Flor de lapela como combinar com o casamento
Foto: Pinterest / Reprodução

Que são muito charmosas, não há dúvidas. Mas você sabe como escolher o traje do noivo para o casamento e incluir a flor de lapela no look? O acessório, também chamado de boutonnière, é um dos poucos adornos que os homens podem incluir no traje. E, por isso, seu efeito faz uma diferença incrível! A peça dá ao público masculino um ar bem mais suave e romântico, perfeito para a ocasião.

Como surgiu a flor de lapela

O costume de colocar pequenos buquês de flores na lapela do paletó do noivo vem de uma tradição muito antiga. Ele surgiu com o romance da rainha Vitória e o príncipe Albert. O casal se uniu oficialmente em 1839 e mudou a história dos casamentos. Vitória, que usou um vestido branco para demonstrar a pureza dos seus sentimentos, deu início ao costume das noivas adotarem o branco como cor oficial das celebrações. Já o príncipe acabou dando origem à tradição da flor de lapela.

Certa vez, quando ele ganhou da sua amada um pequeno buquê de flores, fez um pequeno corte na lapela de seu paletó e nele colocou o ramalhete para se lembrar de Vitória cada vez que sentisse o perfume das flores. O gesto se espalhou na sociedade britânica e depois para o mundo.

Flor de lapela rainha Vitória com príncipe Albert
Foto: Pinterest / Reprodução


Para todos os estilos de casamento

Os tempos passaram, a tradição se manteve e chegou aos dias de hoje com força entre os homens que buscam um elemento romântico, que diferencia os noivos, padrinhos, pajens e pais dos demais convidados. Além disso, a flor de lapela é um acessório sofisticado, que agrega estilo e valoriza a produção masculina, independente do estilo do casamento. Vai bem com cerimônias clássicas, contemporâneas ou modernas.

No entanto, por ser uma peça de muita personalidade, que pouca gente está acostumada a lidar, é natural surgir uma certa insegurança, principalmente em relação às flores indicadas para essa ocasião tão especial. “São tantas opções lindas que eu realmente tive dificuldades em escolher aquela que mais combinaria não só com o meu noivo, mas com o meu casamento como um todo. No final, segui meu instinto e gosto pessoal. Pelos elogios, acho que deu certo”, diz Rose Azambuja Wasques, que se casou em Fábio Wasques em outubro de 2016.

Flor de lapela três modelos diferentes de flor
Pinterest / Reprodução

Mas, afinal, como escolher a flor de lapela ideal?

A flor de lapela é um elemento versátil e pode ser usada com terno, fraque ou meio fraque, sempre do lado esquerdo da roupa. O buquê costuma ser preso com um alfinete especial, de modo a não atrapalhar o movimento do homem. Vale destacar que a lapela não é o bolso do paletó, como gente pensa. Se trata da parte anterior ou superior que se encontra virada para o lado de fora do paletó. No bolso deve-se usar apenas o lenço, jamais enfiar as flores. A regra é simples: se usar a flor de lapela, dispense o lenço ou use no bolso apenas um modelo leve e discreto, de preferência da mesma cor do traje.

Cecilia Soutto Mayor Mangini, proprietária da Boutonniere Lapelas, explica que cada estilo de casamento exige um tipo de flor. “Para escolher o modelo perfeito e não errar, a primeira coisa que tem que ser levada em consideração é a cor do terno. A segunda é o horário e estilo do casamento e, para finalizar o gosto pessoal do noivo”, explica.

Veja também: Roupa de noivo 3 Dicas básicas para não errar no casamento

flor de lapela orquídea branca

De modo geral, ternos escuros ficam bem com flores brancas, um clássico infalível. A cor é recomendada para uma cerimônia que exige formalidade. Nesse caso, as rosas, camélias e o cravo são escolhas perfeitas. Elas jamais saem de moda e combinam com praticamente todos os estilos de cerimônias, mas fazem mais a cabeça dos noivos que preferem seguir uma linha mais clássica. Entre essas opções, o cravo branco é o mais utilizado em função da sua beleza e como símbolo do amor puro.

Os homens que gostam de inovar ou seguir as tendências da moda podem escolher entre a lavanda, suculenta e jasmim, as novas queridinhas do momento. Já se o casamento for realizado na praia ou campo, a flor de lapela pode ter um ar natural, ou ter cores mais vivas, dependendo da linha da cerimônia. No entanto, Cecília recomenda a flor de lapela deve ser escolhida pela sua forma. “O casal não precisa ficar preso ao significado da flor. A escolha é uma questão muito particular de gosto, ainda mais quando estamos falando de realização de sonhos”, destaca a empresária.

Confira as flores mais usadas como flor de lapela e seus significados

1. Camélia e mini camélia

Em alta no mundo dos casamentos, a camélia e a mini camélia lideram a preferência de quem busca uma flor de lapela elegante e cheia de estilo. As brancas representam à beleza perfeita, enquanto as vermelhas são um sinal de reconhecimento.

Flor de lapela camélia e noivo com terno azul
Foto: Boutonniere Lapelas / Divulgação

2. Rosa e mini-rosa

Sempre desejadas, as rosas são conhecidas por seu aroma inconfundível e pela sua formosura. Geralmente são usadas as brancas, vermelhas e cor de rosa, símbolos do amor e da paixão.

Flor de lapela rosa branca e noivo com terno azul claro
Foto: Boutonniere Lapelas / Divulgação

3. Lavanda

Também conhecida como Alfazema, é tida como uma planta purificadora, e uns símbolos da região da Provence, na França. Costuma ser usada para evitar o mau-olhado.

Flor de lapela lavanda e noivo com terno azul claro
Foto: Boutonniere Lapelas / Divulgação

4. Jasmim

É conhecido como o “Rei das Flores” e representa sorte, doçura e alegria. Possui perfume marcante que se acentua durante a noite.

Flor de lapela jasmin e noivo com terno preto
Foto: Pinterest / Reprodução

5. Orquídea

Bela e requintada, a orquídea está associada ao amor, desejo e sedução. É muita usada na cor branca ou amarela, que representam respectivamente paz e prosperidade.

Flor de lapela orquídea branca e noivo com terno bege
Foto: Pinterest / Reprodução

6. Suculentas

Em alta nos casamentos de estilo eco-friendly, segundo a filosofia Feng Shui as plantas suculentas são vistas como guardiãs, pois agem na purificação dos ambientes.

Flor de lapela suculenta e noivo com terno cinza
Foto: Pinterest / Reprodução

7. Hortência

Sua forma já remete a um lindo buquê e, segundo reza a lenda, representa obstinação, dignidade honra e os mais sinceros e profundos sentimentos. Uau!!!

Flor de lapela hortênsia e noivo com terno preto
Foto: Pinterest / Reprodução

8. Flores do campo

Coloridas e graciosas, estão associadas a conceitos de juventude eterna e energia. São também associadas à espontaneidade e simplicidade.

Flor de lapela flores do campo e noivo com terno azul escuro
Foto: Pinterest / Reprodução

9. Tulipa

Dona de formas irreparáveis, sempre elegantes, as tulipas são flores ornamentais que podem significar amor verdadeiro, o amor perfeito, o amor irresistível, o amor eterno. Melhor, impossível!

Flor de lapela tulipa e noivo com terno cinza claro
Foto: Pinterest / Reprodução

10. Cravo

O clássico dos clássicos, sempre muito lembrado, pois jamais sai de moda. O cravo tem um apelo mais masculino e é símbolo do amor fiel, forte e que sobrevive ao tempo. Hoje é muito usado na cor branca, mas há tempos costuma-se usar muito o cravo vermelho, a cor da paixão.

Flor de lapela cravo e noivo com terno azul claro
Foto: Boutonniere Lapelas / Divulgação


Veja mais: 
Significado das 10 flores mais usadas no casamento

Tags da matéria