Decoração de casamento como fazer
Foto: iStock

 

Você é daquelas noivas que tem mil fotos salvas como inspiração para escolher a decoração de casamento? Se sim, você não está sozinha. O fato é que a preocupação de criar um ambiente lindo é a preocupação de dez entre dez noivas.

Decoração de casamento: por onde começar

Para especialistas da Madame Fiori, empresa especializada em eventos e decoração de casamentos, uma decoração preenchida, com detalhes especiais, com a sua cara ficará eternizada nas fotos e na memória de todos. “Nós dizemos sempre: quando você receber as fotos do casamento, ao se deparar com o ambiente da imagem, irá automaticamente lembrar da gastronomia maravilhosa, a pista de dança divertida, os drinks maravilhosos e toda a emoção sentida naquele dia. Cerca de 59% das pessoas têm a parte visual mais aflorada e que ativa automaticamente a memória, e é na decoração que você vai remeter todo o dia inesquecível do seu casamento”, afirma.

E aí, não sabe como decidir a decoração do casamento? Confira algumas dicas de especialistas para fazer bonito:

 

Decoração de casamento estilo do casal


1. 
Entenda o estilo próprio do casal

Antes de qualquer coisa, um passo importante para o casal escolher a decoração de casamento é entender suas preferências. Na Madame Fiori, a criação de uma decoração só será original se os convidados, ao chegarem no casamento, se identificarem com o casal através da decoração. “A criação da identidade da festa acontece a partir dos estilos pré-definidos como rústicos, clássicos, boho, contemporâneo, mas é dentro da história do casal e seu estilo de vida que nós conseguiremos criar um ambiente especial e personalizado, como por exemplo, peças especiais, tipos de mobiliários, elementos de cenografia e até mesmo nos itens aéreos”, destaca a especialista.

Por isso, é importante ter certo cuidado com as tendências também. “Acompanhar as tendências é muito bom! Tenha sempre em mente quando será o seu casamento, pois dependendo da antecedência que você está em seu planejamento as tendências mudam e você pode mudar também. O importante quando criamos a decoração de fato é nos inspirarmos na personalidade dos noivos sempre!”, pontua.


Veja também: 
Decoração de casamento 2018: 10 tendências para ficar de olho

decoração de casamento Dudu Vasconcelos
Dudu Vasconcelos/ Divulgação


2. Entenda o DNA dos seus convidados

Para Fábio Puppi, da 1-18 Project, é importante entender o perfil dos convidados na hora de escolher a decoração como forma de fazer com que se sintam acolhidos e que o casamento também esteja de acordo com o perfil deles. “Neste momento, ter a lista de casamentos é super importante”, avalia Fábio.

Leia mais: Decoração de casamento | O guia completo

3. Avalie o orçamento disponível para a decoração para o casamento

Ninguém quer começar a vida a dois com dívidas, não é mesmo? Por isso, saber o quanto há disponível para gastar é fundamental.

Decoração de casamento orçamento
Foto: iStock


4. Verifique a estrutura do espaço escolhido para o casamento

Uma das escolhas mais importantes na decoração de casamento é a do local para a realização da cerimônia e da festa. Existem muitos espaços que são adaptáveis aos desejos dos noivos, mas outros nem tanto. E, às vezes, a adaptação pode custar caro. “Se o sonho dos noivos é ter uma decoração aérea para casamentos, por exemplo, mas a casa não comporta, não há o que fazer. E já vi casos também em que os noivos contrataram o espaço pela internet para um destination wedding e foi preciso fazer várias adaptações para a decoração ficar de acordo com o gosto deles, o que saiu mais caro”, explica Fábio Puppi.

Madame Fiori acredita que um espaço muito frio, com arquitetura mais clara e sem possibilidades de aéreos, e que possui muitos pontos a serem ambientados ou maquiados com a decoração pode alterar o investimento tornando a parte da cenografia e ambientação uma prioridade. “O mais importante quando você vai escolher o local é você se sentir bem, acolhido e ter a sensação que seus convidados e familiares terão ali uma noite muito especial. A decoração pode fazer com que qualquer espaço seja transformado e totalmente personalizado com o estilo do casal”, destaca.

Pinterest/Reprodução


Veja mais:
 Decoração de casamento e os segredos infalíveis para usar doces no cenário

Outra questão a ser avaliada na hora de fazer um projeto de decoração, segundo Puppi, são as atrações do casamento para definir as áreas de passagem e para comportar melhor os convidados.

 5. Leve em consideração a época do ano, o clima e o horário

O clima também deve ser levado em consideração na hora da escolha da decoração – especialmente no caso de casamentos ao ar livre. “É importante ter um plano B em caso de chuva”, alerta Madame Fiori.  Além disso, o horário também pode influenciar na escolha das cores, da iluminação e da decoração de forma geral.

Decoração de casamento se vai fazer sol
Dudu Vasconcelos/ Divulgação


6
. Pesquise as flores da estação

Verificar com o florista as opções de flores da estação pode ser uma boa pedida para economizar e ter boa qualidade. “As flores da estação são mais frescas, mais alegres e mais fáceis de encontrar”, afirma Madame Fiori. No entanto, ela destaca que hoje existem diversas opções de flores, até as mais exóticas brasileiras dependo da estrutura do designer floral. “Priorize sempre a qualidade do seu decorador. Se ele optar por flores nacionais que assemelhem às suas referências e que ele te garantirá a melhor qualidade sem sair do seu projeto, confie”, opina.

Para Puppi, esta conversa com o decorador é essencial. “Ele irá saber como está a qualidade das flores. Há anos em que é possível conseguir tulipas, que são flores de inverno, até outubro”, sugere Puppi.

decoração de casamento
Dudu Vasconcelos/ Divulgação

7. Pesquise referências, mas confie no seu decorador

Se você é daquelas que tem mil pastas no Pinterest, saiba que é super normal, principalmente no início, quando ainda está buscando a sua identidade e estilo. No entanto, Madame Fiori recomenda que se tenha cuidado com os estilos escolhidos. “Tudo realmente é lindo, mas você pode se perder em meio a tantas referências”, aponta.

Uma boa dica para se “encontrar” em meio a tantas imagens, é apresentá-las ao decorador. “Isso ajuda a definir um pouco do seu gosto, mas deixe que ele crie o seu projeto de forma mais livre e que ele apenas se inspire em sua referência. Outra boa dica é quando você e seu decorador definirem o projeto, você pode ver menos fotos assim você não se confunde com o que já está criado e idealizado”, comenta Madame Fiori.

Veja mais: As plantas e folhagens mais usadas em decoração de casamento


8. Tenha uma boa assessoria

Para Puppi, quando os noivos contratam uma boa assessoria, eles obtêm boas dicas de fornecedores e informações para organizar o casamento, além de ter um direcionamento voltado para as necessidades e o perfil da festa dos noivos.

Tags da matéria