Revista

Terno azul | Como apostar na cor e fazer combinações sem medo

Conheça as tonalidades que estão em alta quando se fala em terno azul e saiba como combinar sapatos e gravata para criar um visual impecável

O terno azul para casamentos tem sido muito procurado pelos noivos. Com diversas tonalidades, a peça é superversátil e pode agradar aos mais variados estilos de homens. Mas, na hora de usá-lo, é preciso ter atenção não só aos gostos pessoais, como também à combinação das peças que vão complementar o visual.

Terno azul

Foto: Blue Rose Photography

O terno azul

“Azul é uma cor atemporal, que nunca sai de moda”, diz Carmem Tanno, diretora de estilo da Gallagher Alfaiataria Premium. Ela diz que, nos últimos dois anos, a tonalidade tem se destacado como essencial no guarda-roupa não só do dia a dia, mas também de eventos casuais e formais. E esse gosto se estende ainda aos casamentos, onde a cor é uma das que mais aparece nos ternos para noivos.

O visual é tão democrático que consegue se adaptar a todos os perfis de noivos. Os mais antenados nas redes sociais e nos editoriais de moda encontram no terno azul uma opção despojada. Já os homens mais clássicos também têm na peça um caminho para manter a elegância e a tradição desse tipo de evento.

Terno azul

Foto: Katie Grant Photography

Todos os estilos e cerimônias

Para os noivos que desejam usar um terno azul no Grande Dia, a recomendação geral antes da compra é colocar as tonalidades de azul em frente ao corpo. “Assim, você vai conseguir identificar o tom que mais realça a sua pele”, diz Carmen.

Guilherme Franco, fundador da Sartoria San Paolo, diz que o terno azul claro é procurado por homens mais despojados. “O tom funciona para noivos que vão casar no campo, na praia, em locações mais descontraídas. E que, normalmente, se casam sem colete, com paletós mais esportes.”

A tradição também nunca sai de moda. Os noivos mais tradicionais não deixam o terno azul escuro – e suas variações – sair do topo da lista de tendências. “Vejo a volta dos azuis tradicionais. Não os quase pretos, mas os tons com um ar bem mais sério”, revela Guilherme.

Terno azul

Foto: Natalie Schutt

Já para quem busca um tom entre os dois há o azul francês. Ele não é um azul clarinho, mas também não é um escuro. Ele é um intermediário com um pouco mais de brilho natural. “O tom combina muito com os homens mais jovens. Mas, com relação a estilo, não há muita regra. Ele pode agradar desde o executivo até o mais despojado”, comenta Guilherme.

Carmen diz que o terno azul médio e o terno azul celeste são boas opções para os homens que se casarão entre a manhã e o início da tarde. Assim como o terno azul claro, eles caem super bem para cerimônias na praia ou na fazenda.

Os noivos mais informais têm ainda outra opção: o terno azul xadrez. Apesar de não ser muito usado no Brasil, é um modelo bastante despojado, interessante para os homens que querem sair totalmente do tradicional.

Terno azul

Foto: TERRI & LORI FINE ART PHOTOGRAPHY

Padrinhos de terno azul

Na hora de comprar o terno azul, o noivo precisa ter em mente que o tom dele não pode ser igual ao dos padrinhos de casamento. Guilherme conta que se o noivo quiser ficar livre para escolher qualquer tonalidade, o ideal é colocar os outros homens de cinza. Agora, se ele deseja que todos usem azul, os padrinhos devem sempre vestir um tom mais escuro que o noivo. “Ele deve ser o destaque, estando com um terno azul mais claro ou totalmente diferente.”

Terno azul

Foto: Ana Lui Photography

Harmonização: sapatos e gravata  

“O azul possibilita combinações harmoniosas com diversas tonalidades”, afirma Carmen. Ela diz que a cor funciona muito bem com variações de marrom, tons de areia, bege e, claro, o branco.

Desde o claro até o terno azul marinho, as combinações e a escolha do sapato vão depender da formalidade do casamento. Nesse sentido, Guilherme dá a dica: “quanto mais formal, mais escuro deve ser o calçado. Quanto mais você clarear a cor do sapato, mais informal é o resultado”. Assim, o terno azul com sapato marrom vai super bem, bem como os pares pretos.

Para as gravatas, a recomendação para cerimônias mais tradicionais é o uso de peças lisas ou com listrados discretos. Em relação às cores, Carmen diz que as mais utilizadas são prata, tons de cinza e o próprio azul. “Já o estilo deve acompanhar a medida das lapelas. As largas pedem gravatas largas, as estreitas pedem as mais estreitas.”

Mas, assim como o nó de gravata, o uso dela não tem regra geral. O acessório pode ser escolhido de acordo com o gosto e a personalidade do noivo. “Os brasileiros têm casado muito com peças em tons pastéis, off-white, prata, rosa bebê”, afirma Guilherme. Vale até apostar no terno azul com gravata vermelha, que é uma opção para aqueles que querem trazer um toque alternativo ao visual no dia do casamento.

Terno azul

Foto: Max Koliberdin

Como escolher?

Guilherme comenta que muitas vezes os noivos ficam desapontados com os ternos para casamento porque escolhem uma alfaiataria apenas pelo nome, e não pelo corte. Por isso, é fundamental encontrar um fornecedor que vá além da marca, e que converse verdadeiramente com o estilo do homem.

“Se ele está acostumado com um estilo e escolhe uma alfaiataria com uma essência diferente, a chance de se frustrar é maior”, diz o fundador da Sartoria San Paolo. Por esse motivo, a dica de ouro para ter um terno azul perfeito é apostar em um fornecedor de confiança, que entenda as inspirações e seja especialista no estilo desejado.

20 inspirações que vão ajudar a escolher o terno azul para o Grande Dia:

Terno azul

Foto: Kristina Lorraine Photography

Terno azul

Foto: Kristina Lorraine Photography

Terno azul

Foto: Katie Grant Photography

Terno azul

Foto: Marion Heurteboust Photography

terno-azul-com-lapela-preta

Foto: Jenn Emerling

Terno azul

Foto: Maya Maréchal

Terno azul

Foto: Munkeat Photography

Terno azul

Foto: Olivia Morgan Photography

Terno azul

Foto: Shauntel Gull Photography

Terno azul

Foto: HOLLY GROCOTT

terno-azul

Foto: Ashley Keleman

Terno azul

Foto: The Ganeys

Terno azul

Foto: Anna Roussos

Terno azul

Foto: Elyse Hall Photography

Foto: Ashley Bosnick Photography

Terno azul

Foto: Blue Rose Photography

Terno azul

Foto: Chanelle Knapp Photography

Terno azul

Foto: Curly Tree Photography

Terno azul

Foto: Terno azul

Terno azul

Foto: James and Lianne

Veja mais inspirações para o noivo no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Marcella Blass

Fascinada por gatos e receitas açucaradas, Marcella Blass é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e atua na área desde 2014. Entre um bem-casado e outro, gosta de escrever histórias sobre o dia a dia e decidir qual será o próximo lugar do mundo pelo qual vai se apaixonar.

1 comentário

  1. Avatar TatIana Penido

    Amei os ternos azuis.Muito charmosos, elegantes…

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020