitória usou um vestido branco para demonstrar a pureza dos seus sentimentos e acabou dando início ao costume das noivas adotarem o branco como a cor oficial da celebração. Já o príncipe acabou dando origem à tradição da flor da lapela. Ele ganhou de sua amada um mini buquê de flores, fez um pequeno corte na lapela de seu paletó e nele colocou o mini ramalhete para se lembrar de sua Vitória. O gesto se espalhou na sociedade Britânica e depois para o mundo”, conta Cecília Soutto Mayor, da Boutonniere Lapelas.
Maily Rocha, da empresa Maily Rocha Event Designer, pontua que a flor de lapela é um acessório imponente que ajuda a destacar a importância dos convidados (no caso de pais e padrinhos) e do noivo.
“Por ser de um dos poucos acessórios atualmente utilizados pelos noivos, elas provocam um efeito incrível visualmente, trazendo suavidade e um romantismo perfeito para a ocasião”, destaca.
Se você ainda não escolheu sua flor de lapela, veja as dicas para não errar:
1 – Dá para usar flor de lapela em qualquer tipo de traje?
De acordo com Cecília, é possível, sim. “A lapela pode ser usada em ternos, camisas, suspensórios, blazer e coletes. Basta ter criatividade e saber compor”, afirma.
2 – Onde usar a lapela?
A lapela é sempre usada no lado esquerdo. “A dica é colocar na lapela do terno no caseado do terno”, aponta Cecília. No caso de suspensórios, Cecília indica utilizá-lo na alça, neste mesmo lado. Maily lembra também que ele deve ser preso com um alfinete bem discreto na parte interna.
Leia também: Traje do noivo | A escolha da flor na lapela
Dentre os erros mais comuns ao utilizar a flor de lapela, Cecília menciona:
– Colocar a lapela no bolso do terno;
– Fazer a lapela do tamanho de um mini buquê;
– Colocar a lapela muito abaixo do indicado.
3 – Flores mais procuradas
Cecília aponta que hoje as flores de lapelas mais vendidas são as suculentas e begônias, além das tradicionais rosas brancas.
Leia também: Flor de Lapela | As 10 mais usadas nos trajes do noivo, pajens e padrinhos
Maily comenta que dentre as flores utilizadas estão também as astromélias, gipsofilas(mosquitinhos), jasmin, orquídeas e mini rosas. “Estamos vivendo a tendência das flores desidratadas, elas têm sido as queridinhas dos casamentos atuais”, afirma Maily.
4 – Quem usa a flor de lapela?
Quem utiliza a flor de lapela no casamento normalmente são os pais, os padrinhos e, claro, o noivo. “Lembrando que o noivo tem que estar com uma lapela diferente para se destacar”, comenta Cecília.
Leia também: Terno do noivo | Como escolher o modelo e a cor ideal
5 – Qual é o tamanho da flor de lapela?
Para não ficar exagerado ou parecer um mini buquê, Cecília indica que o ideal é que a flor de lapela tenha, no máximo, 7 cm – mesmo que a pessoa tenha 2 metros de altura.
6 – Como escolher e combinar a flor de Lapela?
Na hora de escolher a flor de lapela, vai depender do horário do casamento, buquê da noiva (flores que serão usadas para haver uma harmonia), o traje do noivo, e o local do casamento (campo, praia ou cidade).
“O interessante é que sejam utilizadas flores que estejam compondo também o buquê da noiva. É interessante avaliar também o cumprimento do cabinho que está sendo deixado e o tamanho das flores. Há também pessoas que possuem histórias afetivas com relação a determinada flor. Se não souber qual usar, opte por flores resistentes, sempre combinando com a identidade do casamento”, argumenta Maily.
Leia também: Ternos para noivos | Cores e estampas para fugir do tradicional
Cecília dá algumas dicas:
- Em casamentos no campo, praia ou mesmo num almoço na cidade, os trajes costumam ser mais claros e há até a possibilidade de usar um blazer sem gravata. “Neste caso, sugerimos lapelas com flores, suculentas, lavandas, rosas claras e uma linha de nó de couro”, afirma Cecília.
- Para tarde/noite, os trajes vão mais para azul marinho, azul birkin, grafite, tons escuros até o mesmo preto, com terno completo. “Aí entram lapelas clássicas, como jasmim, camélias, rosas brancas e até mesmo peças com pedras combinando com as abotoaduras”, pontua.
Veja mais inspirações para os noivos no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis