Revista

Manual dos padrinhos | Dicas para criar o guia de estilo

Com a variedade de casamentos que existem hoje, o manual dos padrinhos vem para orientar seus convidados especiais a estarem sincronizados no Grande Dia!

Além de apostar em super ideias de lembrancinhas de casamento, é tendência que os noivos entreguem um manual dos padrinhos junto com o presente. É que ele traz todas as informações relativas ao Grande Dia e pode orientar estes convidados tão especiais caso surja alguma dúvida no meio do caminho em relação ao traje ou o estilo do evento.

manual-dos-padrinhos-dourado-e-preto

Foto: Divulgação/Giselle Branco

 

Para que serve o manual dos padrinhos?

Basicamente, o manual dos padrinhos é uma espécie de guia informativo sobre o casamento. Ele tem orientações práticas para quem foi escolhido para ficar no altar.

Embora não seja uma novidade no universo de casamentos – virou moda entre os brasileiros em meados de 2015 –, o manual dos padrinhos é de grande ajuda principalmente para quem aposta na tradição norte-americana. Isso é, opta por alinhar as roupas dos convidados especiais.

“Vale lembrar também que, com a grande variedade de estilos de cerimônias que existem hoje, é sempre bom explicar qual linha seu casamento vai seguir”, afirma a designer de convites e lembrancinhas Giselle Branco.

manual-dos-padrinhos-rosa

Foto: Reprodução/Pinterest

 

Informações que não podem faltar

Quando o assunto é manual dos padrinhos, não existe um modelo fechado. Os noivos podem e devem personalizar a peça conforme seus gostos. Porém, certas informações são básicas e não podem ficar de fora.

Primeiramente, é legal começar com uma mensagem especial aos convidados. Depois, coloque data e local do casamento. “Lembre-se que o horário deve ser diferente para os padrinhos. Isso porque, normalmente, eles precisam chegar com um pouco de antecedência para a organização da cerimônia”, revela Julia Leroux, proprietária da Duo Amor.

Após estas informações, já está na hora de segmentar cada manual. “Para as mulheres é importante dar indícios de tom e comprimento do vestido. Colocar uma paleta de cores também é legal para mostrar até que ponto as madrinhas podem escolher. Já para os homens é bom orientar sobre estilo da gravata e se tem necessidade de terno ou tipo de smoking para casamento”, diz Giselle.

Aqui, ainda vale fazer um briefing sobre a sua cerimônia. Dê pistas de onde será o evento (praia, campo, salão) e qual é o estilo de festa. Tudo para fazer os padrinhos já entrarem na sintonia do casamento.

manual-dos-padrinhos-individual

Foto: Divulgação/Giselle Branco

 

Identidade visual é tudo

Já que o manual dos padrinhos faz parte da papelaria de casamento, é importante que a peça siga a identidade visual escolhida para o convite e demais itens da papelaria. “Seguindo essa fórmula, os amigos poderão ter uma visão real de como será o estilo do casamento”, comenta Julia.

Deixando o design de lado, é importante ressaltar que o manual pode ser feito de duas formas. São elas: individual para cada convidado ou por casal, nesse caso, as informações de homens e mulheres ficam no mesmo guia.

Em relação ao formato, não existe um padrão. “O guia irá se adaptar ao tamanho do presente e até pode ser inserido como parte dele, na tampa da caixa, por exemplo”, aponta a especialista da Duo Amor. Porém, o formato mais pedido é o livreto, que tem o tamanho de 15 cm x 11 cm. O preço médio apenas do manual é R$ 20. É possível também pagar pelo combo com convite.

A entrega do manual dos padrinhos deve ser feita junto com o presente especial. Isso porque, neste período, nem sempre dá tempo de encontrar os amigos mais de uma vez. “É preciso ficar atento também com a antecedência. Os padrinhos precisam receber as informações com tempo suficiente para se preparar para o casamento”, orienta Julia.

manual-dos-padrinhos-na-cor-rosa

Foto: Divulgação/Duo Amor

 

Para quem não quer usar o manual dos padrinhos

Nada é obrigatório em um casamento. Sendo assim, é possível, sim, substituir o manual dos padrinhos. Um bom jeito é criar um grupo no WhatsApp com todos que vão estar no altar e passar as orientações por lá. Outra forma é organizar um encontro especial para falar sobre o assunto.

Giselle, entretanto, alerta que nem sempre o boca a boca pode ser a melhor opção. “Ao fazer vários apontamentos, alguém pode ficar ofendido. É que o ‘eu quero’ pode ser confundido com uma obrigação. O manual para padrinhos vem justamente com a proposta de diminuir essa possível hostilidade”, revela a especialista.

manual-dos-padrinhos-com-paleta-de-cores

Foto: Reprodução/Pinterest

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest 

</>

Fornecedores citados nesta matéria

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

2 comentários

  1. Avatar Carlos da Conceição Brito

    Super interessante e inovador para mim,que até então nunca tinha visto nada igual! Sem contar com a praticidade de quem tem problemas da questão tempo,e manter todos envolvidos com o tema,mesmo de longe ! Amo esse universo,Parabéns !

    • Oi, Carlos! Esse universo de casamentos é mesmo incrível, né?! Ficamos super felizes que esteja curtindo nossas matérias.
      Continue nos acompanhando, ok?

      Um abraço!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019