Tons terrosos entraram novamente no radar dos noivos de plantão, especialmente depois do casamento de Camila Queiroz e Klebber Toledo, onde o noivo  apareceu  ao lado dos seus padrinhos, todos com cores puxadas para o bege, marrom e cinza. O terno para noivo ganhou novas opções!

terno para noivo
Foto: Rodrigo Sack Fotografia

Indicações de terno para noivo em tons terrosos

“Eu indicaria esses tons para pessoas que tem uma forte conexão com a terra ou que adoram estar ao ar livre”, explica Valentina Aires, consultora de estilo e imagem e criadora do Histórias de Jade, sobre a escolha feita pelo ator, cujo casamento aconteceu à beira da praia, em Jericoacoara, no Ceará.

Os tons terrosos são indicados também para noivos que se casam durante o dia e até ao começo da noite, principalmente em um casamento de estilo rústico ou praiano.

“É claro que depende muito da personalidade de cada casal, mas, geralmente, os que optam por esses tons estão em busca de algo mais simples. No entanto, aconselho a buscar tons que combinem com a coloração pessoal de cada um”, afirma Ana Paula, proprietária da Valentine Noivas, loja especializada em trajes finos.

terno para noivo
Foto:

Veja também: Roupas para casamento para convidados | 5 dicas para evitar gafes

Mas, afinal, o que é coloração pessoal?

Resumidamente, análise de coloração pessoal é um teste que se faz para descobrir quais são as cores que mais harmonizam com a pele de cada indivíduo.

“Partindo do ponto de que a cor está contida na luz, todas as cores que colocamos próximo ao rosto refletem diretamente nele, ressaltando nossos pontos fortes (dando um ar de saúde) – bochecha corada, boca colorida, pele viçosa ou pontos desfavoráveis: manchas, palidez, olheiras, marcas de expressão”, explica Kellen Munhoz, consultora de estilo, visagista e cabeleireira do Salão Cabelaria, localizado em São Paulo.

terno para noivo
Foto: Hannah Duffy

A especialista em coloração pessoal ainda explica que são 12 cartelas de cores que podem se distinguir pela temperatura, valor ou profundidade, usadas para distinguir as peles: invernos e verões compostas de cores frias, ou seja, com fundo mais azulado, primaveras e outonos compostas por cores quentes, ou seja, com fundo amarelado.

“Todas as pessoas nascem com uma gama de cores específicas. Algumas com bochechas rosadas e olhos azuis, umas com a pele num tom de pêssego ou mais bronzeadas e cabelos dourados, outras são bem branquinhas… Em algumas a variação entre as cores que conseguimos ver é grande, em outras nem tanto. Pessoalmente, acredito na coloração de cada um como parte da expressão de sua identidade, algo que você carrega desde o nascimento e mais uma forma de entender estilo X personalidade”, opina Valentina, que traz uma dica valiosa para o terno para noivo nos tons terrosos.

“Vale dizer que os tons terrosos são predominantemente quentes e, portanto, são ideais para pessoas que tenham coloração do lado quente do espectro cromático, no método sazonal expandido essas seriam as colorações outono e primavera.”

Veja também: Roupa de noivo 3 Dicas básicas para não errar no casamento

Como saber a minha coloração pessoal, antes de escolher o terno?

Abra seu guarda-roupa e veja quais são as cores que predominam, que te deixam melhor na frente do espelho. “Vale pensar naqueles tons que mais te fazem sentir bem e também naqueles que não são necessariamente super queridos, mas sempre que as usa outras pessoas elogiam”, conta a criadora do Histórias de Jade. Além disso, claro, procurar um profissional e pensar neste passo como o início de uma jornada de autoconhecimento também é imprescindível.

“Eu falo que é bom lembrar que estabelecer uma cartela de cores não é se restringir. Um bom profissional vai te ensinar as cores que você gosta, sejam elas da sua cartela ou não, sempre de forma harmoniosa.”

terno para noivo
Foto: Emma Moore Photography

Já escolhi o terno para noivo e a gravata vai ser… Como combinar?

Na hora de começar a misturar cores, é importante se perguntar, sempre, qual é a intenção que o noivo quer passar, além de não esquecer de pensar na proporção, pois tons claros, texturas, estampas e brilhos dão a ilusão de aumentar o corpo. Já escuros, lisos e opacos dão a ilusão de diminuir.

“Com essas informações em mãos, o noivo pode escolher onde colocar os contrastes, estampas e cores pra se ter o efeito desejado no corpo. O marrom é uma cor neutra, sem muita vibração, que já que nasce da mistura de outros dois neutros – branco e preto, ou da mistura de cor primária com secundária. Foi, desde sempre, uma cor associada à simplicidade: seja porque era usada pelos camponeses – os tecidos crus, iam ficando “amarronzados”, seja pelos trajes franciscanos”, relembra Kellen.

Por isso, os noivos precisam entender qual a mensagem que vão passar. “Misturada com outras cores, mais ou menos vibrantes, o terno para noivo poderá ganhar em sofisticação e um ar de contemporânea. Looks monocromáticos, por exemplo, são elegantes e alongadores. Daí, é só misturar diferentes tons da mesma cor na gravata: marrom, caramelo, bege, off white e branco para que dê uma sensação de um refinamento clean”, enfatiza a consultora do Cabelaria.

terno para noivo
Foto: Articles Of Style

Veja também: Opções de trajes para noivos além do smoking para casamento

Veja quatro combinações interessantes:

Tons terrosos + Laranjas = Vitalidade e energia, além da modernidade
Tons terrosos + Azuis = Credibilidade, tranquilidade e delicadeza
Marrom + Rosas = Romantismo e delicadeza
Marrom + Pinks e Vermelhos = Força e opulência.

Alerta de estilo!

É importante pensar que apesar da coloração pessoal de cada um, o casamento é um momento de união, no qual o casal vai estar lado a lado oficialmente pela primeira vez e ninguém quer estar desalinhado nessa hora, né?

“Não vale estar com uma cor super quente, incrível para você, e a noiva toda no branco-prateado. Um traje terroso vai acompanhar uma camisa off-white, marfim ou perolada lindamente – o mesmo vale para o vestido da noiva! Atenção especial à escolha da cor da boca, pois se a noiva optar por um rosa muito frio, pode dar aquele efeito ‘tem alguma coisa errada e não sei bem o que é!’ Outra questão que deve ser considerada é o grau de formalidade da cerimônia. Um traje terroso mais suave pode ser perfeito para um casamento rústico durante o dia ou ao ar livre, enquanto um mais sóbrio e escuro funcionaria melhor em um ambiente mais tradicional”, ensina Valentin

terno para noivo
Foto: Nemeth Linda Lifestyle

Confira 10 inspirações de terno para noivo em tons terrosos

terno para noivo
Foto: King & Allen

 

terno para noivo
Foto: Laurence Jehezquiell

 

terno para noivo
Foto: Reprodução Aliexpress

 

terno para noivo
Foto: Sarah Mcevoy

 

terno para noivo
Foto: Emma Pilkington Photography

 

terno para noivo
Foto: Lasting Images Photography

 

terno para noivo
Foto: The Burks

 

terno para noivo
Foto: Vanilla Photography

 

terno para noivo
Foto: Divulgação / Ricardo Almeida

 

terno para noivo
Foto: Sarah Carpenter Photography

Veja mais fotos de terno para o noivo no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários