Folhagens e cores quentes podem ser os elementos perfeitos para criar uma decoração de casamento dos sonhos. Conheça algumas dicas para criar um visual incrível e deixar o Grande Dia ainda mais especial!

Decoração de casamento
Reprodução/Pinterest

Decoração de casamento com folhagens e cores quentes

Engana-se quem pensa que a decoração de casamento com folhagens e cores quentes só pode ser usada em cerimônias menos tradicionais. Apesar de ser mais popular nas celebrações realizadas no campo e na praia, o visual que remete à natureza pode ser uma boa pedida para dar um charme a mais aos eventos com estilo clássico.

“A decoração com folhagem é muito versátil, pois traz um toque naturalmente bonito para qualquer ambiente e dá robustez à cerimônia. Além disso, ela é altamente durável e diminui muito o custo geral, já que é um elemento barato”, afirma Viviani Dias, consultora de relacionamento do Espaço Vista Verde.

A especialista ressalta que a combinação de folhagem com cores quentes, como amarelo, vermelho e laranja, dá um toque muito especial à decoração, tanto de dia como de noite.

“As cores quentes transmitem calor e estão ligadas à excitação, à alegria e ao movimento. De quebra, elas trazem um clima aconchegante e sentimentos bem alinhados com o momento tão especial que é uma cerimônia de casamento”, conta Viviani.

Decoração de casamento
| Reprodução/Pinterest

Dicas para acertar em cheio na decoração de casamento

O primeiro passo para criar uma decoração de casamento linda é analisar o estilo da cerimônia e os gostos dos noivos. Com base nisso, é possível usar folhagens, flores e outros elementos bacanas para criar o visual perfeito.

Tipos de folhagens

Antes de escolher quais tipos de folhagens irão decorar o espaço, vale a pena consultar a opinião de um especialista. Isso porque o tipo que você mais gosta pode não ser a melhor opção para decorar um evento.

“Os diversos tons de verde dão um toque muito especial na decoração com folhagens. Pode ser com samambaias, palmeiras, murta, junco, eucalipto, folhas de limão e diversas outras opções resistentes e com formatos diferenciados”, diz Viviani.

Emanuela Leme, da Fatto Manu, explica que existem muitas variações. “Normalmente, as plantas e folhagens mais usadas em decoração de casamento são costela-de-adão e dracena”, conta.

Decoração de casamento
Foto: Reprodução/Pinterest

Flores e elementos visuais

As flores tropicais, normalmente com cores fortes, podem ser usadas para realçar o visual da decoração de casamento. “A escolha depende muito da estação do ano em que será o Grande Dia. É importante optar por flores de acordo com a época. Isso facilita a busca e reduz o custo”, explica Viviani.

“Helicônias, estrelícias, astromélias e bastão-do-imperador são alguns dos tipos de flores que podem ser usadas para deixar a decoração linda”, ressalta Emanuela.

As flores podem estar acompanhadas de outros elementos visuais que complementam a decoração. Dá para apostar em caixotes de madeira, fatias de troncos de árvores e vasos de vime. “Outros elementos bem usuais são vidros e latas recicláveis, lisas ou decoradas com juta ou renda”, destaca a profissional do Espaço Vista Verde.

Decoração de casamento
Foto: Reprodução/Pinterest


Não erre na iluminação

A iluminação do ambiente influencia muito no resultado final da decoração de festas noturnas. Normalmente, os noivos apostam em luzes quentes em tonalidade âmbar, que dão um clima mais aconchegante ao local. Entretanto, é preciso ficar atento para não exagerar na dose e criar uma atmosfera cansativa.

Viviani conta que a luz é usada para evidenciar a beleza das cores que compõem o visual do evento. Para ela, o varal de luzes é sempre uma boa pedida para casamentos em áreas internas e externas. “Iluminação cenográfica, cortina de pisca e velas decorativas em recipientes de vidro nas mesas dos convidados dão um toque muito requintado ao ambiente”, afirma.

Decoração de casamento
Foto: Reprodução/Pinterest

Dicas para acertar em cheio!

Para garantir o sucesso da sua decoração de casamento com folhagens, é importante ter alguns cuidados desde à escolha das plantas e sementes até o Grande Dia. Confira as dicas das profissionais Emanuela Leme e Viviani Dias:

  • É muito importante não usar folhagens muito delicadas, que costumam murchar rápido. É bom também evitar aquelas com cheiro muito forte para não carregar o ambiente com odores misturados, além de atrair insetos.
  • Já as folhagens com cheiros suaves podem trazer um toque delicadamente perfumado ao casamento.
  • É fundamental que se tenha uma opinião profissional de decoradores de sua confiança para utilizar na medida certa as folhagens de  sua preferência.
  • A forma como a folhagem é distribuída define a decoração e por isso é essencial que seja feito com cuidado e delicadeza – muita gente pensa que é só jogar as folhas no local, mas existe um jeito todo especial de utilizar as folhagens – segredinho que os profissionais experientes de decoração com esse elemento fazem com maestria.
  • O truque é ver o todo para que a harmonia predomine e sobressaia  a personalidade decorativa escolhida pelos noivos.
  • É interessante mesclar texturas e formas diferentes para conceder leveza e dar um charme especial à decoração.
  • Você pode usar toques florais ou folhagens de outros tons, como vermelho e amarelo,  para constatar com a folhagem e dar um pouco de cor a base verde.

decoração de casamento

Cuidados especiais

A decoração de casamento com folhagens e cores quentes exige alguns cuidados especiais. O primeiro é sempre optar por tipos de plantas que não murcham rápido. Viviani recomenda que os noivos também considerem o cheiro dos elementos usados.

“O ideal é não carregar o ambiente com odores misturados. Além de atraírem insetos, eles podem causar náuseas nos convidados. Já os cheiros suaves podem trazer um toque delicadamente perfumado ao casamento”, explica a profissional.

A especialista da Fatto Manu ainda recomenda que os organizadores do casamento fiquem atentos à limpeza das plantas. Muitas vezes as folhagens podem sujar durante o transporte. Por isso, o ideal é limpá-las com água ou até aplicar produtos específicos para garantir mais brilho.

Veja mais inspirações de decoração de casamento no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários