Basta uma caminhada pelos centros comerciais das cidades para avistar alguma barbearia nova ou recém-reformada. E, cada vez mais, esses estabelecimentos estão com muitos serviços além de uma ‘simples’ barba, o que é um reflexo do aumento da procura pelos cuidados da beleza masculina.

Barbearias conceito vieram para ficar! Os homens brasileiros já são mega vaidosos e mais cuidadosos com aparência e, claro com a barba! Há uma demanda grande para serviços e produtos dedicados a esse perfil de consumidor, consequentemente, há um crescimento importante no mercado de barbearias no Brasil. É muito bacana a gente participar das atualizações e novas tendências de mercado”, reflete o barber André Lobo, da Sebastian Guedes Hair & Make Up, no Rio de Janeiro.

“Foi uma média de 33% de crescimento das barbearias. Barbeiro foi uma das profissões que mais cresceu em meio à crise. Tudo isso foi em função de uma boa divulgação dos barbeiros em cima de estudos, novos conceitos e ideias, de trazer uma visão bem mais ampla. Os barbeiros entenderam que é uma profissão que dá pra crescer, ganhar seu dinheiro e manter uma família”, comenta Allan Calixto, embaixador da GA.MA Barber Series Brasil.

barba
Foto: Shutterstock

Veja mais: Ternos para noivos | Cores e estampas para fugir do tradicional

As barbearias estão indo além de um simples barbear e se focando nas necessidades do homem moderno.

“Elas estão investindo em vários outros serviços, como a baboterapia, podologia, manicure, depilação, tratamentos estéticos facial / corporal, alisamentos, tratamentos capilar, massagens e até massoterapia”, explica Paulo Rodrigues, da 88 Barber Style, localizada em São Paulo.

As barbas mais pedidas pelo noivos!

O casamento, um dos momentos mais importantes da vida de um homem, também não poderia ficar de lado! Por isso, é claro, os noivos estão com tratamentos tão interessantes quanto os feitos pelas noivas.

E a tendência é de crescimento constante. André afirma que os noivos gostam de uma barba mais desenhada e estilizada, que mostra um cuidado maior, valorizando muito o pescoço, que estará realçado pelo terno fazendo o contorno.

“Os modelos dependem muito da característica dos fios de cada homem. Mas as mais cerradas e desenhadas são as preferidas”, alerta.

Veja mais: Dicas para presentear o seu parceiro no dia do casamento

Um local de relaxamento

E não só para ‘se embelezar’ para a cerimônia. As barbearias e os procedimentos acabam se tornando também um lugar de relaxamento.

Horas antes de um grande evento, seja ele um casamento ou não, os homens podem se arrumar e fazer a barba com seus padrinhos e amigos, no mesmo estabelecimento. E isso faz com que eles quebrem o gelo e possam conversar, dar risada, beber e, com isso, acabam tirando um pouco da tensão do casório”, reforça Diego Costa, barbeiro no salão Pelle & Capelli Hair Clinic – Unidade de São Caetano.

barba
Foto: Shutterstock

Como cuidar da barba antes do casamento?

Diego ensina que, assim como o cabelo, os cuidados com a barba em casa são muito parecidos com os dos cabelos.

“O homem que usa barba deve disponibilizar uma atenção especial para ela. Com o uso de shampoos adequados e, no caso de fios muito ressecados, o uso do condicionador também é indicado. Após a lavagem, o ideal é escovar até deixar a barba seca e, depois, aplicar um óleo hidratante ou um chrome de barba, penteando sempre com pentes de madeira, para evitar frizz. Procure não a deixar a barba secar naturalmente, pois, muitas vezes, ela pode estar propensa a desenvolver “caspa” ou seborreia.”

“Barba é a região que mais concentra o número de bactérias. O homem que gosta deve ter um cuidado especial, todos os dias fazer o uso de shampoo, condicionador, se possível um balm para hidratar e depois óleo para dar brilho e disciplinar os fios. Quem quer ter barba hoje precisa muito de todos esses cuidados, de todos os produtos”, conta Allan.

O ideal é aparar a barba de 20 em 20 dias.

barba
Foto: Shutterstock

Quais as tendências de barba para 2019?

Antenado nos lançamentos internacionais e acompanhando todo o universo da barba, André Lobo adianta sete tendências para ficar de olho:

1 – Barba com laterais altas:

Barba com laterais altas não é bem um estilo, mas uma característica particular.

barba
Foto: Shutterstock

2 – Jawline ou na linha do maxilar:

Ganhou uma releitura, mas já foi bem famoso no fim dos anos 90. A novidade dessa tendência é que ela concentra os pelos (aparados) saindo da região do queixo e criando uma linha até o maxilar.

barba
Foto: Shutterstock

 

3 – Barba quadrada:

Trabalha um corte de barba bem desenhado, com claras linhas retas de contorno. Ela funciona muito bem combinando com o corte de cabelo undercut.

barba
Foto: Shutterstock

 

4 – Tidy Carefree ou barba levemente bagunçada:

Depois de uma onda de barba desenhada, mantida com barbeador, este estilo de barba ganha mais adeptos em 2019.

barba
Foto: Shutterstock

 

5 – Bandholz:

Para aqueles que têm muitos pelos faciais, esse estilo de barba farta pode ser uma boa ideia.

barba
Foto: Shutterstock

 

6 – Ducktail degradê:

O estilo bico de pato é interessante porque alonga os rostos redondos.

barba
Foto: Shutterstock

 

7 – Barba rala ou por fazer:

Ideal para quem tem problemas de barba falha e consegue tirar um visual legal sem precisar tirar todos os pelos.

barba
Foto: Shutterstock

 

Depois de analisar e escolher o seu estilo favorito de barba, uma pergunta fica no ar: Com quanto tempo de antecedência do casamento, o noivo deve fazer a barba?

Diego indica fazer a barba no dia do casamento. “Assim, ela ficará do jeito que o noivo quer e não crescerá até a data. Se fizer dias antes, ela crescerá e poderá perder o formato.”

Veja mais: O sapato do noivo

barba
Foto: Shutterstock

 

E como a noiva pode ajudar com a barba do noivo?

Todos os profissionais enfatizam a necessidade da participação da noiva durante esse processo. A noiva deve opinar, sim, e a opinião dela é muito importante!

“Há inúmeros modelos de barbas estilizadas e o ideal é que os dois cheguem a um acordo sobre o tamanho e modelo ideais. Porque o modelo e tamanho da barba podem interferir muito no visual do figurino que se deseja passar”, explica André.

Por isso, o casal precisa estar sempre conectado para escolher cada um dos detalhes da festa, sem ressalvas. É assim que o casamento começa, com um equilíbrio entre as duas opiniões!

Veja mais no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários